Psicologia debate vulnerabilidade e gestão em saúde mental

O Seminário Integrador do curso de Psicologia discutiu a vulnerabilidade e gestão em saúde mental tendo como território a região de Valadares

Construindo panoramas além das teorias aprendidas em sala de aula e agregando conhecimento aos futuros psicólogos sobre a realidade regional que cerca Governador Valadares-MG,o curso de Psicologia da Univale realizou nesta segunda-feira, 25 de abril, a edição 2022/1 do Seminário Integrador, tendo como debate a vulnerabilidade e gestão em saúde mental.

Para o palestrante, doutor e professor de mestrado, Mauro Augusto, “entre as pautas abordadas para entender o cenário do tema na região, está a questão geográfica dos municípios vizinhos de Valadares, considerando os indicadores de vulnerabilidade, segurança, saneamento básico e outros pontos importantes para a qualidade de vida humana.” O especialista em população ressalta ainda que o fluxo migratório também faz parte da discussão para compreender os efeitos da vulnerabilidade na sociedade regional.

Oportunidades de discussões como essa trazem para os alunos mais contato com a prática profissional que os espera, como pontua Marle Ferrari Júnior, estudante do 7º período de Psicologia: “quando a gente está em sala, ficamos em um mundo particular, específico, sem muito conhecimento da realidade, especialmente dos municípios menores que Valadares. Então, sem dúvidas, debater a vulnerabilidade e gestão em saúde mental nos ajuda a ter noção da temática.” 

Elevando a prática e experiência de soluções para as regiões que vivem a vulnerabilidade, os alunos foram desafiados a identificar os problemas sociais em regiões específicas e apresentar propostas de intervenções. Divididos em grupos, os estudantes criaram possíveis projetos para melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis. 

Seminário integrador de Psicologia
Os alunos foram divididos em dez grupos e cada um apresentou as problemáticas de uma região e soluções a partir de projetos de intervenção. Imagem: Ascorg

Para a professora e organizadora do Seminário, Adriana Portugal, com a dinâmica do encontro, “os alunos conseguem aplicar a psicologia em um sentido macro, compreendendo as questões sociais, políticas, econômicas, entre outros desafios impostos pelo dia a dia com grupos vulneráveis”. 

Seminário integrador de Psicologia
Esta é também uma oportunidade de interação social e networking entre os alunos. Imagem: Ascorg
Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support