Graduação

Presencial

Agronomia

O curso de Agronomia da Univale oferece uma possibilidade de formação completa, com aulas teóricas e práticas. As disciplinas teóricas e as aulas práticas que acontecem dentro dos laboratórios são realizadas durante a semana, em período noturno. Já as aulas práticas de campo acontecem aos sábados pela manhã. Assim, o curso permite maior flexibilidade de horários aos alunos que necessitam associar o trabalho e os estudos, ou ainda que querem realizar estágios remunerados ou projetos de iniciação científica e extensão pela Univale.

Por que estudar na UNIVALE?

Uma das melhores universidades privadas do Leste de Minas Gerais

Corpo docente qualificado, com metodologias ativas aplicadas em sala de aula

icone-estrutura-univale

Laboratórios modernos, estrutura diferenciada e a poucos minutos do Centro da cidade

O que dizem
 nossos alunos?

O curso de Agronomia na Univale

Agronomia combina conhecimentos das ciências exatas, naturais, econômicas e sociais. Com isso, busca melhorar a qualidade e produtividade de plantações, rebanhos e produtos agropecuários. Além disso, o agrônomo ou engenheiro agrônomo é um profissional de nível superior capaz de atuar em todas as etapas do agronegócio, desde o plantio da lavoura e criação dos animais até a industrialização, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos e alimentos.

O curso  combina conhecimentos das ciências exatas, naturais, econômicas e sociais. Com isso, busca melhorar a qualidade e produtividade de plantações, rebanhos e produtos agropecuários. O objetivo do curso é que o profissional seja capaz de atuar em todas as etapas do agronegócio. O curso também oferece uma possibilidade de formação completa, com aulas teóricas e práticas, com maior flexibilidade de horários aos alunos que necessitam associar o trabalho e os estudos, ou outras atividades. O engenheiro agrônomo formado pela Univale deverá ser um profissional qualificado e empreendedor, com sólida formação científica e profissional, com capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.

A abertura do curso de Agronomia na região Leste de Minas Gerais está embasada nas características da região, como:

  • a falta de aporte tecnológico à grande parte dos pecuaristas locais;
  • déficit na produção de hortifrutigranjeiros, os quais são provenientes, em grande parte, de outras regiões do estado ou do país;
  • e necessidade de diversificação da agricultura regional.

Além disso, há forte demanda pela profissionalização das atividades de exploração agropecuária, buscando rentabilidade, competitividade e sustentabilidade. Para tal, faz-se necessária uma atuação profissional que promova a preservação do meio-ambiente como garantia de sobrevivência humana. Por fim, existe a necessidade de gerar empregos para que se criem oportunidades de manter condignamente o ruralista no campo, para que se viabilize a produção de matérias primas e produtos agropecuários com regularidade e qualidade, capazes de suprir a crescente demanda urbana no que se refere à alimentação humana e animal.

O profissional formado pela Univale

Portanto, o engenheiro agrônomo formado pela Univale deverá ser um profissional qualificado e empreendedor, com sólida formação científica e profissional, com capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade atuando com competência e autonomia no mercado de trabalho, em harmonia com o meio ambiente, qualidade de vida e o bem-estar social, numa visão ética e humanística, comprometido com as necessidades regionais.

Maykon Dias Cezário Coordenador curso de Agronegócio graduação Univale
Coordenador(a):
Maykon Dias Cezário

Corpo Docente​

Rosemary Souza Ferreira

Especialista

Renata Bernardes Faria Campos

Doutor

Marieta Amelia Vieira Byrro

Especialista

Maykon Dias Cezário

Mestre

Luana da Silva Batista

Mestre

Juliano Daniel Groppo

Doutor

Janaína Gonçalves Gomes

Doutor

Ivana Cristina Ferreira Santos

Doutor

Gustavo Lopes da Silva

Especialista

Fernando Vieira de Rezende Filho

Especialista

Diego Jeangregorio Martins Guimaraes

Mestre

Denise Coelho de Queiroz

Mestre

O curso de Agronomia da Univale tem como principal objetivo formar engenheiros agrônomos capazes de atuar:

  • na Agricultura;
  • Administração do Agronegócio;
  • Comercialização;
  • Agroindústria;
  • Engenharia;
  • Pecuária;
  • Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além disso, que sejam capazes de compreender e traduzir as necessidades da sociedade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, ambientais, gerenciais e organizacionais, assim como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, conservando o meio ambiente.

O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Vale do Rio Doce é um documento desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE e tem como objetivo organizar e flexibilizar a estrutura do curso, atualizar e promover atividades que desenvolvam o repertório profissional, científico, cultural, artístico, tecnológico e social do estudante.

Formas de Ingresso

Com essa opção, você pode fazer sua prova on-line na data e no horário que preferir.

QUERO AGENDAR MINHA PROVA

Você pode se inscrever usando uma nota do Enem, de qualquer edição a partir de 2016. Com essa opção não é necessário fazer prova!

QUERO USAR MINHA NOTA

Já foi aprovado no vestibular da Univale em 2019 ou 2020, e quer entrar no mesmo curso? Use sua nota para ingressar em 2021.

QUERO USAR MINHA APROVAÇÃO

Já está matriculado em outra instituição, e quer ser aluno da Univale? Faça seu pedido de transferência!

QUERO TRANSFERIR PARA A UNIVALE

Já possui curso superior? Use seu diploma para fazer a segunda graduação na Univale sem precisar fazer nenhuma prova.

QUERO FAZER OUTRA GRADUAÇÃO

Ainda com Dúvidas?

Para receber um contato personalizado e tirar todas suas dúvidas, deixe seu contato aqui e em breve te retornaremos :)
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Valor do curso

Preencha seus dados de contato, essa informação será encaminhada imediatamente.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.