Semana Acadêmica de Medicina Veterinária 2022

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária tem como tema Inclusão e Acessibilidade

26 outubro, 2022

Programação da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária segue até sexta-feira, no campus II da UNIVALE, com apresentação de trabalhos, palestras e minicursos

Por: Natalia Lima Amaral

Com o objetivo de discutir o tema “Inclusão e Acessibilidade”, a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária acontece no campus II da UNIVALE, do dia 24 ao dia 28 de outubro, envolvendo os alunos de todos os períodos do curso.

A oportunidade também está sendo utilizada para que os estudantes apresentem trabalhos do seminário e projeto integrador, com temas voltados para projetos de extensão, ações para a comunidade e pesquisas científicas. Além disso, também são oferecidas palestras com temas da área e minicursos, como os de cirurgia e bandagens.

A programação da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária de segunda, quarta e quinta-feira (24, 26 e 27/10), de 7h às 10h, está reservada para a apresentação de seminários e projetos integradores dos alunos. Já de 10h às 12h20 são ofertadas palestras de diversos temas, onde o estudante poderá escolher em qual delas irá comparecer.

Na terça-feira (25/10), o dia será reservado para os minicursos de cirurgia, bandagens e reprodução. Para fechar a semana, na sexta-feira (28/10) haverá um World Café, para discutir sobre inclusão e acessibilidade.

Victor Negrão Póvoa, coordenador da Medicina Veterinária, conta que o tema da Semana Acadêmica será abordado por meio de palestras de pessoas com deficiência e com Adelice Bicalho, professora do curso de Psicologia e responsável pelo serviço de apoio à educação inclusiva do Espaço A3 da UNIVALE.

Os alunos irão se dividir em salas para discutir acerca de temas como acessibilidade metodológica e acessibilidade arquitetônica. Em seguida, iremos fechar a discussão analisando o que os alunos contribuíram e abordaram dentro dessas salas temáticas. Acredito que será muito interessante discutirmos a fundo esse tema e acho que todos irão aproveitar bem”, afirma.

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária 2022
Os alunos puderam participar de minicursos, palestras e expandir o seu networking — Imagem: Ascorg

Edilson Fabiano de Melo é aluno do 2º período e acredita que a vivência com a semana acadêmica está trazendo um misto de sentimentos que, segundo ele, beiram a realidade do desafio da profissão.

Normalmente nos colocamos à disposição de aprender um tema novo a cada semestre, apresentando no seminário o que é programado para a turma. Nós nos desafiamos a estudar, adquirir o conhecimento e transmitir ele para todos os outros alunos. E além dessa experiência, podemos ter contato com diversos palestrantes que nos estimulam a continuar focados em estudar aquilo que precisamos para sermos bons profissionais”.

Victor conta que a ideia da semana acadêmica surgiu por meio das experiências que ele e outros colegas de profissão, na área da docência, tiveram.

Temos professores formados no Acre, em Viçosa, em São Paulo e outros diversos lugares. A semana acadêmica é algo muito cultural dentro da Medicina Veterinária e podemos aproveitar a programação, com uma semana inteira de dedicação, para focar, treinar e estudar mais sobre os mais variados temas em uma dinâmica onde podemos sair um pouco do habitual da programação das aulas. Além disso, temos os alunos de todos os períodos envolvidos, o que é de grande importância para que façam mais networking. Acho que é muito proveitoso, é a primeira vez que fazemos esse formato e dá pra ver que eles estão aproveitando muito essa dinâmica”, explica o professor.

Conheça outras ações do curso de Medicina Veterinária

®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91