20º Simpósio de pesquisa capa

20º Simpósio: Últimos dias para a submissão de trabalhos

02 junho, 2022

A inscrição de resumos científicos para o 20º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica encerra dia 20 de junho

Por: Natalia Lima Amaral

Faltam poucos dias para encerrar as inscrições de resumos científicos para o 20º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE. O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro deste ano e o prazo para submissão dos trabalhos será até o dia 20 de junho. Portanto, os interessados devem se apressar! Essa edição do Simpósio tem como tema “Vale do Rio Doce e UNIVALE: perspectivas e legados em 20 anos de produção da Ciência”, além de celebrar os seus 20 anos de existência.

Como se inscrever no 20º Simpósio?

São mais de 40 sessões temáticas para você submeter o seu trabalho, além das diferentes áreas de conhecimento abordadas. O objetivo do simpósio é debater e trocar informações sobre as novidades no mundo da ciência, além de divulgar os resultados encontrados ou em andamento.

Já as inscrições para participar como ouvinte estarão abertas até o dia 9 de setembro, e todos os participantes receberão certificado. O evento acontecerá entre os dias 22 a 24 de setembro e, novamente, de maneira remota e gratuita.

Confira mais detalhes clicando aqui.

A importância da iniciação científica

A iniciação científica tem um papel fundamental na formação acadêmica dos alunos, mas não só daqueles que desejam seguir carreira de pesquisador ou docente. O exercício da pesquisa durante a graduação exige disciplina e foco do estudante, que o ensina a aprender de maneira diferenciada. Além disso, a construção de conhecimentos de maneira crítica e apurada sobre questões do dia, a partir do ponto de vista de um pesquisador.

Tratando-se do mercado de trabalho, algumas empresas costumam dedicar um setor específico para pesquisa e isso influencia diretamente no desenvolvimento que é acompanhado nos celulares e computadores ao longo dos últimos anos. O profissional que sabe organizar suas ideias é bem quisto e a iniciação científica pode auxiliar no desenvolvimento desta habilidade.

20ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

Elaine Pitanga conta sobre 20º Simpósio
Professora Elaine Pitanga

O 20º Simpósio da UNIVALE demonstra o comprometimento da Universidade com o incentivo e a promoção de discussões acadêmicas, além de proporcionar uma graduação diferenciada para os alunos de todos os cursos. Essa edição, em especial, relembra os inúmeros frutos desenvolvidos desde 2003, feitos pelos alunos, corpo docente e comunidade acadêmica que aceitam os desafios da pesquisa científica. Segundo a professora doutora Elaine Pitanga, Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação, o contexto político, econômico, social e cultural atual do país reforça a necessidade do papel científico da Instituição por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Portanto, não perca a chance de submeter o seu trabalho, conferir o regulamento na página do Simpósio e ficar por dentro das novidades.