Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular

Você decidiu que este é o ano de começar a faculdade, mas, e agora? O que fazer para começar a transformar esse sonho em realidade? O primeiro passo é ingressar no ensino superior, e para isso você precisará passar por um processo seletivo. Mas, afinal, como funciona o vestibular?

Calma, não há motivo para nervosismo. Apesar de ser muito temido, o vestibular não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, você se preparou a vida inteira para chegar nessa fase, e tudo o que aprendeu durante os anos na escola certamente será muito útil agora.

O famoso vestibular não é nada mais do que uma prova que irá testar seus conhecimentos dentro do que está previsto no conteúdo do ensino médio. É só ficar atento ao edital e às normas do processo seletivo, e você com certeza vai tirar de letra! Quer saber mais sobre como funciona o vestibular? É só continuar a leitura!

Saiba como funciona o vestibular

Confira o passo a passo para participar de um processo seletivo e entrar na faculdade!

1º passo: leitura do edital

Surpreso? Pois é, o primeiro passo não é a inscrição. Antes de preencher seus dados, é importante que você leia o edital do processo seletivo, que é um documento que reúne todas as informações sobre aquele vestibular. Lá você vai encontrar desde as datas de prova até o conteúdo que será cobrado e a forma de avaliação.

O edital normalmente fica disponível em uma central de arquivos, no site da instituição, e também na página específica daquele vestibular. Se não encontrar, você pode entrar em contato e solicitar por e-mail ou Whatsapp. Para se sair bem, nada melhor do que saber o máximo possível sobre os detalhes do processo de seleção!

como funciona o vestibular: leia o edital
Leia o edital com atenção, e marque aquilo que considerar importante

2º passo: inscrição

Agora sim, depois de ler atentamente o edital, é hora de fazer sua inscrição. Você terá que preencher algumas informações como nome completo e contatos pessoais. Além disso, também é nesse momento que você escolhe os cursos aos quais irá se candidatar.

Em alguns casos, é possível prestar de uma só vez para mais de um curso. Em outros, caso queira concorrer a duas graduações diferentes, você terá que fazer duas provas (e duas inscrições).

Preencha todas as informações com muita atenção, e leia tudo novamente antes de enviar.

3º passo: confirmação

Depois que faz sua inscrição, você normalmente recebe uma confirmação no e-mail que foi cadastrado. Caso o vestibular seja gratuito, já está tudo pronto e é só aguardar o dia da prova. Caso contrário, você terá que pagar a taxa de inscrição e só assim sua candidatura estará confirmada.

4º passo: antes da prova

Agora que já está inscrito, é só aguardar o dia da prova. Enquanto espera, não custa nada garantir que tudo está preparado, não é mesmo? Se você vai fazer o vestibular presencial, confira:

• os documentos que precisa levar;
  • materiais que irá precisar para fazer a prova;
  • local e horário de prova;
  • e o tempo de deslocamento para chegar até lá.

Caso vá fazer o vestibular on-line, você precisa conferir quais são as regras de acesso e por onde receberá o link da prova. Também é importante garantir que terá uma boa conexão de internet e já pensar em um local silencioso onde poderá se concentrar.

como funciona o vestibular: se prepare antes da prova
Se for fazer uma prova on-line, verifique sua conexão e o funcionamento correto do esquipamento que irá usar

5º passo: o dia da prova

Seja presencialmente ou on-line, você não pode descuidar da pontualidade. Se prepare para chegar mais cedo no local de prova e entrar tranquilamente, ou, caso esteja inscrito para um teste virtual, faça a tarefa o quanto antes. Deixar para a última hora pode não ser uma boa escolha, e você certamente não quer que nenhum imprevisto atrapalhe seu desempenho.

6º passo: aguardando o resultado

Agora a parte mais difícil já passou, e você só precisa aguardar o resultado. Fique atento ao e-mail e ao telefone que foram cadastrados na sua inscrição. Caso não receba a resposta no prazo estipulado no edital, entre imediatamente em contato com a instituição. Depois que sua aprovação chegar, é só fazer a matrícula!

Vestibular on-line e gratuito

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o vestibular, que tal aproveitar a chance de se inscrever? O vestibular 2020/2 da Univale é on-line e gratuito, faça já a sua inscrição!