Univale na Praça: parceria com Município busca atender idosos

O projeto dos cursos da saúde investiga a causa do aumento de quedas físicas dos esportistas da  terceira idade que frequentam a Praça de Esporte da cidade

A Praça de Esportes de Governador Valadares recebe cerca de  1.200 idosos para as aulas de pilates, hidroginástica e outros exercícios físicos. E desde a retomada das atividades, após o avanço da vacinação contra a Covid-19, o aumento da  taxa de quedas físicas entre os esportistas da  terceira idade tem preocupado a equipe técnica da Praça.

O problema  não era comum antes da pandemia. Além disso, a estrutura da Praça é construída para proporcionar 100% de acessibilidade.Isso significa que, na prática,  não há motivos de infraestrutura para as quedas acontecerem. Com essa conclusão da equipe da Praça, acredita-se que a série de impactos da pandemia afetou a saúde dos idosos e, por isso, as quedas.

Para investigar e buscar soluções que garantam a saúde e integridade física da terceira idade que  frequenta as práticas esportivas, a Praça de Esporte procurou a Universidade Vale do Rio Doce. A parceria firmada  inclui os cursos da saúde como agentes pesquisadores e propõe uma intervenção dos estudantes para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

univale-na-praca-capa
Reunião de alinhamento do projeto Univale na Praça. Imagem: arquivo pessoal da professora Anaile Toledo

A primeira etapa consiste em uma triagem e está sendo realizada esta semana, na Praça de Esportes, até sexta-feira. “Cada idoso é direcionado a passar por dois testes clínicos para avaliação do equilíbrio e funcionalidade, em seguida ele é conduzido para responder a um questionário e logo após tem seus dados vitais, peso e altura mensurados para o cálculo posterior de seu IMC (índice de massa corpórea). Em 3 dias intensos de ação, já avaliamos mais de 300 idosos”, comemora a professora e coordenadora do projeto, Geane Alves.

Participam do projeto os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia,Enfermagem e Nutrição. Imagem: Arquivo pessoal professora Geane Alves.

Outras etapas da parceria:

Após a triagem, cada caso será analisado para que, individualmente, os idosos recebam conclusões e possam ter o tratamento e orientações adequadas,  como explica a professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Luciana Silveira: “Investigar o porquê das quedas dos idosos após a prática dos esportes, conhecendo os hábitos de vida, histórico de saúde familiar e os desafios sociais é o caminho para as próximas etapas desenvolvidas pelos cursos da saúde”

Imagem: arquivo pessoal da coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Luciana Silveira.

Para o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, a parceria entre o Município e a Universidade reforça a importância da atuação social dos estudantes. “Como um entusiasta do ensino superior, tenho certeza que teremos excelentes resultados desse estudo que fará muita diferença na vida desses idosos e na promoção da qualidade de vida da cidade,” pontou.

Mais de 300 idosos já foram avaliados pelos estudantes. Imagem: Arquivo pessoal professora Geane Alves.

Cursos que participam do projeto  Univale na Praça:

As avaliações nos idosos estão sendo feitas em turnos da manhã, tarde e noite. Imagem: Arquivo pessoal da professora Geane Alves.