A Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação (APPG) está vinculada à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e é o setor responsável pela Política de Pesquisa e pela Pós-graduação Stricto Sensu da UNIVALE. A APPG gerencia as ações relacionadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa institucionalizados, aos cursos de Mestrado, tanto em andamento quanto propostas em construção, aos Programas de Bolsas de Iniciação Científica, aos Grupos de Pesquisa institucionais, assim como coordena as atividades relacionadas à realização anual do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica.
A atividade de pesquisa se destina a promover a ampliação do conhecimento humano e/ou resolver problemas sociais, econômicos, culturais, tecnológicos, ambientais e de saúde, além de promover o conhecimento, valorização e desenvolvimento regional, considerando os interesses das comunidades locais.
Nesse sentido, a Univale tem como objetivo criar, ampliar e consolidar atividades de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional, em diferentes áreas do saber, visando à produção, aplicação e disseminação do conhecimento de maneira ética e sustentável; à geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico de reconhecida relevância; à criação das condições para a participação da Univale em empreendimentos com o setor público e privado, bem como as organizações não governamentais.
Um dos pilares da Universidade, a pesquisa é realizada com a finalidade de promover e desenvolver atividades direcionadas à produção de conhecimentos, numa perspectiva educativa de formação integral do discente e desenvolvimento do conhecimento.
Programas de Iniciação Científica
A Iniciação Científica (IC) é uma das formas de consolidar o princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. A participação do discente na IC também é importante no processo formativo necessário à educação científica contemporânea, contribuindo para mudanças de mentalidade tanto em discentes quanto em docentes, potencializando e ampliando a construção do conhecimento acadêmico.
Nesse sentido, A UNIVALE conta atualmente com três Programas de Iniciação Científica, a saber: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC UNIVALE), Programa de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica Institucional (PIBIC FAPEMIG) e Prestação de Serviço Voluntário, conforme demandas de projetos em andamento. Os editais são divulgados regularmente, promovendo a ampla possibilidade de participação do corpo discente nos processos de seleção para ingresso nos programas citados.
PIBIC UNIVALE:
Bolsas ofertadas anualmente pela Fundação Percival Farquhar/Univale, na forma de desconto de R$400,00 (quatrocentos reais) na mensalidade de curso de vínculo do(a) estudante selecionado para ingressar no Programa.
PIBIC FAPEMIG:
Bolsas concedidas anualmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), no valor de R$500,00 (quatrocentos reais).
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO:
Viabiliza a inserção do aluno com interesse pessoal e não financeiro em projetos de pesquisa. A recompensa se dá sob a forma de registro de horas de atividades complementares e enriquecimento do seu currículo acadêmico.
Editais:
Institucionalização de Projetos de Pesquisa
Saiba em quais situações um projeto de pesquisa pode ser oficialmente registrado na Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação – APPG
1- Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Edital Interno.
Regularmente a Universidade Vale do Rio Doce, por meio da Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação (APPG), abre editais destinados à docentes interessados em concorrer ao processo seletivo de projetos de pesquisa. Os editais são amplamente divulgados no site da instituição, promovendo a ampla possibilidade de participação do corpo docente. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão designada pela Reitoria/APPG, e os projetos aprovados são institucionalizados por meio da APPG/Conselho Universitário (CONSUNI).
2- Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Editais Externos.
Quando um docente tem um projeto, sob sua coordenação, aprovado em edital de algum órgão de fomento externo (FAPEMIG, CAPES, CNPq, entre outros) e que não concorreu ao edital regular da instituição, ele deve submeter o projeto para institucionalização por meio da APPG/CONSUNI.
3- Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Instituições externas/Órgãos de Fomento, com atuação de docente da Univale como colaborador.
Quando um docente da Univale é convidado a participar em projeto de pesquisa externo já registrado e aprovado em outra universidade/órgão de fomento e pleiteia destinação de horas para esta participação, ele deve submeter o projeto para institucionalização por meio da APPG/CONSUNI.
4- Institucionalização de Projetos de Pesquisa em casos especiais.
