19º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 19ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema: “Ciência, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento”. O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro de 2021.

 

Esse evento, que vem sendo realizado sem interrupções desde 2003, tem por objetivo incentivar e promover discussões acadêmicas envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica desenvolvidas na Univale e em outras instituições de ensino, e pesquisa regionais, estaduais e nacionais.

 

A iniciativa empreendedora tem se destacado como fator importante para o desenvolvimento social e econômico. Vetores de mudança como a estrutura demográfica, o fenômeno da globalização, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação são alguns dos diversos fatores que vêm transformando a sociedade e gerando oportunidades para o desenvolvimento de negócios ou produtos inovadores, que atendam às demandas emergentes da sociedade contemporânea.

 

As instituições de ensino superior, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão, são cruciais para impulsionar a atividade empreendedora, em razão do seu potencial impacto na comunidade. A universidade deve comprometer-se com a formação de profissionais com competências múltiplas, preparados para realizar trabalhos em equipe, aptos a adaptarem-se a situações novas e complexas e serem agentes de mudanças para promover o desenvolvimento econômico e social de sua região e país.

 

A Universidade, os programas de iniciação científica e os grupos de pesquisa são responsáveis por fomentar e difundir a perspectiva científica como instrumento de conhecimento e promoção da qualidade de vida. É nesse sentido que a pesquisa científica pode contribuir com a construção de uma sociedade capaz de resolver seus problemas cotidianos e enfrentar os desafios futuros.

 

Em face desse deste momento de crise sanitária e econômica decorrente da pandemia causada pela Covid-19, e considerando o compromisso da Univale com a pesquisa, o evento nesta edição será totalmente GRATUITO E REMOTO. Assim a Univale oferece mais uma vez, um espaço de divulgação, reflexão e criação de conhecimento por meio da proposta apresentada para o 19° Simpósio.

Prof.ª Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes

Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação

a) debater, trocar informações e articular novas produções científicas;
b) divulgar os resultados de pesquisas científicas concluídas ou em andamento;
c) divulgar os resultados das ações extensionistas das instituições participantes do evento;
d) estimular a iniciação científica e o envolvimento dos estudantes em grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, familiarizando-os com o exercício do debate e da crítica;
e) contribuir na formação de graduados e graduandos, especialistas, mestres e doutores, por meio de um espaço para apresentação dos resultados de trabalhos científicos;
f) estimular a criação e/ou fortalecimento de linhas de pesquisa que promovam o desenvolvimento regional e nacional;
g) promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento;
h) fortalecer a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
i) divulgar o programa de mestrado em Gestão Integrada do Território e o programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Humanas, bem como os cursos de pós-graduação Lato Sensu.

O evento será realizado com interações síncronas em encontros ao vivo pelo Google Meet e no Canal da Univale no Youtube, e também com interações assíncronas, por meio de fóruns de discussão no ambiente virtual do evento.

O participante poderá inscrever-se GRATUITAMENTE nas seguintes categorias: OUVINTE ou APRESENTADOR DE RESUMO.

Prazos para inscrição: 

CATEGORIA

DATA

APRESENTADOR DE RESUMO

05/04 a 08/06/2021

OUVINTE

05/04 a 13/09/2021

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

23 DE SETEMBRO DE 2021

18h30 – Canal da Univale no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=tHAV2KsTq00


ASSALTO POÉTICO

O Assalto Poético – Univale é um espaço de celebração da arte, da poesia e da fruição, idealizado pela professora Karla Nascimento. Os disparos de versos começaram em 2018, como uma sessão cultural de abertura do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Doce, tendo como proposta integrar Arte e Ciência na academia.

A quarta temporada do Assalto Poético será realizada em formato virtual, em virtude da pandemia do COVID 19, com disparos de versos em vídeos gravados por poetas locais e espalhados Brasil afora, apresentados pela professora Karla e pelo professor e ator Valdicélio Martins, formador do Teatro Universitário Univale, um dos parceiros do projeto. O convite à poesia está feito!

Então, agende aí e se prepare para ser rendido(a) pela arte!

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

24 DE SETEMBRO DE 2021

18h30 – Canal da Univale no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=oQ9IH_29CnY

 

ARTISTAS DA CASA

O quadro Artistas da Casa tem como objetivo mostrar a cultura valadarense com convidados especiais que estudam, trabalham ou já passaram pela Universidade Vale do Rio Doce. Os artistas contam um pouco da sua experiência com os movimentos artísticos e de onde surgiu essa ligação com a arte, trazendo sua vivência e história para o quadro.

Nesta apresentação teremos a participação dos egressos Gabriel Alves e Rafael Caires.

Produção: Univale TV

Gabriel Alves


Rafael Caires

PROGRAMAÇÃO

 

23 DE SETEMBRO DE 2021 19 HORAS

https://www.youtube.com/watch?v=mqDIojiPIqA

CONFERÊNCIA MAGNA DE ABERTURA

Ciência, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento

 

Prof. Dr. Artur Vilas Boas

Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em  Empreendedorismo  e  Inovação  pela  FEA- USP.  Membro  ativo  do Grupo  de  Pesquisa  – Planejamento Estratégico e Empreendedorismo da FEA-USP. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP e ligado ao Núcleo de Pesquisa e Gestão Tecnológica da USP. No Núcleo  de  Empreendedorismo  da  USP,  realiza projetos de desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica em  conjunto com o Inovalab da Escola Politécnica da USP e com a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. É conselheiro do Programa Pegasus (incentivo ao empreendedorismo  de  base  tecnológica)  da UFSCAR Campus  Sorocaba. Atua como assistente monitor nas disciplinas de empreendedorismo  na  Escola  Politécnica  da USP  e  tem  suas pesquisas concentradas no Papel da Universidade em Ecossistemas de Empreendedorismo, estudando sobre papéis a serem desempenhados pela universidade e os processos  de  mudança  da  universidade nesse sentido. Tem artigos publicados em periódicos, congressos e anais acerca dos    temas empreendedorismo, ecossistemas, universidades e ensino de empreendedorismo.

MESA REDONDA

24 DE SETEMBRO DE 2021 19 HORAS

https://www.youtube.com/watch?v=JSXFzVY5XVo

Empreendedorismo e Inovação e suas interfaces com a Pesquisa

 

 

 

 

Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro (Ciências da Saúde)

Professor Associado III do Campus Centro Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis-MG. Possui graduação em Farmácia pela UNESP de Araraquara-SP (1996),    Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela UNICAMP (1998 e 2001). Realizou Estágio Sênior (CAPES) no Instituto de Tecnologia de Massachusetts  (Visiting Scientist – MIT/EUA).  Pesquisador e inventor nas áreas   de Bioquímica, Microbiologia e Biotecnologia. Professor de Bioquímica e Empreendedorismo na graduação e pós- graduação. Colaborador nos Programas de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnolgia e PROFNIT. Experiência em programas de pré-aceleração de startup BioStartup Lab, FIEMG Lab, InovAtiva Brasil, FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show, Hospital Startup (Hospital São Francisco -Belo      Horizonte/MG) e Programa de Desenvolvimento em Tecnologia  em Saúde da PBH/Biominas Brasil. Professor membro do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI) do governo do Estado de Minas Gerais. Bolsista de Extensão CNPq – Orientador de Agentes Locais de Inovação do SEBRAE 2020/2021. Tutor da Empresa Júnior BetaTch. Coordenador da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação do Campus Centro Oeste da UFSJ. Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) e da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (INDETEC) da UFSJ.