Laboratório de Anatomia Veterinária nos blocos F do Campus II

Conheça o Laboratório de Anatomia Veterinária da UNIVALE

28 março, 2022

O Laboratório de Anatomia Veterinária é essencial para que os alunos exercitem a prática das teorias aprendidas em sala de aula

Por: Natalia Lima Amaral

O curso de Medicina Veterinária da UNIVALE está em vigor desde o 2º semestre de 2019, sendo o primeiro ofertado aqui em Valadares. Com o objetivo de atender uma demanda da região em atendimentos veterinários especializados, o curso conta com uma infraestrutura de ponta, com diversos laboratórios e, além disso, um Centro Médico Veterinário para Pequenos Animais.

Laboratório de Anatomia Veterinária nos blocos F do Campus II
O Laboratório de Anatomia Veterinária fica no bloco F do campus II da UNIVALE — Imagem: acervo UNIVALE

Uma dessas estruturas é o Laboratório de Anatomia Veterinária, inaugurado junto com o curso. A princípio, o espaço era compartilhado com o laboratório anatômico do curso de Medicina da UNIVALE e no 2º semestre de 2021 ele oficialmente ficou sendo de utilização exclusiva da Veterinária. O laboratório é equipado com peças de modelos anatômicas e naturais, secas (como ossos) e úmidas (órgãos e vísceras), conservadas em formol e glicerina, sendo elas:

• 25 crânios;
  • 4 fígados bovinos;
  • 1 fígado equino.
Laboratório de Anatomia Veterinária peça de plástico
O Laboratório de Anatomia Veterinária da UNIVALE é bem equipado e preparado para ofertar aos alunos uma boa prática da teoria anatômica dos animais. — Imagem: acervo UNIVALE

O professor Victor Negrão Póvoa, coordenador do curso de Medicina Veterinária, acredita que o estudo da anatomia, principalmente na prática, é primordial para o conhecimento dos alunos.

“O Laboratório de Anatomia Veterinária proporciona a formação base que o aluno irá precisar para todo o curso e para toda a sua vida profissional. O conhecimento da anatomia é a base para tudo que envolve o estudo e o trabalho com os animais. Por isso, focamos nas quatro espécies principais: bovinos, equinos, canídeos e felinos. É muito importante tanto para a formação quanto para o conhecimento que o aluno adquire, além das suas correlações. Se há uma base anatômica boa, que prepara o aluno para a fisiologia, para trabalhar com cirurgias e com tudo que envolve o conhecimento do animal.”

A professora Paula Braga, que leciona as disciplinas de Anatomia Veterinária I, Anatomia Veterinária II e Anatomia Patológica no espaço, também destaca que o manuseio das peças disponíveis no laboratório permitem que os alunos tenham o primeiro contato com os animais, visualizando o seu interior e entendendo como é o seu paciente, como se comporta e como seus sistemas funcionam.

“Tanto de forma individual como de conjunto, é importante para que o estudante tenha contato com a textura, a aparência, o tamanho e a cor real dos órgãos e ossos dos animais dentro das espécies domésticas. Muitas vezes, as peças em modelos de plástico e 3D não conseguem substituir essa prática. Por exemplo: quando falamos de uma cápsula ou membrana muito fina que envolve determinado órgão, ela não consegue ser imitada em uma peça plástica.”
Laboratório de Anatomia Veterinária tanques de refrigeração
No Laboratório de Anatomia Veterinária há grandes tanques de armazenagem onde algumas peças naturais são mantidas em conservação. — Imagem: acervo UNIVALE

As peças naturais do Laboratório de Anatomia são recebidas por meio de doações. A professora Paula conta que algumas vieram da Universidade de São Paulo — USP e outras do convênio com o Centro de Controle de Zoonoses — CCZ de Governador de Valadares. Também são recebidas doações regionais de clínicas veterinárias e dos tutores dos animais, que assinam um termo de doação e que, se preferirem, podem deixar em responsabilidade da clínica o descarte da carcaça como forma de doação.

“Algumas doações também são provenientes de abatedouros, que podem fornecer peças como o útero, o sistema reprodutor completo feminino ou algum tipo de víscera que não seja utilizada na comercialização. Há laboratórios que também realizam a compra de algumas peças, mas este não é o nosso caso no momento. Apenas recebemos doações”, conta a professora.

As peças naturais em uso no laboratório costumam ter um tempo de duração variável.
Dependendo da sua condição geral e apresentando um ótimo estado de conservação, elas conseguem ser utilizadas por um período de 5 a 7 anos ou mais. Aquelas que são mais manuseadas e delicadas podem se deteriorar mais rapidamente, sendo necessária a sua substituição. Já uma peça óssea, por exemplo, pode acompanhar o curso ao longo da sua história na instituição.

O Laboratório de Anatomia Veterinária fica no bloco F15 do campus II da UNIVALE e, além das aulas práticas, ele também é um ambiente utilizado para os alunos que desejam receber monitorias. A turma geralmente é acompanhada por um aluno em período avançado no curso, ou seja, um monitor, e o agendamento é feito presencialmente, direto com os responsáveis técnicos do laboratório.

Conheça o curso de Medicina Veterinária