PortugueseSpanishEnglish
capacitação com alunos da Psicologia e servidores da Prefeitura de Valadares

Psicologia da Univale realiza capacitação de habilidades interpessoais com servidores da Prefeitura

21 novembro, 2022

Servidores puderam discutir situações do cotidiano e sobre como trabalhar habilidades interpessoais para melhorar o relacionamento nos diversos setores da administração municipal

Alunos do 10º período de Psicologia da Univale realizaram, ao longo de dois semestres, uma capacitação com servidores da Prefeitura de Governador Valadares, promovendo um treinamento sobre habilidades interpessoais. Nos 16 encontros, a cada 15 dias, foram propostas dinâmicas e tarefas que estimulassem mudanças em padrões de comportamento e um relacionamento mais saudável dentro dos diversos setores da administração municipal.

O treinamento foi ministrado pelos estudantes Polyana Cristina Xavier Lascola, Marco Antônio Gonçalves Lima e Reginaldo Maia dos Santos, com supervisão da professora Valéria Chequer de Miranda Trindade. Polyana já havia recebido essa capacitação, e ficou feliz com a oportunidade de passar os conhecimentos adiante.

Encerramento da capacitação sobre habilidades interpessoais, na Prefeitura de Governador Valadares
Encerramento da capacitação sobre habilidades interpessoais, na Prefeitura de Governador Valadares

“Foi uma experiência muito gostosa de ser vivida, de perceber que quando fiz esse treinamento foi transformador para a minha vida, e reaplicá-lo para os servidores mostrou que realmente não só funciona conosco, mas funciona com outros. É gostoso passar aquilo que um dia a gente aprendeu. Foi enriquecedor para minha formação acadêmica”, disse Polyana.

A professora Valéria Chequer também considera que o treinamento com os servidores foi uma excelente oportunidade para os futuros psicólogos aplicarem o conhecimento adquirido. “Eles vivenciaram, experimentaram, validaram, e posteriormente vieram aplicar isso para pessoas fora da universidade. O que foi muito proveitoso e muito rico, porque fecha o ciclo com eles. Eles aprendem, vivenciam e aplicam, validando mais uma vez o processo e reafirmando na vida deles a importância de aquisição de habilidades interpessoais. O resultado com os servidores foi alcançado, essa sistemática toda do treinamento de habilidades interpessoais é algo que já foi validado e que tem um resultado incrível por quem vivencia”, observou a docente.

Os servidores puderam discutir situações do cotidiano e sobre como trabalhar habilidades interpessoais como atender, observar, escutar, respeitar limites, ler e interpretar emoções e os sentimentos das pessoas.

Para o aluno Marco Antônio, o resultado foi muito satisfatório. “A gente conseguiu perceber, através dos relatos, uma mudança de percepção. Trouxemos à existência mais uma vez tudo que havia se perdido, como observar e escutar, e pudemos ver a evolução de cada participante. Encerramos o último encontro falando sobre escutar, e a gente vai destrinchando todos os encontros”, observou.

Para a diretora da Casa do Servidor, Rosenery Pimentel, a capacitação contribuiu para os participantes desenvolverem reflexões e atitudes comportamentais adequadas. “As conversas ao longo do curso possibilitam uma qualidade de vida saudável nas relações que estabelecem uma harmonia nos ambientes de trabalho e social, oportunizando condições de reflexão e mudança de comportamentos e motivando a integração entre as pessoas”, avaliou a diretora do órgão da administração municipal.

capacitacao habilidades interpessoais

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content