Alunos do 6º período de Agronomia realizam 2ª edição do Dia de Campo na Univale

06 dezembro, 2022

A 2ª edição do “Dia de Campo” aconteceu na fazenda experimental da Univale com temas da caprinocultura leiteira, e contou com a presença de agricultores e produtores das regiões do Vale do Aço e do Rio Doce

No último sábado (03/12) aconteceu a 2ª edição do Dia de Campo na fazenda Experimental da Univale, organizada pelos alunos do curso de Agronomia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar, o Conselho Regional de Engenharias e Agronomia de Minas Gerais, além de empresas como Nutrival e Terra Viva. O evento reuniu produtores rurais do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, que aprenderam sobre caprinocultura leiteira. O treinamento foi dividido em três etapas, nas quais os participantes puderam aprender sobre manejo sanitário, manejo de ordenha higiênica, entre outros temas relacionados.

Na pratica, a capacitação possibilitou melhores condições de trabalho, mais qualidade, eficiência e rentabilidade da produção, independententemente do porte. O dia de qualificação teve como base três temáticas: critérios na aquisição de matrizes e reprodutores, manejo nutricional de cabras leiteiras e cuidados sanitários para manter saúde animal e obtenção de leite de qualidade. Para o coordenador do curso de Agronomia, Maykon Cezário, o Dia de Campo "agrega conhecimento e tecnologia para os produtores rurais".

Dia de campo

Os produtores puderam visitar o capril que fica na Fazenda Experimental da Univale, onde receberam orientações sobre os cuidados sanitários para manter em boas condições a saúde do animal além de aprender sobre a obtenção de leite de qualidade. As cabras ficam sobre cuidados da professora Mariana Farias e dos alunos do curso de Agronomia. De acordo com o professor Marcos Santos, a Fazenda experimental é um laboratorio a céu aberto onde os alunos aprendem a prática profissional. “A Fazenda experimental é muito importante pois é onde os alunos aprendem a prática, e hoje os produtores também estão aprendendo a prática, principalmente no capril”.

A aluna do 4º período de Agronomia, Larissa Moraes, falou sobre a importância da capacitação na formação. “A capacitação de hoje foi muito importante para nós, alunos, termos contato com os produtores e com os participantes, criando uma rede de contatos onde podemos aprender bastante e começar a sentir o mercado de trabalho” comenta.

Por David Oliveira