Palestra do evento preparatório para IV Jornada Acadêmica de Psicologia

Preparação para Jornada Acadêmica de Psicologia discute saúde mental na pandemia

15 setembro, 2022

O cuidado com a saúde mental durante a pandemia da Covid-19 foi o centro das discussões na Univale na quarta-feira (14), durante o evento preparatório para a IV Jornada Acadêmica de Psicologia. Conforme o coordenador do curso, professor Omar Ferreira, a Jornada será em maio de 2023, e a luta antimanicomial será o principal tema em debate.

A abertura do evento preparatório para a Jornada Acadêmica de Psicologia, pela manhã, foi com uma série de palestras. A primeira, “Caracterizando a pandemia da Covid-19 como uma situação de emergência”, ficou a cargo da professora Tandrécia Cristina de Oliveira. Em seguida, a discussão “Como a pandemia impactou nossa saúde mental?” foi mediada pela professora Ana Clara Aubin.

Ainda pela manhã, o debate “Atuação da psicóloga nas políticas de saúde mental durante a pandemia”, foi conduzido pela professora Priscilla Coelho. Encerrando a primeira parte do evento, a professora Líbia Monteiro Martins falou sobre “Psicoterapia por videoconferência: um caminho sem volta”.

Jornada Acadêmica e desafios da Psicologia

À tarde, o tema “Atuação da psicologia hospitalar em situações de emergência” foi discutido após exibição de episódio do seriado “Sob Pressão”, com comentários e mediação da professora Karen Mendes Graner. Ao frisar que a pandemia elevou a demanda por atendimentos psicológicos, a professora afirma que os debates desta quarta-feira ajudarão os estudantes na preparação para os desafios da carreira na Psicologia.

Professora Karen Mendes Graner, durante o evento preparatório para a IV Jornada Acadêmica de Psicologia

“Nós ainda estamos vivendo as sequelas e consequências da Covid-19 e ainda não saímos efetivamente da pandemia. Estamos em uma situação muito mais confortável e nos relacionamos mais livremente, nossa liberdade já não está mais tão cerceada. Mas tivemos dois anos de restrições e estamos cada vez mais recebendo demandas que se relacionam com essas sequelas. Crianças, adolescentes, idosos e adultos sentiram muito, e considero que a gente está em uma fase de adaptação. E outros desafios semelhantes estão aparecendo”, observou Karen.

As discussões da manhã e tarde aconteceram no Auditório A, e o evento preparatório para a Jornada Acadêmica de Psicologia foi encerrado à noite, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, com a palestra “A ausência dos rituais de despedida e o impacto no luto por Covid-19”, ministrada pela psicóloga Áquila Farias.