Dia Mundial da Higienização das Mãos: qual a importância da data?

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos e a Univale, em parceria com diversos cursos e com o Hospital Municipal de Valadares, realizará duas ações.

Dia Mundial da Higienização das Mãos texto
Imagem: Unsplash

O Dia Mundial da Higienização das Mãos é celebrado dia 5 de maio e a Univale não deixará esta data passar em branco. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das contaminações causadas por vírus e bactérias podem ser reduzidas com o simples hábito de lavar as mãos. Por isso, a Universidade realizará duas ações importantes para conscientizar a todos.

Biossegurança + Enfermagem

O setor de Biossegurança da Univale, em parceria com o curso de Enfermagem e a equipe do Orgulho em Pertencer, realizará uma ação dia 6 de maio a partir das 13h30, para a celebração da data. Os alunos e colaboradores interessados em participar serão testados com a ”Caixa da Verdade”, que indicará se a sua mão estará higienizada da forma correta.

O segredo da Caixa da Verdade está na mistura feita com Álcool 70%, com a tinta de canetas marca-texto, muito usadas pelos estudantes. Além disso, a caixa também é equipada com uma luz negra, que detecta os locais onde a higiene não foi feita da maneira correta. Camila Ferreira Castro, enfermeira da Biossegurança, acredita que a importância deste evento está na conscientização da lavagem correta e em como a sua falta pode estar trazendo diversos malefícios para a saúde não só do indivíduo, mas da sociedade como um todo.

“A infecção da gripe, conjuntivite e a própria Covid-19, se dá por meio de contato direto, de pessoa para pessoa. Por exemplo: eu posso transmitir Covid para você através do contato indireto com objetos contaminados por micropartículas. Ao entrar em contato com elas, por eu não ter higienizado as mãos de maneira correta, você pode pegar a doença e passar para outras pessoas da mesma maneira”, explica a enfermeira.

Univale + Hospital Municipal de Governador Valadares

A Univale e o Hospital Municipal de Governador Valadares, por meio de uma parceria entre o curso de Enfermagem e os setores de Controle de Infecção Hospitalar e Educação Permanente, irão demonstrar a importância da higienização das mãos na prevenção e controle de infecções. Sejam elas relacionadas ao cuidado da saúde do indivíduo ou à qualidade no atendimento e segurança do paciente nos diversos níveis do sistema de saúde.

A ação acontecerá nos dias 4 e 5 de maio, de 13h às 17h, no hall da Clínica Médica do Hospital Municipal. A professora Elizabeth Maria de Assis acredita fortemente nesta parceria e na importância da conscientização de todos.

“A higienização das mãos, sem dúvida, é a estratégia mais eficaz na prevenção de transmissão de microrganismos, evitando aquisição de doenças e agravos à saúde. Por isto, é oportuna e imprescindível a parceria da Univale com o Hospital Municipal quanto a educação em saúde aos seus profissionais, enfocando a técnica correta da higienização das mãos, como estratégia mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), construindo assim uma cultura de segurança entre ensino, serviço e comunidade.”

Quer ver mais parcerias de sucesso?

  • Univale na Praça: parceria com Município busca atender idosos;
  • Univale e comunidade indígena Krenak abrem diálogo para criar novas parcerias;
  • Foi dada a largada: parceria entre Univale e Unimed visa o desenvolvimento de pesquisas científicas.
Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support