Enem ou vestibular: que tipo de processo seletivo escolher?

15 junho, 2020

Se você quer entrar na faculdade, já deve ter pensado sobre os processos seletivos que terá que prestar, como Enem ou vestibular tradicional. Em tese, as seleções seguem as mesmas premissas, mas elas podem ser bem diferentes em grau de dificuldade, dependendo do curso ou da faculdade que você escolher.

O que acontece é que alguns cursos podem ser menos ou mais concorridos. Quanto maior a concorrência, maior a nota de corte e, consequentemente, maior o número de questões que o candidato precisa acertar para ser aprovado. É por isso que muitos vestibulandos preferem investir apenas no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, e depois usar a nota para aplicar em diferentes oportunidades e programas.

Mas, afinal, qual será a melhor opção? Vale mais apena fazer Enem ou vestibular tradicional? Vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Enem ou vestibular?

Primeiramente, é preciso dizer que essa questão não tem uma resposta única. É aquela coisa: tudo depende do contexto, e essa decisão depende das suas intenções. Afinal, se a faculdade dos seus sonhos não faz seleção pela nota do Enem, é claro que você terá que fazer o vestibular se quiser mesmo entrar nela.

Portanto, aqui vai a primeira dica: entre no site da faculdade e pesquise sobre as formas de ingresso. Agora sim, vamos às questões que vão ajudar você a fazer a melhor escolha!

É possível me preparar para o Enem e o vestibular ao mesmo tempo?

Sim. Apesar de serem tipos diferentes de prova, tanto o Enem quanto o vestibular vão cobrar os conteúdos que você estudou no ensino médio. Se estiver com tempo e não souber exatamente onde vai se inscrever, vale sim a pena se esforçar um pouco mais e fazer as duas provas (ou mais, já que cada faculdade para a qual você se inscrever terá um vestibular).

Minha nota do Enem foi ruim. Uso assim mesmo, ou faço outra prova?

Se você tem certeza de que sua nota não será o suficiente para entrar no curso que quer, a melhor opção é já correr atrás do vestibular. No entanto, é comum que você pense que sua nota não foi tão boa quanto deveria, só porque você tirou menos do que tinha imaginado ser capaz.

Se for esse o caso, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a nota de corte do curso em que quer entrar. As notas de corte variam de semestre para semestre, porque dependem dos candidatos inscritos. Porém, olhando as notas dos dois ou três últimos anos você consegue ter uma boa noção da média de corte e saber se a sua nota está perto, ou longe dela.

enem ou vestibular

Nunca fiz vestibular. Será que consigo passar de primeira?

Sim, muitas pessoas passam no vestibular logo na primeira tentativa. Isso vai depender da sua preparação, do nível de dificuldade da prova, dentre outros fatores. Entretanto, é importante lembrar que sempre vão existir novas oportunidades. Se não conseguir a sua vaga agora, você pode tentar novamente no semestre seguinte. O importante mesmo é não desistir!

Quanto custam o Enem e o vestibular?

O Enem tem uma taxa que costuma variar um pouco todos os anos. Em 2020 o valor foi de R$ 85,00. No entanto, é possível conseguir isenção da tarifa caso você se enquadre em um dos critérios, como estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal ou comprovar que tem renda per capita menor que um salário mínimo e meio.

No caso do vestibular, a taxa vai variar de acordo com a faculdade e até mesmo com o curso que você escolher. Existem provas que têm tarifas simbólicas, em torno dos R$ 20,00, mas também existem aquelas que exigem um investimento maior. Existem, ainda, os vestibulares gratuitos, nos quais qualquer candidato pode se inscrever sem pagar nada.

Como funciona o vestibular?

Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher entre Enem ou vestibular, que tal saber um pouco mais sobre o processo seletivo específico das universidades? Confira nosso post com tudo o que você precisa saber sobre o vestibular!

Outros conteúdos que você vai curtir: