PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu

Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD)

Linha de pesquisa: Educação, Saúde, Ambiente e Direito Território, Migração e Cultura

núcleo niesd GIT

Coordenadora: Profa Dra. Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
E-mail: maria.celeste@univale.br

O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2012 e tem como principal objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas aplicadas e projetos de extensão relacionado à educação, saúde, ambiente e direito. O NIESD busca, a partir dos seus eixos estruturantes, propor projetos de pesquisa, consutlorias, organização de eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados aos temas.

Ao longo dos anos, o núcleo conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG), com parcerias de diferentes cursos de graduação da UNIVALE, com a Secretaria Municipal de Educação e com a ONG Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAV). O NIESD estrutura, principalmente, os campos “Território da Violência” e “Território das Relações Sociedade-Ambiente”, com forte inserção das transversalidades que envolvem a formação histórica do território, a relação entre Estado, Território e Direito e, principalmente, Políticas Públicas. 

Os principais projetos em andamento do NIESD são:

  • Conversando com a Cidade: cartografia de territórios educativos em 03 bairros de Governador Valadares;
  • Desenvolvimento de Crianças Pré-Escolares em Instituições de Educação Infantil: indicadores de atrasos e de fatores de risco e proteção;
  • Juventude, Saúde e Acautelamento;
  • Periferia Central: um estudo sobre a mobilidade urbana e os aglomerados no morro do Carapina;
  • Relação com o Saber e a Educação Ambiental: uma pesquisa com estudantes em tempo integral;
  • Relação com o Saber e a Escola: um estudo com jovens em situação de conflito escolar;
  • Território e suas Inter-Relações: gênero, fatores geracionais e sociabilidades. 

Projeto Rede Solidária Natureza Viva

rede-solidaria-capa

No campo da extensão, o NIESD desenvolve o Projeto Rede Solidária Natureza Viva, de educação ambiental, que envolve a UNIVALE, as escolas públicas de Governador Valadares, a Associação de Catadores Natureza Viva (ASCANAVI) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF). As atividades e trabalhos executads dentro do Rede Solidária envolvendo professores, alunos e são articulados com o auxílio de outras parcerias, como o aglomerado de exclusão do Morro do Carapina e a Rede Municipal de Ensino.

Membros do NIESD

Coordenadora: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

Integrantes
● Fernanda Cristina de Paula
● Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
● Maria Terezinha Bretas Vilarino
● Alexandre Pimenta Batista Pereira

Galeria de fotos do NIESD

Conheça mais sobre os projetos de pesquisa (NIESD)

Campo temático: Educação
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O presente projeto do núcleo tem o objetivo de cartografar territórios educativos em três bairros da cidade de Governador Valadares. Esse município decidiu universalizar o tempo integral, no ano de 2009, a partir da divulgação nacional dos dados sobre vulnerabilidade e violência, no qual a cidade ocupou a segunda posição no ranking nacional de violência envolvendo adolescentes e jovens.

O projeto busca apreender, a partir do olhar dos estudantes, os territórios vividos e os territórios educativos nas diferentes dinâmicas: ambientais, educacionais, história, saúde, acessibilidade, comunicação, tecnologias, arte e cultura. Com o NIESD, já foram produzidos dois artigos e quatro trabalhos completos em evento internacional, mas destaca-se a inserção social e popularização da ciência, com a coletânea Conversas com o Rio Doce, além de três programas de TV. Será produzido fascículos (e-book) dos territórios vividos e educativos de cada um dos bairros.

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF; Fapemig
Coordenação: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Pesquisador(a):
Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Cristiane Mendes Netto
Maria Terezinha Bretas Vilarino
Leonardo Oliveira Leão Silva

Campo temático: Educação
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O presente projeto do NIESD se propõe analisar de forma integrada a evasão na EaD, com o objetivo de desenvolver um sistema que realize automaticamente as análises de interpretabilidade – indicando quais as principais características relacionadas à evasão nos cursos de graduação na EaD. O número de ingressante nesta modalidade ampliou e representa, pelo Censo da Educação Superior 2020, 53,4% do total em cursos de graduação no Brasil, conforme o INEP, em 2022.

Entretanto, quando se trata do total de alunos concluintes na EaD, tem-se uma maior taxa de evasão. Na metodologia utiliza a pesquisa bibliográfica, análise documental e o desenvolvimento de um protótipo de sistema que por meio de algoritmos de inteligência artificial realize análises de interpretabilidade e predição relacionadas à evasão nos cursos de graduação na EaD. A avaliação do sistema ocorrerá com estudo de caso realizado com dados da Universidade Vale do Rio Doce, que oferta cursos de graduação em EaD desde 2018.

Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para uma maior compreensão dos aspectos relacionados à evasão na EaD, assim como proporcionar uma solução tecnológica que possa auxiliar a implementação de ações estratégicas para melhoria da oferta de educação na modalidade EaD, bem como auxilie na implantação de estratégias para reduzir os índices de abandono do Ensino Superior. O projeto promove conhecimento sobre acesso e evasão e EaD, desenvolvendo a tecnologia com recursos inovadores para análise de dados. 

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Cristiane Mendes Netto
Pesquisador(a):
Maria Gabriela Parenti Bicalho

Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O NIESD desenvolve o presente projeto, investigando a influência das obras literárias estudadas nos currículos regulares do ensino médio, nas escolas públicas de tem no texto de Antônio Cândido, “O direito à literatura”, um de seus principais referenciais, tendo a discussão sobre a formação das pessoas e a literatura como direito humano fundamental. Traz como objetivo buscar respostas acerca do efetivo cumprimento daquilo que se chamou, junto de Antônio Cândido, de um direito humano à literatura.

Ele possui inserção social promovendo a democratização e popularização da ciência a partir de encontros dialogados, com discentes e docentes das escolas da rede pública parceiras do projeto, acerca das obras literárias adotadas e da formação literária, conversando diretamente com a inclusão e democracia do saber em face da construção de territorialidades e imaginários de estudantes da educação básica.

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Pesquisador: Franco Dani Araújo e Pinto

Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O núcleo busca analisar as questão das relações étnico-raciais, que têm ganhado espaço junto da sociedade, Universidade e poder público. Elas são marcadas, notadamente, por diversos tipos de discriminações que, ao fazerem parte da própria estrutura da sociedade, são fontes contínuas de desigualdade, racismo, preconceito, violência e injustiças. 

Atentando, portanto, ao contexto de discriminações e opressões interssecionais de raça e gênero, que atravessam o quadro de desigualdade de nossa sociedade, esta pesquisa envereda por dois caminhos (que se entrecruzam): por um lado, busca construir de uma abordagem interdisciplinar da questão da identidade étnico-racial e de gênero e, por outro, intenta identificar particularidades do território e territorialidades de Governador Valadares-MG e a interseccionalidade de raça e gênero no que tange vulnerabilidades e violências de mulheres negras e outras identidades de gênero.

Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Fernanda Cristina de Paula
Pesquisadoras:
Marileny Boechat F. Brandão
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

ÓPERA - Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-democracia-direitos humanos

Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O presente projeto do núcleo busca compreender de que forma a pauta dos Direitos Humanos tem sido abordada pelos veículos midiáticos das regiões: Regiões Geográficas Intermediárias de Governador Valadares. Espera-se desenvolver um observatório de crítica de mídia regional, cujo objetivo será o monitoramento e análise da produção midiática em um recorte territorialmente localizado, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre os campos do Direito e da Comunicação.

Nas sociedades democráticas contemporâneas, a mídia ocupa lugar central e estruturante dos mais variados processos sociais. Ou seja, o modo como nos orientamos em relação à realidade, nos organizamos no mundo e agimos uns com os outros passa, cada vez mais, por processos de conversação, representação e midiatização, os quais ocorrem cotidianamente entre sujeitos e suas interações mediadas por redes sociais e outros veículos midiáticos. Neste contexto, particularmente, nos chama atenção a abordagem dos direitos humanos: apesar de em tese poderem contar com o poder de difusão midiática para sua promoção e visibilidade, muitas vezes acabam sendo silenciados, distorcidos ou até mesmo violados pela própria mídia.

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Franco Dani Araújo e Pinto
Pesquisador: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira

Relação com o saber e a escola: estudos com jovens em situação de conflito escolar na capital e no interior mineiro

Campos temáticos: Educação, Vulnerabilidade e Violência
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde.
Início: 31/01/2022
Descrição: O projeto do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. O projeto estruturante fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença: a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais; b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando resiliências constitutivas de territorialidades.

Assim, o projeto estruturante se interessa pelas dimensões socioterritoriais relacionadas às temáticas dos direitos, educação, saúde-doença e das vulnerabilidades e violências. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais. Busca contribuir para a Gestão Integrada do Território, subsidiando atores e políticas públicas; e realizar a interlocução com a educação básica, movimentos sociais, comunidades e grupos tradicionais, da cidade e do campo, por meio da produção do conhecimento e ações extensionistas.

É uma cooperação estratégica, considerando que Governador Valadares, segundo dados do atlas da violência 2019, é palco de violência extrema envolvendo a juventude. No esforço para compreender esse território da violência que afeta principalmente a juventude do Município de Governador Valadares/MG, a cooperação do Observatório de Juventude da UFMG é fundamental. 

Apoio financeiro: Fapemig, UNIVALE/ FPF
Coordenação: Maria Gabriela Parenti Bicalho
Pesquisadora: Lissandra Lopes Coelho Rocha

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down