Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território

Há 10 formando profissionais de todas as áreas do conhecimento, com uma visão mais ampla sobre o saber humano e o seu campo de atuação, o Mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale (GIT), procura uma visão integradora das dinâmicas que recortam, organizam e significam o território, nas suas vertentes social, econômica, cultural e ambiental, todas marcadas por relações sociais e culturais.

Para ingressar no Mestrado Interdisciplinar é necessário ser graduado em qualquer área do conhecimento acadêmico. Requer, também, disposição para ir além dos conhecimentos de sua própria área e dialogar com as demais de modo frutífero dentro das linhas de pesquisa propostas.


Área de Concentração: Estudos Territoriais
Linha de pesquisa 01: Território, migrações e cultura.
Linha de pesquisa 02: Território, sociedade e saúde.


2 anos:: R$1.457,00 mês*



Inscreva-se!


Programa de Incentivo



1) 10% de desconto para ex-bolsistas de iniciação científica da UNIVALE.

2) 10% de desconto para servidores públicos da área da saúde ou da educação (municipal, estadual ou federal), com contrato vigente;

3) 10% de desconto para professor a rede privada, com contrato de trabalho vigente;

4) 10% de desconto para funcionários da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE/GV) e funcionários de empresas associadas à ACE/GV, observadas as regras específicas do convênio.

5) 10% de desconto para funcionários da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL /GV) e funcionários de empresas associadas à CDL/GV, observadas as regras específicas do convênio.

6) 25% de desconto para professores da Univale até o limite de dois beneficiários de acordo com a portaria FPF 002/2019.

7) 50% de desconto para funcionário técnico-administrativo – PTA da Univale até o limite de um beneficiário de acordo com a portaria FPF 002/2019.


Condições:

• A condição deverá ser documentalmente comprovada.

• No caso de servidor público deverá ser apresentada declaração do órgão a que estiver vinculado e último contracheque.

• No caso de professor da rede privada, deverá ser apresentada a carteira de trabalho e último contracheque, podendo ser solicitados outros documentos para comprovação.

• Ex-bolsista de iniciação científica deverá apresentar declaração que ateste essa condução, emitida pela coordenação do Mestrado GIT.

• O desconto é válido para pagamento até a data do vencimento.


* Todos os descontos previstos nesta política estão registrados Comunicação Interna FPF: 008/2019.

** Os descontos não são acumulativos

CORPO DOCENTE

Eliana Martins Marcolino, PhD
Bacharel em jornalismo pela FAESA. Mestrado e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Estágio de doutorado na Universidade de Havana em Cuba. Atuação no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território (GIT).
Eunice Maria Nazarethe Nonato, PhD
Bacharel em Direito e Pedagogia pela UNIVALE. Mestre em Educação. Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal. Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Direito e no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE.
Haruf Salmen Espindola, PhD
Possui graduação em História pela UFMG, mestrado em História Política pela Universidade de Brasília e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da UNIVALE, atuando no Curso de Direito e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território.
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, PhD
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola. Mestre em Ciências de la Educación pelo Instituto Enrique José Varona, Havana. Doutora em Educação pela UFMG e realizou estágio de pós-doutoramento em educação na UFS. É professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da UNIVALE.
Mauro Augusto dos Santos, PhD
Doutor em Demografia e graduado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia pela UFMG e pós-graduação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.
Patrícia Falco Genovez, PhD
Possui graduação em História pela UFJF, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense e pós-doutorado em Teoria e Metodologia da História pela UFMG. Atualmente é professor titular da UNIVALE.
Renata Bernardes Faria Campos, PhD
Possui graduação em Biologia, mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Ecologia e Educação.
Sueli Siqueira, PhD
Pós doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa - CIES-IUL. Doutorado e Mestrado em Sociologia e Política pela UFMG. É professora titular da UNIVALE.
Suely Maria Rodrigues, PhD
Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Governador Valadares - FOG, tem especialização em Dentística Restauradora e Avaliação Institucional pela UnB, Mestrado em Clínica Odontológica, Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela UFMG.
Thomas Werner Jeffré, PhD
Possui mestrado em Informatik da Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn e doutorado em Naturwissenschaften da Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn.
Alexandre Pimenta Batista Pereira, PhD
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Marileny Boechat Frauches, PhD
Graduada em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Governador Valadares. Especialização e Mestrado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UFJR. Doutorado em Odontologia pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP.
Maria Terezinha Bretas Vilarino, PhD
Socióloga com doutorado em História pela UFMG, 2015
Leonardo Oliveira Leão Silva, PhD
Possui graduação em Enfermagem/bacharelado pela UNIVALE. Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em Atenção Básica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce como Bolsista FAPEMIG.

Conheça a Univale

Com 50 anos de tradição no ensino superior, a Univale possui laboratórios e ambientes de convívio preparados para atender às demandas regionais da comunidade acadêmica que, aliados à qualificação do corpo docente, resultam em uma formação ética e de excelência.

A Instituição está instalada em dois campi com área total de mais de 45 mil m2. Em seus campi, oferece ambientes adequados às atividades, com muito verde e propício para integração da comunidade acadêmica. A Instituição oferece 24 cursos de graduação entre cursos presenciais e a distância, cursos técnicos, cursos de pós-graduação e mestrado, além de diversos cursos de educação continuada, com professores qualificados e atuantes no mercado de trabalho.

Parcerias

  • Google for Education
  • Biblioteca Pearson

Galeria de fotos

Campus Antônio Rodrigues Coelho(Campus II)
Campus Antônio Rodrigues Coelho(Campus II)
Campus Antônio Rodrigues Coelho(Campus II)
Centro Esportivo da Univale - CEU
Centro Esportivo da Univale - CEU
Centro Esportivo da Univale - CEU