O curso de Agronomia na Univale
A Agronomia combina conhecimentos das ciências exatas, naturais, econômicas e sociais. Com isso, busca melhorar a qualidade e produtividade de plantações, rebanhos e produtos agropecuários. Além disso, o agrônomo ou engenheiro agrônomo é um profissional de nível superior capaz de atuar em todas as etapas do agronegócio, desde o plantio da lavoura e criação dos animais até a industrialização, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos e alimentos.
O curso combina conhecimentos das ciências exatas, naturais, econômicas e sociais. Com isso, busca melhorar a qualidade e produtividade de plantações, rebanhos e produtos agropecuários. O objetivo do curso é que o profissional seja capaz de atuar em todas as etapas do agronegócio. O curso também oferece uma possibilidade de formação completa, com aulas teóricas e práticas, com maior flexibilidade de horários aos alunos que necessitam associar o trabalho e os estudos, ou outras atividades. O engenheiro agrônomo formado pela Univale deverá ser um profissional qualificado e empreendedor, com sólida formação científica e profissional, com capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.
A abertura do curso de Agronomia na região Leste de Minas Gerais está embasada nas características da região, como:
- a falta de aporte tecnológico à grande parte dos pecuaristas locais;
- déficit na produção de hortifrutigranjeiros, os quais são provenientes, em grande parte, de outras regiões do estado ou do país;
- e necessidade de diversificação da agricultura regional.
Além disso, há forte demanda pela profissionalização das atividades de exploração agropecuária, buscando rentabilidade, competitividade e sustentabilidade. Para tal, faz-se necessária uma atuação profissional que promova a preservação do meio-ambiente como garantia de sobrevivência humana. Por fim, existe a necessidade de gerar empregos para que se criem oportunidades de manter condignamente o ruralista no campo, para que se viabilize a produção de matérias primas e produtos agropecuários com regularidade e qualidade, capazes de suprir a crescente demanda urbana no que se refere à alimentação humana e animal.
O profissional formado pela Univale
Portanto, o engenheiro agrônomo formado pela Univale deverá ser um profissional qualificado e empreendedor, com sólida formação científica e profissional, com capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade atuando com competência e autonomia no mercado de trabalho, em harmonia com o meio ambiente, qualidade de vida e o bem-estar social, numa visão ética e humanística, comprometido com as necessidades regionais.