20º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 20ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema “Vale do Rio Doce e UNIVALE: perspectivas e legados em 20 anos de produção da Ciência”. O evento acontecerá entre os dias 22 a 24 de setembro de 2022.


Essa edição do Simpósio tem um sentido muito especial visto que celebra 20 anos de sua realização ininterruptas, isto é, desde 2003.  Reafirma, portanto, o compromisso da UNIVALE de incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica, desenvolvidas tanto pelo seu corpo de pesquisadores quanto abrindo espaço para divulgação de pesquisas de outras instituições de ensino voltadas para pesquisas de cunho regional, estadual e nacional.


Esse momento de comemoração/rememoração nos coloca frente a um ato fundador, que desde 2003, trouxe inúmeros frutos para a produção científica sobre o Vale do Rio Doce. Trata-se de um legado construído coletivamente, conectando alunos, professores, pesquisadores e funcionários impulsionados pelo desafio da reinvenção diante dos desafios contemporâneos de um Vale permeado por tantos percalços e singularidades históricas. Legado, aliás, que sempre se encontra aberto às participações em parceria com instituições locais e regionais.


O contexto político, econômico, social e cultural atual do país reforça a necessidade do papel científico das instituições de ensino superior, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão. É por meio do bom desempenho desse compromisso que a UNIVALE, nesses últimos 20 anos, incentiva toda a comunidade acadêmica a refletir sobre os desafios impostos ao e pelo Vale do Rio Doce, fomentando uma atitude empreendedora e impactante na comunidade. 


Neste momento histórico e festivo, cabe realçar e agradecer o pioneirismo daqueles que foram os primeiros proponentes do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica (Professores Dr. Carlos Alberto Dias e Dra. Alda Maria Soares Silveira) da Univale. Cabe ainda não só apoiar, mas valorizar o empenho de tantos pesquisadores envolvidos nos programas de iniciação científica, nos grupos de pesquisa e projetos vinculados a agências de fomento. Reconhecemos o esforço de todos na difusão da perspectiva científica como instrumento de conhecimento e promoção da qualidade de vida. 


Celebremos, portanto, esses 20 anos de pesquisa em clima de simpósio, como queriam os antigos gregos: como uma festa! Esperamos, a partir dessa data comemorativa, renovar nosso espírito empreendedor e investigativo para enfrentar os próximos 20 anos com a convicção de uma produção científica comprometida com a vida, o ambiente, a redução da desigualdade, a dignidade humana, o direito à educação e o respeito aos saberes dos habitantes do Vale do Rio Doce que tanto têm contribuído para a formação de todos nós que somos e vivemos a UNIVALE!


Prof.ª Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação


a) debater, trocar informações e articular novas produções científicas;
b) divulgar os resultados de pesquisas científicas concluídas ou em andamento;
c) divulgar os resultados das ações extensionistas das instituições participantes do evento;
d) estimular a iniciação científica e o envolvimento dos estudantes em grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, familiarizando-os com o exercício do debate e da crítica;
e) contribuir na formação de graduados e graduandos, especialistas, mestres e doutores, por meio de um espaço para apresentação dos resultados de trabalhos científicos;
f) estimular a criação e/ou fortalecimento de linhas de pesquisa que promovam o desenvolvimento regional e nacional;
g) promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento;
h) fortalecer a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
i) divulgar o programa de mestrado em Gestão Integrada do Território e o programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Humanas, bem como os cursos de pós-graduação Lato Sensu.

O evento será realizado com interações síncronas em encontros ao vivo pelo Google Meet e no Canal da Univale no Youtube, e também com interações assíncronas, por meio de fóruns de discussão no ambiente virtual do evento.

O participante poderá inscrever-se GRATUITAMENTE nas seguintes categorias: OUVINTE ou APRESENTADOR DE RESUMO.

Prazos para inscrição: 

CATEGORIA

DATA

APRESENTADOR DE RESUMO

04/04 a 20/06/2022

OUVINTE

04/04 a 09/09/2022

Confira a lista de sessões temáticas

Clique aqui

Em breve


20° SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA –
COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Nome

Cargo

Adriana de Oliveira Leite Coelho

Pró-Reitora de Graduação e Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Anderson Cordeiro Cardoso

Assessor de Tecnologia e Informação — ATI

Carolina Cândido Pereira

Bibliotecária Univale

Cristiane Mendes Netto

Docente Univale

Denise Rodrigues Alves

Diretora Geral da Univale TV

Edmarcius Carvalho Novaes

Docente Univale

Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

Flávia Rodrigues Pereira

Docente Univale

Lissandra Lopes Coelho Rocha

Reitora Univale

Patrícia Falco Genovez

Docente Univale

Priscilla Mara Cruz de Assis Vicente

Assessora de Comunicação Univale

Renata Bernardes Faria Campos

Docente Univale

 

Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação – APPG
Rua Israel Pinheiro, nº. 2000 – Bairro Universitário – Bloco PVA, Sala 15
CEP: 35020-220 – Governador Valadares -MG.
Telefone: (33) 3279-5568

E-mail: simposio@univale.br

Instagram: @simposiounivale

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support