gerações e as tecnologias e a educação

Tecnologia e educação: entenda como se dá esse processo com o passar das gerações

12 outubro, 2022

A professora Eliene Nery, do curso de Psicologia da UNIVALE, explica sobre as principais mudanças que ocorrem na transição entre diferentes gerações

Por: Natalia Lima Amaral

As pesquisas e o dia a dia das pessoas mostram como as diversas gerações lidam com o avanço da tecnologia e a era digital. A mudança social estabelecida a partir das novas mídias, modos de comunicação, de acúmulo e transmissão de informações transformou radicalmente o modo de conviver, relacionar e trocar experiências.

E todas essas vivências influenciam nos costumes e nos valores das famílias, que permanecem, tornando-os mais flexíveis. Eliene Nery, professora do curso de Psicologia da UNIVALE, explicou com detalhes sobre como se dá esse processo através das gerações. A professora conta que coisas simples, como a mudança do telefone fixo para os smartphones, ilustram esse fenômeno.

Em relação aos modos de vida, podemos afirmar que a educação está crescendo cada vez mais, embora o modelo formal das escolas ainda permaneça. “Ampliamos nossa forma de aprender com a socialização, com a internet, com filmes e podcasts. E todas essas mudanças influenciam nos filhos de maneira radical”. Eliene também comenta que o amadurecimento das crianças através das gerações se dá a partir do seu desenvolvimento e crescimento natural, com a participação em grupos com colegas, e adultos que fazem parte de sua rotina, como os vizinhos.

gerações professora eliene nery fala sobre o tema
Professora Eliene Nery, do curso de Psicologia da UNIVALE — Imagem: arquivo pessoal

O lembrete que fazemos com os pais é que a tecnologia é um dispositivo muito importante hoje, para o acesso à educação e o aprendizado das crianças. Mas ele não deve estar como item majoritário na rotina da criança. A vivência pessoal do brincar, correr e passear nos ambientes com verde é construtiva e responsável pelo desenvolvimento de habilidades sociais em geral”, explica a professora. Eliene afirma também que, com o passar do tempo, as pessoas têm acesso a novas adaptações no modo de criar os filhos.

Atualmente é muito comum as crianças estudarem em escolas de tempo integral, uma vez que os pais precisam trabalhar o dia inteiro. Portanto, a busca pelo equilíbrio é de extrema importância para o crescimento saudável de toda geração.

O que muda entre as gerações?

Uma pesquisa da Nielsen sobre Estilos de Vida das Gerações mostra que apesar das diferenças, certas características nos aproximam, independentemente da idade. Um exemplo disso é a chamada Geração C, que inclui membros de todas as idades e que possuem características que as aproximam de certa forma. Com o meio digital, vemos diversos idosos que estão aderindo aos eletrônicos e serviços on-line, assim como alguns jovens acabam por adotarem valores tidos como tradicionais. O profissional da psicologia, por sua vez, tem um currículo preparado na graduação para lidar com essa diversidade entre as gerações, ajudando pessoas com modos de vida e de pensar diferentes.

Nós sempre temos um tripé na nossa formação, que é o estudo teórico, nossa prática e vivência nas terapias e análises pessoais e no estudo. Buscamos capacitação em eventos, supervisões e discussões para atender o mundo em transformação. Podemos pensar que criança é sempre criança e tudo isso faz parte do seu processo de amadurecimento”, conclui.

Confira outras ações do curso de Psicologia

• Preparação para Jornada Acadêmica de Psicologia discute saúde mental na pandemia;
  • Psicologia debate vulnerabilidade e gestão em saúde mental;
  • Calouros de Psicologia conhecem o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UNIVALE;
  • Turma do 5º período de Psicologia visita clínica especializada em Neurofeedback em Valadares;
  • Alunos de Psicologia da UNIVALE realizam atendimentos a vítimas de violência doméstica;
  • Cursos de Psicologia e Publicidade realizam mostra fotográfica virtual;
  • Seminário Integrador do curso de Psicologia é realizado na UNIVALE;
  • Curso de Psicologia realiza o “Workshop Psicodrama”.

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91