A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) convida estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais para a 18ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, que terá como tema: “Responsabilidade Social da Pesquisa Científica”. O evento acontecerá entre os dias 17 e 24 de outubro de 2020.

Esse evento, que vem sendo realizado sem interrupções desde 2003, tem por objetivo incentivar e promover discussões acadêmicas, envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica desenvolvidas nessa Universidade e em outras Instituições de Ensino e Pesquisa regionais, estaduais e nacionais.

Entre as missões do ensino superior, a produção e a divulgação científica despontam como as que requerem ética e responsabilidade social.

É  por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão que respostas científicas a problemas vividos cotidianamente poderão chegar de modo mais interdisciplinar e democrático à sociedade. A produção e a difusão de caráter cultural, educativo, político, ambiental e ético da ciência respondem à sua responsabilidade social e promovem a conexão entre a universidade e a sociedade. 

A universidade, os programas de iniciação científica e os grupos de pesquisa são responsáveis por fomentar e difundir a perspectiva científica como instrumento de conhecimento e promoção da qualidade de vida. É nesse sentido que a pesquisa científica pode contribuir com a construção de uma sociedade capaz de resolver seus problemas cotidianos e enfrentar os desafios futuros. 

Em face desse momento de crise sanitária e econômica decorrente da pandemia causada pela Covid-19, e considerando o compromisso da Univale com a pesquisa, o evento, nesta edição, será totalmente GRATUITO E REMOTO.  Assim, a Univale oferece mais uma vez um espaço de divulgação, reflexão e criação de conhecimento por meio da proposta ora apresentada para o 18° Simpósio.

 

Prof.ª Drª. Elaine Toledo Pitanga Fernandes
Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos

a) debater, trocar informações e articular novas produções científicas;
b) divulgar os resultados de pesquisas científicas concluídas ou em andamento;
c) divulgar os resultados das ações extensionistas das instituições participantes do evento;
d) estimular a iniciação científica e o envolvimento dos estudantes em grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, familiarizando-os com o exercício do debate e da crítica;
e) contribuir na formação de graduados e graduandos, especialistas, mestres e doutores, por meio de um espaço para apresentação dos resultados de trabalhos científicos;
f) estimular a criação e/ou fortalecimento de linhas de pesquisa que promovam o desenvolvimento regional e nacional;
g) promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento;
h) fortalecer a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
i) divulgar o programa de mestrado em Gestão Integrada do Território e o programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Humanas, bem como os cursos de pós-graduação Lato Sensu.

O evento será realizado com interações síncronas em encontros ao vivo pelo Google Meet e no Canal da Univale no Youtube, e também com interações assíncronas, por meio de fóruns de discussão no ambiente virtual do evento.

Canal da Univale no Youtube: https://www.youtube.com/user/univale

Inscrições

O participante poderá inscrever-se GRATUITAMENTE nas seguintes categorias: OUVINTE ou APRESENTADOR DE RESUMO.

Prazos para inscrição: 

CATEGORIA DATA
APRESENTADOR DE RESUMO 11/08 a 07/09/2020
OUVINTE 11/08 a 05/10/2020
Faça a sua inscrição aqui


Lista de sessões temáticas


Clique aqui para baixar o arquivo

Sessões Culturais

de 17 a 23 de outubro no canal da Univale no YouTube – youtube.com/univale

SÁBADO – 17/10 às 10h – LANÇAMENTO DE LIVROS – Caminhos da luta pela terra no vale do Rio Doce. Conflitos e estratégias

Neste livro estão apresentadas diferentes nuances sobre a luta pela terra no vale do Rio Doce, pela perspectiva de assentados e lideranças do movimento social. Pesquisadores da UNIVALE, UFVJM (Campus Diamantina e Teófilo Otoni), UFV, UFJF (Campus G. Valadares), UFSC, Faculdade Castelo Branco (Colatina/ES), Instituto René Rachou (Fiocruz/MG), Faculdade Pitágoras (Gov. Valadares); agricultores, apoiadores e militantes envolvidos nas lutas contribuíram para a produção dessa coletânea.

A produção do livro cumpre uma das metas do Projeto O Vale do Rio Doce: a História dos movimentos sociais de luta pela terra, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Edital 12/2015 – Memórias brasileiras: conflitos sociais – apoiou financeiramente projetos para “resgatar e registrar memórias não contadas do Brasil”. Nesse sentido a história da luta pela terra, no vale do rio Doce, compõe parte destas memórias.

O projeto original propôs reconstituir os sentidos que o pertencimento a um movimento de luta pela terra adquire nessa região marcada pela sociabilidade agrária, traçando os impactos da atuação desses movimentos nas cidades em que se localizam e refletir sobre a atualidade dos mesmos.

Pelo Projeto, outro livro também foi produzido: Rumo à terra prometida. Diário de viagem de José Pavuna Neto; o autor relata fatos e suas impressões sobre a constituição do Assentamento de Reforma Agrária Cachoeirinha no município de Tumiritinga/MG.

Organizadoras do livro: Profª Drª Maria Terezinha Bretas Vilarino e Profª Drª Patrícia Falco Genovez (GIT/UNIVALE).

Os livros estão disponíveis nos sites:
https://projetosbic.wixsite.com/referenciasculturais/luta-pela-terra
https://projetosbic.wixsite.com/lutapelaterra

________________________________________________________________________

SEGUNDA – 19/10 às 18h – IDENTIDADE CULTURAL

O IDENTIDADE CULTURAL nasceu em 2003, mesmo ano de inauguração da Univale TV. O programa valoriza a música, dando voz e vez, aos cantores e bandas de Governador Valadares e região. São dezessete anos de programa e durante quinze foi mantido o mesmo formato de gravação: 3 blocos de música intercalado com entrevistas dos artistas com pouco mais de dez minutos. A partir de dois mil e dezoito o programa foi reformulado e passou a ser gravado no estúdio da Univale TV com uma “roupagem” mais intimista (fundo escuro e voz e violão em formato acústico).
A partir deste ano (2020), o programa passa ser gravado com uma nova proposta. A gravação será em temporadas, e já na primeira, a intenção é valorizar o talento musical dos estudantes da Universidade Vale do Rio Doce.
Essa nova proposta da Univale vai de encontro a visão do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale. Como nos últimos anos, a décima oitava edição do Simpósio também vai contar com Sessões Culturais. Neste ano, serão destinados trinta minutos de apresentação. Uma das apresentações será com os estudantes Winycius Cazelli, oitavo período de odontologia e, Thiago Mol, quarto período. Thiago tem referência de música em casa. A mãe é formada na área. Estudou em conservatório de música e é professora de piano. Já o pai tem afinidade com o violão. Thiago conta que desde a infância tem contato com instrumentos musicais, como bateria.
Assim, teremos a oportunidade de desfrutar dos talentos da nossa Univale, onde todos têm vez e voz!

________________________________________________________________________

TERÇA – 20/10 às 18h – ASSALTO POÉTICO

O assalto poético é um momento de encontro com poetas, amigos e amantes da poesia disparando versos certeiros para atingir em cheio seu coração! É um espaço de celebração da arte, de valorização e estímulo à literatura, considerando toda a sua potência humanizadora e expressiva!

Estamos na terceira edição do evento e continuamos a parceria com o Sarau do PSIA, um projeto idealizado pelo escritor e poeta Marcelo Rocha, que espalha poesia pela cidade e pelo Brasil há 10 anos. Será um momento de celebração e de festa. O Teatro Universitário da Univale também é nosso parceiro desde a primeira edição, e vai estar presente com toda sua performance e talento de seus integrantes interpretando poemas consagrados da literatura nacional e, claro, poemas autorais!

Nossa programação:
Dia 20/10 – De 18h ás 18h30: Live pelo canal do Youtube:
Durante a live apresentaremos um trechinho dos vídeos que irão compor uma série especial para a Univale TV… mas, por enquanto é surpresa!
Participem da Live para saber as novidades que virão por aí e se preparem para o bombardeio de versos…
Participantes: Karla Nascimento (Pedagogia Univale), Marcelo Rocha (Sarau do PSIA), Célio Martins (Teatro Universitário) e Elizete Pereira (Professora e poeta)

________________________________________________________________________

QUARTA – 21/10 às 18h – DOCUMENTÁRIO ANJOS DA ALEGRIA

O projeto de extensão Anjos da Alegria/Univale, pautado nas políticas públicas de saúde e educação, contribui com a humanização da assistência à saúde prestada no Hospital Municipal de Governador Valadares-HMGV e, também, para a formação interprofissional dos graduandos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Medicina, Nutrição e Odontologia, na perspectiva metodológica da palhaçaria de hospital.

