Curso de Psicologia cria 1º banco de pronúncia dos teóricos e suas linhas de pesquisas

27 dezembro, 2022

A iniciativa é um projeto voluntário organizado pelos alunos da graduação

Para ajudar pesquisadores, estudantes e professores da Psicologia, os alunos que integram o NEP (Núcleo de Estudos em  Psicologia), da Univale, deram início a um novo projeto, o “Pronunciando com o NEP”. A principal finalidade da iniciativa é ensinar a forma correta de falar o nome dos principais teóricos e teorias criadas por eles.

Na prática, a didática da iniciativa tem como propósito garantir que todos os alunos da Psicologia, independente da Instituição de ensino, consigam ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelo grupo do NEP. Dessa forma, a educação é democratizada para além dos territórios e/ou estudantes da Univale.

Como o projeto funciona:

Os alunos selecionaram os nomes dos principais teóricos e as teorias criadas, após essa escolha, a pronúncia de cada uma foi gravada em áudio pelo aluno e integrante do NEP, Fernando Almeida, que é linguista, professor e graduando em Psicologia pela Univale.

“Durante as aulas, os professores perguntavam como que fazia a pronúncia de tal autor e teórico, e então nós começamos a bater um papo sobre como seria interessante a gente conhecer as pronúncias originais dos nomes dos teóricos e eventualmente, as palavras também se tornaram nomes de transtornos mentais. E ali nasceu a ideia: vamos fazer alguma coisa diferente, algo legal”, contou o aluno.

Para a professora do curso, Bruna Rocha, para além do exercício de pesquisa que a universidade estimula, na prática, “o aluno participa de todo o processo, desde o projeto piloto, ao desenvolvimento e a divulgação dos resultados científicos. Então, o estudante tem a oportunidade de conhecer todas as  etapas de uma pesquisa, o que é muito importante para quem deseja seguir carreira acadêmica e/ou científica.”

psicologia
Conheça o Núcleo de Estudos em Psicologia: Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Saúde clicando aqui.

Sobre o Núcleo de Estudos em  Psicologia

O NEP surgiu em 2020, mas antes de se tornar um Núcleo, o grupo já se dedicava às pesquisas, de forma voluntária, sobre desenvolvimento humano familiar. Hoje o Núcleo é coordenado pela professora Bruna Rocha, e conta com a colaboração das docentes Lívia Monteiro e Karen Mendes Graner, além dos alunos do curso de Psicologia.

Saiba mais sobre o curso de Psicologia