Quando um docente elabora e apresenta um projeto de pesquisa de grande relevância para a instituição e não foi possível submetê-lo dentro do prazo do edital interno regular.
Quando um docente, atendendo à solicitação da gestão superior, elabora um projeto de pesquisa para uma demanda específica e não é possível submetê-lo dentro do prazo do edital interno regular.
ATENÇÃO: Para mais informações, envie um e-mail para pesquisa@univale.br
Editais de Projetos de Pesquisa
A Universidade Vale do Rio Doce, por meio da Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abre regularmente Editais para inscrição de docentes interessados em concorrer ao processo seletivo de projetos de pesquisa.
O desenvolvimento de projetos de pesquisa na Univale tem por objetivos:
- Fortalecer a atividade de pesquisa realizada na Universidade, contribuindo para a produção de conhecimentos que possam ser divulgados nos diferentes meios científicos e tecnológicos;
- Estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
- Contribuir para diminuir as disparidades regionais na distribuição da competência científica no País.
- Executar estudos e pesquisas capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico, social, cultural, científico e tecnológico da região do Vale do Rio Doce.
- Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e difusão da cultura, desenvolvendo, desse modo, o entendimento do homem e do meio em que vive;
Assista aos Pitchs e saiba mais sobre as pesquisas desenvolvidas na Univale
- Avaliação in vitro do efeito citotóxico de derivados do ácido ursólico – Bolsista BIC Univale: Ariana Pinheiro Caldas
- Vivências maternas em torno da sífilis congênita: um estudo a partir da perspectiva territorial – Bolsista BIC Univale: Beatriz Alves de Pinho Bicalho
- Satisfação dos usuários com um serviço de saúde mental de um município do leste mineiro – Bolsista BIC Univale: Bruna Teixeira de Oliveira
- Libras, Surdez e Saúde Pública em Governador Valadares – Bolsista BIC Univale: Larissa Silva Teixeira
- Epidemiologia molecular de genes de resistência de isolados clínicos de hospitais de Governador Valadares – Bolsista BIC Univale: Maíra Lopes Sarmento
- Desenvolvimento de crianças pré-escolares em instituições de educação infantil: indicadores de atrasos e de fatores de
risco e proteção – Bolsista BIC Univale: Maria Luiza Massariol Gomes - Uso de inoculante contendo bactérias solubilizadoras do fósforo visando a redução do uso de agroquímicos no campo – Bolsista BIC Univale: Maria Olívia Zuccolotto Gomes Moreira
- Impacto da degradação ambiental sobre as formigas de áreas ciliares no Médio rio Doce – Bolsista BIC Univale: Nathália Carvalho Neto Freitas
- Corpo como território: representações sociais sobre a amputação – Bolsista BIC Univale: Thais Maria Freitas Pereira
- Avaliação de células tronco mesenquimais frente à exposição do Mycobacterium leprae – Bolsista BIC Univale: Vitor Oliveira Alves
- Epidemiologia molecular de genes de resistência de isolados clínicos de hospitais de Governador Valadares – Prestador de Serviço Voluntário: Gabriel Leonardo de Andrade Neto
- Direito dos Desastres e a legislação brasileira: um estudo interdisciplinar das visibilidades e invisibilidades jurídicas nos desastres socioambientais – Prestadora de Serviço Voluntário: Iesmy Elisa Gomes Mifarreg
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Ingrid Gabreil Grigorio
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Jennifer kathleen Carla Maria da Silva
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Kalyta Michaelly Silva Glória
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Lais Porto Agostinho
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Lorane Pereira Chargas
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Luana Kelby Carvalho de Andrade
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestador de Serviço Voluntário: Paulo Henrique de Paula Caldeira
- Ensino e serviço: a enfermagem “extendida” ao campo de práticas da Vigilância em Saúde de Governador Valadares – Prestadora de Serviço Voluntário: Rafaelle Teixeira de Oliveira
- Avaliação in vitro do efeito citotóxico de derivados do ácido ursólico – Prestador de Serviço Voluntário: Rodolfo Fernandes de Aredes
- Produção de blocos de solo-cimento com rejeitos de mineração após rompimento da barragem de Fundão – Professora coordenadora: Adriana de Oliveira Leite Coelho
- A relação com o saber e a escola: um estudo com jovens em situação de conflito escolar – Professora coordenadora: Eunice Maria Nazarethe Nonato
- Epidemiologia molecular de genes de resistência de isolados clínicos de hospitais de Governador Valadares – Professora coordenadora: Lívia Tavares Colombo
- Matas ciliares do médio Rio Doce: importância das formigas e da biomassa da serapilheira após impacto do rejeito de mineração – Professora coordenadora: Renata Bernardes Faria Campos
- Território, Migração e saúde. A circulação das doenças infecto-contagiosas e crônicas entre origem e destino. Leste de MG e EUA – Professora coordenadora: Sueli Siqueira
- Hipertensão Arterial Sistêmica: identificação, práticas comportamentais e representações sociais da doença. Professor coordenador: Leonardo Oliveira Leão e Silva
- A importância da busca ativa como estratégia de controle da hanseníase em áreas de alta prevalência – Professora responsável: Lorena Bruna Pereira de Oliveira
- Desafios da intervenção do Profissional de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – Professora coordenadora: Marileny Boechat Frauches Brandão
- Mesorregião do Vale do Rio Doce: a evolução demográfica e as suas correlações com a saúde – Professor coordenador: Mauro Augusto dos Santos
- Território da Mineração: Circunstâncias históricas, espaciais e socioterritoriais do desastre da Samarco/Vale/BHP, de 5 de novembro de 2015 – Professor coordenador: Haruf Salmen Espindola
- Padronização e avaliação da aplicabilidade da técnica LAMP para diagnóstico da Hanseníase – Professor responsável: Rafael Silva Gama
- Avaliação molecular e imunológica aplicada à esquistossomose na região de Governador Valadares – Professor coordenador: Thalisson Artur Ribeiro Gomides
- Relação com o saber e educação ambiental: uma pesquisa com estudantes em tempo integral – Professora coordenadora: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Grupos de pesquisa
Grupo de pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de investigação, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Tais grupos têm relevante papel no desenvolvimento da ciência e dos cursos de pós-graduação. Eles integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se em bases de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no país. O Diretório mantém uma base corrente, em que informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza censos bianuais, que são fotografias dessa base corrente.
As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística, e aos padrões de interação com o setor produtivo.
O Diretório é hoje capaz de descrever com precisão os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. Igualmente, é capaz de fornecer aos interessados uma grande e diversificada massa de informação sobre detalhes de quem realiza as atividades, como e onde se realizam, e sobre o quê pesquisam. Tem sido utilizado pela comunidade científica e tecnológica em geral e pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades.
Veja abaixo os grupos de pesquisa da Univale, registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e certificados pela APPG.
GRUPOS DE PESQUISA CERTIFICADOS PELA UNIVALE
Grupo 1: Empreendedorismo, inovação e desenvolvimento territorial
Líderes: profª. Rossana Cristina Ribeiro Morais e profª. Imirene Lodi dos Santos
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas, Administração
Contato do grupo: nuvem@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Ciência, empreendedorismo e inovação: desenvolver projetos de pesquisa que permeiem as seguintes temáticas: empreendedorismo e inovação; as diversas faces do empreendedorismo; ambiente universitário e empreendedorismo baseado no conhecimento; ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
Ecossistema de inovação local: desenvolver projetos de pesquisa que permeiem as seguintes temáticas: inovação e desenvolvimento; interações dos agentes locais em prol do desenvolvimento territorial; redes de colaboração; incubação e aceleração de empreendimentos; transferência de tecnologia.
Grupo 2: Migrações internacionais contemporâneas
Líder: profª. Sueli Siqueira
Área predominante: Ciências Humanas; Sociologia
Contato do grupo: sueli.siqueira@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Migração, Violência e Gênero: investigar as questões de gênero presentes nos movimentos de migrações internacionais.
A presença italiana no Brasil: e-imigração e exílio: estudar o movimento migratório de italianos para o Brasil, sua territorialização, impactos no território e o movimento de emigração dos descendentes para Europa e Estados Unidos.
Migração, educação e saúde: refletir sobre os impactos da migração na saúde física e mental dos emigrantes no destino e no retorno.
Migrações internacionais: problematizar o fenômeno da migração interna e /ou internacional, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, em suas diversas dimensões, destacando os aspectos econômicos, político, jurídico, educacional, social, de gênero e de saúde pública.
Grupo 3: Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos – NIESD
Líderes: profª. Renata Bernardes Faria Campos e profª. Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Área predominante: Ciências da Saúde; Saúde Coletiva
Contato do grupo: renata.campos@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Educação, ambiente e direitos: investigar questões atuais e iniciativas em prol da solução de problemas ambientais, como foco na qualidade de vida. A linha envolve estudos em ecologia básica aplicada à conservação e à educação ambiental. São objetos desta linha: padrões ecológicos, limites e possibilidades de ampliação da intervenção direta dos cidadãos e das cidadãs na busca de soluções e alternativas que permitam a convivência digna entre os seres humanos e destes com os demais seres vivos.
Educação, saúde e direitos: investigar sobre os processos, as práticas e os saberes, no campo da educação e da saúde, que envolvem crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas em espaços escolares e não escolares, Contempla como objeto de análise as políticas públicas, as vulnerabilidades, a inclusão e a diversidade considerando as diferenças étnicas, raciais, culturais, geracionais, religiosas, de classe, de gênero e territoriais.
Grupo 4: População, natureza e território
Líder: prof. Haruf Salmen Espindola
Área predominante: Ciências Humanas; História
Contato do grupo: haruf@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Cultura, ambiente e território: estudar as imbricações entre cultura, ambiente e território: fenômenos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização; redes sociais; regulação territorial; memória e narrativa; identidade; imaginação social; processos sociais e organização espacial; poder; sociabilidade; controle e fissuras sociais; ordenamento sanitário; saúde, doença e práticas de saúde; mudança social, modernização, ambiente e formação histórica do território; território, migração e história ambiental.
População, recurso e território: estudar os processos de modernização e industrialização; valorização do espaço e formação histórica do território; fronteira e zona pioneira; conflito agrário; população e ambiente; regulação territorial; saberes e técnicas; percepções e atribuição de significados; população, direito e território; fronteira, natureza e grandes investimentos de capital; território e vulnerabilidade; história ambiental; desastres socioambientais e bioculturais; desastre minerário, com ênfase no Vale do Rio Doce.
Território, cultura e sociedade: estudo a formação histórica do território e processo e dinâmicas territoriais, que abarcam os fenômenos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização; a relação entre território, cultura, economia e desenvolvimento territorial; estudos sobre territórios, territorialidades e multiterritorialidades, em suas diferentes abordagens; dimensões da aplicação da norma e das políticas públicas no território.
Grupo 5: Saúde, Indivíduo e Sociedade – SAIS
Líder: profª. Suely Maria Rodrigues
Área predominante: Ciências da Saúde; Saúde Coletiva
Contato do grupo: suely.rodrigues@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Políticas públicas, planejamento, gestão e modelos de atenção: análise e discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do sistema suplementar de saúde; Conceito e discussão de diferentes modelos de atenção à saúde, histórico dos modelos assistenciais no Brasil: epistemologia e filosofia dos modelos, contextos social, econômico, cultural e político de implantação e desenvolvimento do sistema de saúde; planejamento estratégico e sua aplicação na saúde, principais ferramentas do planejamento estratégico, estratégias para a construção permanente do planejamento.
Processo saúde-doença, determinantes sociais e as relações étnico-raciais: compreender e analisar criticamente a determinação social dos processos saúde-doença; o conceito de Determinantes Sociais da Saúde (DSS), as principais teorias que baseiam o modelo dos DSS, os caminhos e mecanismos através dos quais os DSS influenciam a saúde humana; abordagem de conceitos, princípios, teorias, aspectos legais e modelos de atenção das políticas de saúde das comunidades afro-brasileira e indígena; reflexão sobre as distintas realidades e contextos culturais.
Vigilância em Saúde e Avaliação de Serviços: compreensão da noção de Vigilância em Saúde, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; teoria, estrutura e organização, importância da análise sistemática da situação de saúde, principais áreas /componentes da vigilância (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, vigilância à saúde do trabalhador, vigilância nutricional), instrumentos de intervenção em vigilância no âmbito das ações e serviços do SUS; avaliação de serviços: concepções e tendências atuais.
Grupo 6: Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-Democracia-Direitos Humanos – ÓPERA
Líder:Prof. Dr. Rafael Barbosa Fialho Martins
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Contato do grupo: rafael.fialho@univale.br
LINHA DE PESQUISA:
Mídia, Comunicação e Direitos Humanos: observar e analisar os temas: a construção de sentidos sobre os direitos humanos na mídia regional. O fenômeno da midiatização como processo estruturante das dinâmicas sociais nos campos do Direito, da Justiça e das Humanidades. Produtos e processos comunicacionais numa perspectiva interdisciplinar para a observação da produção midiática sobre direitos humanos em recorte territorial. Desenvolver críticas de mídia como instrumento de monitoramento dos direitos humanos em perspectiva regional.
Grupo 7: Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tuberculose – NEPET
Líder: Professora Ms. Flávia Rodrigues Pereira
Área predominante: Ciências da Saúde, Saúde Coletiva
Contato do grupo: flavia.pereira@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Aspectos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos da Tuberculose: conhecer o cenário epidemiológico da TB, seja por caracterização dos casos notificados (aspectos clínicos e laboratoriais), sua distribuição nos territórios, fatores de risco e vulnerabilidades.
Educação em Saúde e Permanente em Tuberculose: formar pessoas (trabalhadores em saúde e/ou em formação) para atuação qualificada em TB, na perspectiva de fortalecimento do SUS através do cumprimento de seus princípios; interdisciplinaridade; educação popular em saúde e práticas de autocuidado (EDUCAÇÃO PERMANENTE). Integração com ensino, pesquisa e extensão na divulgação dos sinais e sintomas da doença em grupos populacionais diversos (EDUCAÇÃO EM SAÚDE).
História da Tuberculose: contextualizar as práticas vivenciadas pelos atores na implementação das ações de controle, pelos profissionais de saúde no processo de cuidado aos pacientes com TB; dos gestores do programa municipal e da própria vivência enquanto usuário do SUS durante o tratamento da doença; ao longo dos anos em Governador Valadares.
Grupo 8: Biotecnologia e Saúde – BIOTECSA
Líder: Prof. Dr. Rafael Silva Gama
Área predominante: Ciências Biológicas; Biotecnologia
Contato do grupo: rafael.gama@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Biotecnologia, bioprospecção e desenvolvimentos de produtos: avaliação microbiana do potencial de produção do ácido cítrico empregados na indústria. Síntese inorgânica para purificação de água.
Desenvolvimento e validação de fitoterápicos: avaliação de compostos para avaliar atividade anti-inflamatória e antitumoral.
Doenças endêmicas e negligenciadas: investigação imunológica e molecular da Hanseníase, Esquistossomose, Leishmaniose e outras doenças parasitárias ou infecciosas do Médio Rio Doce. Identificação bioquímica e molecular de microrganismos e avaliação de fatores de virulência, antifungigrama.
Grupo 9: Gestão de Conflitos, Direitos e Humanidades
Líder: Prof. Dr. Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Direito
Contato do grupo: bernardo.nogueira@univale.br
LINHAS DE PESQUISA:
Gestão de conflitos e humanidades: abriga pesquisas interdisciplinares que tenham como objetivo promover o conhecimento das diversas faces de compreensão dos conflitos e das conflitualidades em diálogos com as humanidades, entendendo os conflitos como inerentes às relações humanas e, portanto, assentes na necessidade de um olhar multifacetado para a construção de novos horizontes de tratativas e transformação dos mesmos.
Gestão de conflitos e direitos: trabalha as diversas relações dos conflitos, suas fundamentações, suas origens e suas tratativas em relação, tanto com a administração pública, como com os poderes instituídos, e visa perscrutar acerca dos novos conflitos e dos novos sujeitos advindos das virtualidades sociais.
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