Enem digital

Enem digital e impresso: qual a diferença entre as duas provas?

24 setembro, 2020

Desde o ano 1998, o Ministério da Educação (MEC) adotou uma prova única para avaliar o desempenho dos alunos no final do ensino médio em todo o país. Desde então, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem passando por diversas mudanças e, atualmente, é a maior porta de entrada para universidades em todo o Brasil, seja na educação pública ou privada.

Para a próxima edição, prevista para janeiro de 2021, o Enem terá pela primeira vez em sua história a prova digital. O exame feito por computadores faz parte de um experimento piloto, restrito a alguns municípios nesta edição, mas com o objetivo de se tornar a única versão no futuro.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre essa novidade prevista para a próxima edição da prova mais esperada do Brasil. Se ligue!

Qual a Diferença entre o Enem Digital e o Impresso?

Bom, para matar logo sua curiosidade a respeito do Enem digital, já vamos adiantando que a diferença entre ele e o impresso é apenas um detalhe. Na nova versão, o aluno fará a prova em um computador, em um local credenciado, que foi escolhido no momento da inscrição.

Porém, vale lembrar que são poucos locais no país que terão a versão digital em 2021. Nessa primeira edição serão ofertadas cerca de 100 mil vagas espalhadas por algumas cidades brasileiras.

Entretanto, a prova continua como o mesmo formato em ambas versões e o aluno que fará o digital ou o impresso deve levar apenas caneta preta para o preenchimento do gabarito. Outras cores de caneta não são aceitas e o candidato que usar é desclassificado. Você deve estar se perguntando, por que quem fará o digital deve levar caneta? Espere! Logo logo você descobrirá .

Qual diferença Enem digital e impresso

Estrutura da prova

A estrutura do Enem Digital é a mesma da versão impressa. Sendo assim, os inscritos devem comparecer ao local no dia do exame, no horário programado para realização da prova e responder as 45 questões de cada área temática.

A prova é dividida entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação.

A única etapa que continua imprensa em ambas versões é a famosa e temida redação, que é responsável por 20% da nota. Ela continua sendo exigida na versão em papel e deve ser escrita à mão, por isso que todos os candidatos devem levar caneta preta.

Quem pode fazer o Enem Digital?

Como essa é ainda uma versão teste, nem todos os candidatos poderão fazer o Enem digital em 2021. Neste primeiro ano, só poderão realizar a prova pelo computador aqueles que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou que já concluíram. Portanto, os estudantes dos anos iniciais, que costumam fazer para testar os conhecimentos, estão barrados nesta edição.

As pessoas que precisam de apoio com acessibilidade para realização da prova também estão barradas na primeira versão e ficarão lotadas no exame de papel. Além disso, mesmo que atenda aos outros critérios, o candidato só poderá fazer a prova digital se ela estiver sendo ofertada na cidade que ele escolheu para fazer o exame.

Quais os benefícios dessa nova modalidade?

A digitalização não é mais o futuro, é o presente. Hoje fazemos a maioria das nossas atividades de forma digital, por meio de aplicativos. Ou seja, usamos a tecnologia para pagar contas, fazer movimentações bancárias, compras, estudos, e com o Enem não seria diferente.

o que é Enem digital

Nesse sentido, a nova versão irá otimizar a entrega dos resultados, uma vez que não precisa passar pela leitura óptica. Além disso, o Enem Digital é mais em conta para os cofres públicos — afinal, a impressão de 5 milhões de teste não é barata — abrindo até mesmo a possibilidade de que a prova seja aplicada mais de uma vez por ano.

Como se preparar?

Como dissemos no início do texto, o Enem é a prova mais importante para todos aqueles que querem ingressar em uma universidade no Brasil. Pensando nisso, a Univale preparou alguns minicursos gratuitos para ajudar você a se preparar para a prova. Confira:

Minicurso de Redação

Minicurso de Química Ambiental

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91