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Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER)

Linha de pesquisa: Território, Migração e Cultura

página mestrado Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER)

Coordenadora: Profa. Dra. Sueli Siqueira
E-mail: sueli.siqueira@univale.br

Criado em 1993, o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER) é responsável pela investigação que se estrutura no campo Território da Migração, do Trabalho e do Desenvolvimento, além dos fenômenos de mobilidade populacional, da violência urbana/rural e das relações de desenvolvimento local. Ao logo dos anos, o grupo recebeu apoio financeiro de diversas fontes de fomento, públicas e privadas, como FAPEMIG, CAPES, CNPq, para a realização de projetos de pesquisa, atividades de extensão e de ensino.

O principal eixo de pesquisa envolve diferentes questões de dimensões históricas do território, como o Estado e a regulação social e territorial, as políticas públicas, as relações internacionais, a cultura e as identidades territoriais. Além disso, as imbricações do desenvolvimento local com o capital cultural, social e do tecido institucional também são de grande importância para as pesquisas. Recentemente, são estudadas as relação entre migração e doença, com projetos que tratam da relação entre território, migração e saúde.

O NEDER é uma referência nacional e internacional nos estudos da emigração de brasileiros, apoiando pesquisadores de diversas instituições nacionais e estrangeiras que realizam trabalhos de campo em Governador Valadares e região. Além disso, ele também presta apoio a diferentes órgão da imprensa nacional e estrangeira cujas pautas são voltadas para o fenômeno migratório.

Composto por engressos do GIT, mestrandos bolsistas de iniciação científica e professores das áreas da Socioloia, Demogragia, Direito, História, Medicina, Educação, Engenharia e Agronomia, o NEDER firma parcerias nacionais e internacionais com: 

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas;
  • CEDEPLAR/Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC;
  • Fundação Getúlio Vargas – FGV;
  • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL);
  • Maurício Gastón Institute for Latino Community Development and Public Policy – University of Massachusetts Boston. 

Membros do NEDER

Coordenadora: Sueli Siqueira

Docentes internos
● Alexandre Pimenta Batista Pereira
● Franco Dani
● Gláucia de Oliveira Assis
● Mauro Augusto dos Santos
● Sandra Nicoli
● Sueli Siqueira

Docentes externos
● Devani Tomaz Domingues (UFJF-GV)
● Adélia Verônica Silva (Universidade de Lisboa – IGOT)
● Margarida Aparecida de Oliveira (UFJF-GV)
● Duval Fernandes (PUC-MG)

Discentes
● Thiago Cardoso de Castro (Orientadora: Sueli Siqueira)
● Márcio José de Freitas Pitol (Orientadora: Sueli Siqueira)
● Leonardo Nominato (Orientadora: Sueli Siqueira)
● Nardélia Franco de Andrade Peixoto (Orientadora: Sueli Siqueira)

Bolsistas Graduação 2023
● Clarissa Bruna Araújo Costa (Psicologia. Orientadora: Sueli Siqueira)
● Vinicius Lucas Sibtil (Psicologia. Orientadora: Sueli Siqueira)
● Marcos Furtado (Direito. Orientador: Franco Dani)
● Isadora Luísa de Oliveira Alves (Psicologia. Orientadora: Gláucia de Oliveira Assis)

Conheça mais sobre os projetos de pesquisa (NEDER)

Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 20/04/2022
Descrição: O presente projeto busca compreender as trajetórias de famílias migrantes, evidenciando as transformações nas relações familiares de gênero e seus projetos migratórios familiares nos processos de inserção na sociedade alemã. Além da Alemanha, serão examinado Portugal e Itália. São colocadas diversas questões sobre reconstrução das identidades, inclusive a constituição de famílias transnacionais. O objetivo é compreender como se constroem os laços transnacionais e de que maneira impactam nos arranjos familiares, enfocando nas trajetórias educacionais das mulheres e seus filhos. O eixo do estudo está centrado na Alemanha, com objetivo de identificar como esse país emerge como destino, principalmente para as mulheres, comparando-se aos dados com Portugal e Itália. Para tanto, identificamos as estratégias migratórias das famílias com foco nas diferenças de gênero, raça e classe.

