Turma do 5º período de Psicologia visita clínica especializada em Neurofeedback em Valadares

08 fevereiro, 2022

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar visita técnica e conhecer de perto os aparelhos e softwares utilizados no tratamento de neurofeedback

Por: Natalia Lima Amaral

O neurofeedback é um tratamento focado na melhora do funcionamento cerebral, estimulando as habilidades naturais do cérebro por meio de sensores que captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo codificados e processados por um software especializado. Os alunos do 5º período de Psicologia da UNIVALE realizaram uma visita técnica no Centro Especializado em Saúde Mental Dra. Carine Jacarandá, para conhecer os aparelhos utilizados em casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), depressão e ansiedade.

visita-tecnica-neurofeedback-capa1
Imagem: cedida por Anyedja Caroline Ribas Maurício

Segundo Adelice Bicalho, professora do curso de Psicologia e idealizadora do projeto, aprender sobre neurofeedback é importante para reconhecer modalidades não invasivas e que produzem melhoras significativas em quadros clínicos, aumentando a performance e o bem-estar dos pacientes.

A aluna Anyedja Caroline Ribas Maurício, atualmente no 6º período do curso, participou da visita técnica e conheceu de perto o software responsável pelo neurofeedback. Para ela, ver o funcionamento desse tratamento na prática foi uma experiência única e que acrescentou na sua formação.

visita-tecnica-neurofeedback-aluna
A aluna Anyedja participando do experimento com o aparelho de neurofeedback — Imagem: cedida por Anyedja Caroline Ribas Maurício

“Não tinha noção que, através de neuroestimulação, é possível treinar determinadas regiões do cérebro responsáveis por emoções como concentração, memória, atenção, dentre outras. Na clínica que realizamos a visita técnica, colocaram eletrodos na minha cabeça e pude ver as regiões do meu cérebro que eram estimuladas. E, tendo em vista que a Psicologia cresce cada dia mais como um campo da ciência, a visita me fez conhecer um mecanismo tecnológico que pode auxiliar no tratamento de vários diagnósticos, como TDAH, depressão, melhora de performance cognitiva, dentre outras coisas que podem ser exploradas com o neurofeedback. Talvez seja uma possibilidade de, mais pra frente, eu fazer  um aperfeiçoamento e aplicar nos meus futuros pacientes”.