O mês de outubro, Outubro Rosa como ficou conhecido, é dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama. De acordo com a Santa Casa de São Paulo, esse é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Sabendo da importância dessa conscientização, foi realizado, na manhã desse sábado, 26 de outubro, um encontro em que foram prestados vários serviços gratuitos para a comunidade, além da tradicional caminhada pelo centro de Governador Valadares.

O encontro que reuniu pessoas de todas as idades na Praça dos Pioneiro, contou com o apoio de várias instituições, como a Univale, representada pelos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina e Nutrição. No estande da Univale, foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão, avaliação nutricional, além de orientações para as pessoas que passaram pela praça. A Escola Técnica da Univale (ETEIT) também participou do evento e sorteou uma bolsa integral para o curso técnico em Enfermagem.

A ação, que acontece anualmente, é uma iniciativa do Grupo Rosa, composto por entidades da cidade, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil de Valadares, tais como a Acolhe Vida; Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Cruz Vermelha; Doutor Especialista; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); Hospital Bom Samaritano; Hospital São Lucas; Prefeitura de Governador Valadares; Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO); Oncoleste; Atenção Básica; Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); São Lucas Saúde; Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV); Unimed (Casa Unimed) e Unipac.

Segundo a Coordenadora do NASF, Daniela Geber, eventos como esse são extremamente importantes para a população. “Nós estamos aqui hoje, para mostrar e conscientizar as mulheres, e dizer que elas precisam se cuidar e fazer o exame de prevenção, uma vez que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura”, concluiu.