O trabalho de campo recorrerá a uma etnografia multisituada que contará com pesquisadores em Portugal, Itália e Alemanha, com as entrevistas nos locais de destino e nos locais de origem no Brasil. Participam do projeto a Dra. Bruna Rocha (Psicologia/Univale), Dr. Francisco Canella (UDESC), Dr. Luis Beneduzzi (Universidade de Veneza), Maria Catarina Zanini (UFSM); Maria Lucinda Fonseca (IGOT/Univ. Lisboa), Adélia Veronica da Silva (pós-doc. IGOT/GIT, com bolsa da Marie Skłodowska-Curie Actions), fortalecendo parcerias nacionais e a internacionalização. O projeto expressa inserção social, contribuindo para políticas públicas na sociedade de origem e melhor compreensão e acolhimento das famílias emigrantes. Está previsto promover a educação e a popularização da ciência, com oficinas e cartilhas destinadas a educação básica. Conta com discentes do GIT e dois bolsistas Iniciação Científica ( Psicologia e Pedagogia)

Apoio financeiro: Univale/ FPF/CNPq
Coordenação: Gláucia de Oliveira Assis
Pesquisador(a):
Sueli Siqueira - UNIVALE
Franco Dani Araujo e Pinto – UNIVALE

Famílias transnacionais: gênero e educação

Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 31/01/2022
Descrição:
O presente estudo busca compreender, numa perspectiva interdisciplinar, a mobilidade humana no território e as novas configurações da família no que tange aos cuidados com a saúde, relações econômicas, circulação de afetos e comunicação. Se nos anos de 1980 o foco era os EUA, nas décadas seguintes se diversificam os destinos e os perfis dos migrantes, bem como as motivações e projetos. A Alemanha é novo destino, com a motivação educacional. Em que medida essa motivação influencia as decisões de migração? A mobilidade de estudantes foi acompanhada da decisão de migração em família? Elas dependem de redes sociais e familiares transnacionais específicas de gênero? A metodologia baseia-se na análise de conteúdo das informações obtidas nos relatos orais. Participam maiores de 18 anos, que migraram para estudar ou descobriram essa possibilidade posteriormente. Esses deverão estar inseridos no sistema educacional por pelo menos dois anos; serão incluídas mães cujos filhos frequentam o sistema educacional alemão.

O projeto insere-se na pesquisa sobre “famílias transnacionais, gênero e educação”, cooperação com a Universidade de Hamburgo, coordenada pela Dra. Sara Furtenau; participação do Dr. Javier Carnicer (Universidade de Münster); parceria nacional da UDESC. Aprovado na Edital CAPES DAAD/PROBAL, conta com recursos para coleta de dados na Alemanha e reuniões de trabalho na Universidade de Hamburgo. O projeto tem a participação da Dra. Bruna Rocha (Psicologia/Univale). Tem inserção na graduação com participação de quatro alunos da Psicologia e dois da Medicina; conta com egresso e mestrando do Programa. O projeto expressa inserção social e se desdobra na educação básica, com atividades realizadas em escolas da rede pública, além de ações de educação e popularização da ciência.

Apoio financeiro: Univale/FPF/ CAPES DAAD/PROBAL
Coordenação: Sueli Siqueira
Pesquisador(a):
Gláucia de Oliveira Assis
Patrícia Falco Genovez

Inserção do migrante da região geográfica intermediária (RGIM-GV) no mercado de trabalho no destino e na origem, ao retornar. Mudanças e permanências.

Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 31/01/2022
Descrição:
Nos anos de 1980 o Brasil que historicamente era reconhecido como um país receptor de migrantes torna-se um ponto de partida, ou seja, um país de emigração. Governador Valadares, cidade da Região Leste do Estado de Minas Gerais foi o primeiro ponto de partida destes emigrantes, inicialmente para os Estados Unidos e posteriormente para outros destinos. O fluxo teve início nos anos de 1960 – tendo sido desencadeado por vários fatores históricos – e, ao longo dos anos de 1970 e 1980, as redes migratórias e os mecanismos facilitadores da emigração foram se consolidando, o que culminou com um fluxo migratório que se acentuou na segunda metade da década de 1980, e permanece contínuo até os dias atuais, com aumento ou redução em função do desempenho da economia na origem e no destino, bem como pelo efeito de políticas migratórias.

Este estudo tem como objetivo compreender quais são as permanências e as mudanças em relação a inserção do emigrante internacional da região geográfica intermediária (RGIm-GV) no mercado de trabalho no destino e na origem, considerando o seu retorno. Compreender este aspecto da intrínseca relação entre o território e as suas territorialidades no que diz respeito à cultura da migração destacará os impactos desta mobilidade na região estudada. Foram selecionadas 10 cidades com maior percentual migratório da RGIm-GV e para coleta de dados será utilizado a entrevista formal aplicada a 260 participantes do estudo. Os dados serão tratados estatisticamente e analisados a partir das teorias da migração. Conta com a parceria da Margarida Aparecida de Oliveira (UFJF-GV); Dr.ª Devani Tomaz Domingues (UFJF-GV).

Apoio financeiro: Univale/FPF
Coordenação: Sueli Siqueira
Pesquisador:
Alexandre P. Batista Pereira
Mauro Augusto dos Santos

Galeria de fotos do NEDER

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Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
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