PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu

Apresentação e História

Conheça mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT)

O curso de Mestrado Acadêmico em Gestão Integrado do Território (GIT/UNIVALE) tem como objetivo propiciar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, sobre múltiplos temas presentes nas realidades sociais, culturais, econômicas, sanitárias, políticas, tecnológicas, humanas e ambientais contemporâneas. Como essas dimensões são interligadas, o Mestrado Interdisciplinar se constitui com a área de concentração em “Estudos Territoriais” e se denomina Gestão Integrada do Território, pois sua proposta abre-se para essas múltiplas dimensões, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

O GIT possui duas linhas de pesquisa:
1) Território, Migrações e Cultura; 
2) Território, Sociedade e Saúde. 

Essas linhas se abrem para as seguintes temáticas: Ambiente; Educação; Desenvolvimento Territorial; Diretos; História, Patrimônio e Identidade Cultural; Migração; Políticas Públicas; Saúde-Doença; Vulnerabilidade e Violência. Essas temáticas são respostas às grandes questões que marcam a realidade local e regional e são, ao mesmo tempo, questões da contemporaneidade.

 

sede do mestrado em gestão integrada do território
No final do Mestrado o estudante apresenta o resultado de sua pesquisa (dissertação). O programa interdisciplinar possibilita ao estudante desenvolver um projeto a partir de sua área de interesse específica e conforme sua formação acadêmica e/ou profissional. Para conhecer as possibilidades temáticas para desenvolvimento da dissertação, veja o link "Área de Concentração e Linhas de Pesquisa".

O Mestrado Interdisciplinar é uma tendência da atualidade, pois prepara o estudante para enfrentar a complexidade dos problemas contemporâneos nas suas múltiplas dimensões: política, social, cultural, econômica, sanitária, de segurança pública, educacional, tecnológica, humana e ambiental. O Mestrado Interdisciplinar oferece oportunidade e pede ao estudante a disposição para inovar e, dessa forma, ir além dos conhecimentos da sua área de graduação, colocando-se na atitude para o diálogo com outras áreas de conhecimento, com colegas de outras formações e com os professores de múltiplas competências. Isso é fundamental para se adquirir uma visão mais ampla e inovadora, conquistando novas competências e habilidades que farão toda diferença no mercado de trabalho.
mestrado em gestão integrada do território

História do mestrado GIT

O início da trajetória que conduz ao GIT começa em 1992, com a realização do primeiro Ciclo de Estudos sobre Emigração de valadarenses para os EUA (I EMIGRA), feito pela UNIVALE. Neste mesmo ano, começaram os estudos sobre a região do Rio Doce, no contexto de Minas Gerais. Entre 1994 e 1997, o Projeto “Fontes para a História da Região do Vale do Rio Doce”, financiado pela FAPEMIG, permitiu a consolidação dos estudos regionais. Nesse período foram constituídos o Núcleo de História Regional (NHR) e o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER).
mestrado em gestão integrada do território
mestrado em gestão integrada do território
A linha de atuação do NHR concentrou-se em projetos de pesquisa de interesse para a questão regional do Rio Doce e para documentação e patrimônio cultural. O NEDER concentrou-se nos estudos sobre emigração. Entre 1994 e 2005, foram produzidos trabalhos sobre processo de ocupação, populações nativas, formas de exploração dos recursos naturais, formação histórica de Valadares, relações entre economia e ambiente, fenômeno migratório (estudos antropológicos, sociológicos e demográficos), entre outros. 
Em 2001, pela primeira vez, aparece o conceito de Território e de Gestão do Território no Fórum realizado pela UNIVALE e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Governador Valadares. A tese apresentada pelo NHR afirmava que a cidade, para ser compreendida e planejada, teria que levar em conta o seu meio rural, a questão regional e a dimensão política das desigualdades intrarregionais de Minas Gerais. 

Isso exigia uma abordagem territorial e um enfoque integrado da Gestão do Território. Neste ano, em função das discussões realizadas, foi apresentado ao CNPq (e aprovado recurso) para o Plano de Desenvolvimento Rural de Governador Valadares – Diagnóstico Socioeconômico e Zoneamento Ambiental, sob a coordenação de docente do NHR, resultado da parceria entre a UNIVALE (NHR e Curso de Agronomia), a Universidade Federal de Viçosa, a Prefeitura de Governador Valadares e a ONG Centro Agroecológico Tamanduá. Desse trabalho resultou, em 2002-2003, o Projeto de Agricultura Urbana, com apoio do IPES (Lima), PGU-ALC e do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (CIID-Canadá).

mestrado em gestão integrada do território
Na mesma linha, foi elaborado e aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o Estudo Propositivo da Base Econômica Territorial do Território do Médio Rio Doce – Minas Gerais, em 2005. Em 2002, foi criado o Centro de Documentação e Arquivo de Custódia, que recebeu toda a documentação da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Governador Valadares, do período entre 1938 e 1999. Em 2003, em apoio a ARDOCE – Associação dos Municípios do Médio Rio Doce, o NHR fez diversas palestras e participou de audiências públicas em defesa dos interesses da região, particularmente a campanha pela inclusão na nova SUDENE. No mesmo ano, participou ativamente da criação do Comitê da Bacia do Rio Doce.

Em 2005, o conceito de território e a concepção da gestão integrada do territorial ganharam importância, com a parceria do Departamento de Gestão do Território do Instituto Politécnico de Tomar (IPT/Portugal), por meio do Prof. Dr. Luiz Oosterbeek e Prof. Dr. Pierluigi Rosina. Com a colaboração do Prof. Oosterbeek, o NHR definiu a estratégia do Plano Diretor do Programa de Gestão Integrada do Território (PROGET).
mestrado em gestão integrada do território
Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down