Câncer de mama: Univale e Eteit oferecem orientação e serviços de promoção da saúde em Caminhada Rosa

24 outubro, 2022

Evento que marca a mobilização da cidade na luta contra o câncer de mama aconteceu neste sábado, 22

Neste sábado, dia 22 de outubro, o Grupo Rosa se reuniu mais uma vez para promover saúde e conscientização à comunidade, especialmente às mulheres e meninas. O evento aconteceu na Praça dos Pioneiros e contou com a oferta de diversos serviços para a comunidade, além da tradicional Caminhada Rosa. A Univale faz parte do Grupo Rosa desde sua criação, em 2012, e neste ano levou ações de cinco cursos para a praça. Além disso, a Escola Técnica da Univale (Eteit) também esteve presente no evento.

Uma das atividades levadas por professores e alunos da Univale foi a orientação de saúde, promovida pelos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem. Este último também ofereceu a aferição de pressão arterial e participou da campanha de vacinação. Também presente ao evento, o curso de Psicologia aproveitou o momento para divulgar o serviço de psicologia aplicada da Universidade, que oferece atendimento gratuito no Campus II. Já o curso de Estética e Cosmética proporcionou um momento de cuidado com a saúde física e mental, por meio da auriculoterapia.

A professora Sheila Furbino, do curso de Enfermagem da Univale, faz parte do Grupo Rosa desde sua fundação, que completa 10 anos em 2022, e reconhece a importância da iniciativa. "Esse é um momento de sensibilização em relação ao câncer de mama. Essa mobilização é importante porque o câncer de mama é a doença mais comum em mulheres no mundo todo, com alta mortalidade e com números muito expressivos. Se detectada de forma precoce, a chance de recuperação é de 95%. Foi maravilhoso poder ter de volta essa caminhada tão importante do Grupo Rosa depois de dois anos parados por causa da pandemia", ressalta.

caminhada rosa contra o câncer de mama
Professora Sheila Furbino na caminhada do Grupo Rosa, contra o câncer de mama

Toda essa estrutura completamente gratuita foi uma iniciativa do grupo rosa, composto pela Univale em parceria com a  Prefeitura de Governador Valadares, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Departamento de Vigilância e Saúde (DVS), Atenção Básica, Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF), Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo (SEMCELT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-GV), e conta com a parceria da Faculdade Pitágoras, UFJF, CEDEC,SENAC e Via Certa-Educação Profissional.

Confira algumas fotos do evento:

Saiba mais: