II_Forum_de_Ciencias_Farmaceuticas_-_Novas_Tecnologias_em_Farmacos

II Fórum de Ciências Farmacêuticas busca promover as novas tecnologias em fármacos

23 maio, 2022

O Fórum de Ciências Farmacêuticas acontece nesta segunda-feira (23/05), a partir das 18h45 no canal oficial da UNIVALE no YouTube, e conta com a participação de diversos profissionais qualificados

Por: Natalia Lima Amaral

O Fórum de Ciências Farmacêuticas tem o objetivo de trazer discussões focadas em situações, especialmente, que estão em evidência no mercado de trabalho. A 2ª edição do evento acontecerá nesta segunda-feira (23/05), a partir das 18h45 no canal oficial da UNIVALE no YouTube, abordando questões sobre o tema “Novas Tecnologias em Fármacos” e contando com a participação de profissionais qualificados do mercado de trabalho.

fórum de ciências farmacêuticas
Imagem: Ascorg

Este evento é de extrema importância para o curso de Farmácia, principalmente por estar ligado à preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para as atualizações da área. Segundo Pedro Henrique Ferreira Marçal, professor doutor e coordenador do curso, o fórum é um ambiente no qual são direcionados debates relacionados às áreas de atuação do farmacêutico, sempre trazendo questões inovadoras e que estão em evidência.

Muitas vezes temos um cronograma e uma matriz curricular bem definidos para o curso e também é importante trazer outros profissionais, que já estão engajados em áreas específicas, para que possam discutir sobre a atuação do farmacêutico. A farmácia é muito ampla, temos 135 áreas de atuação e esse contato com os convidados pode ajudar nossos alunos em sua escolha profissional”, explica o professor.

O Fórum de Ciências Farmacêuticas acontece todo ano, no início do primeiro semestre, e é preparado por meio de uma reunião do colegiado do curso. Ao longo desses encontros no período são discutidos os possíveis temas e convidados, nos quais os professores se engajam na busca de inovações na área determinada. O professor Pedro conta que nesta 2ª edição o evento trará as novas tecnologias em fármacos, que “devido ao período da pandemia, surgiram muitas inovações, assim como as próprias vacinas”.

Nunca haviam sido trabalhadas vacinas com DNA e desta vez vimos acontecer. E esta inovação chegou também na descoberta de novos medicamentos. Portanto, vamos discutir isso considerando este contexto pandêmico, que estamos saindo aos poucos, e de todo esse processo de inovação que aconteceu ao longo desse tempo que ficamos isolados”, explica o professor.

Clique aqui para assistir o II Fórum de Ciências Farmacêuticas.

Conheça outras ações relacionadas ao curso de Farmácia