Criado em julho de 2016, o projeto conta com docentes e discentes dos cursos referidos; suas atividades se constituem em formações com oficinas de palhaços, teatro e músicas.

As intervenções acontecem por meio de visitas às enfermarias da pediatria com brincadeiras, músicas e jogos cênicos. Nas unidades de clínica médica masculina e feminina, e nos corredores do pronto atendimento adulto, em que as intervenções musicais são as mais executadas.

Dessas intervenções decorrem reações múltiplas, tanto dos pacientes, acompanhantes, profissionais, docentes e discentes que se traduzem como sorrisos, lágrimas e muita interatividade.

Contudo, o projeto já se incorporou às atividades da pediatria e é reconhecido como um facilitador nas respostas dos pacientes ao processo terapêutico proposto, corroborando com seu objetivo formador e intervencionista na comunidade.

O documentário apresentado, traz de forma visual, alguns momentos das formações e intervenções dos extensionistas em suas conexões semanais experimentadas de forma prática e, sempre na perspectiva do riso.

Vale a pena conferir nossa palhaçada!

Organizadores: Projeto de Extensão Anjos da Alegria/Univale

________________________________________________________________________

QUINTA – 22/10 às 18h – RECITAL DE PIANO: IVANOR JOSÉ DE TASSIS

Da música clássica à MPB, Ivanor Tassis tem um repertório bem variado. Desde que iniciou na música, o pianista se dedica a tocar canções nacionais, músicas do estilo gospel e até hits internacionais. Fascinação, Valsinha e My Wey estão entre as preferidas do músico.
Ficha Técnica:
Organizadores: Profa. Adriana de Oliveira Leite Coelho e Univale TV
Videomakers: Danyel Guimarães e Josias Guilherme.
Roteirização: Táttyla Souza

________________________________________________________________________

SEXTA – 23/10 às 18h – TEATRO UNIVERSITÁRIO

2020, Covid-19… Corona vírus! Pessoas em todo o mundo buscando novas formas de viver e sobreviver. Alguns se isolam e outros se distanciam. A casa vira escola, escritório e teatro. É neste palco virtual que o Teatro Universitário/UNIVALE apresenta a proposta cênica “Os 7 pecados da pandemia”. Você já parou para pensar como os pecados capitais estão imersos em nosso cotidiano? Quem durante esse tempo de distanciamento social não cometeu nenhum pecado? Não exagerou na comida? Não se arrumou para ver uma live? Ou, não sentiu uma “invejinha” daquela pessoa animada que colocava sua roupa para malhar em casa? 7 amigos, 7 pecados, e uma afirmativa: Quem não cometeu nenhum pecado durante a quarentena, que atire a primeira pedra.
Atuação: Valdicélio Martins, Mauricio Mendes, Carla Martins, Erika Caetano, Gabriel Magalhães, Jhennyfer Gonçalves, Iasminne Rodrigues e Iaminne Rodrigues.
Direção/orientação: Valdicélio Martins
Texto: Produção Coletiva

Programação do 18º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

Transmissão ao vivo pelo YouTube.com/Univale

LIVE SOLIDÁRIA – SOS BURACÃO E PROJETO UNIVALE NA PERIFERIA CENTRAL:
um exercício de integração entre ensino-pesquisa no Carapina

17 de outubro, às 14h

obra-buracao-carapina-gv-1O projeto de pesquisa e extensão da Univale tem mudado a realidade de pessoas que vivem no Buracão, localizado na região central de Governador Valadares.
O Buracão é uma comunidade de extrema vulnerabilidade social, que fica dentro do Carapina. Com diversas carências, principalmente relacionadas a moradia e acessibilidade, cerca de 120 famílias vivem em situação de
abandono.fotografia-obra-buracao-carapina-gv-2

Desde 2016, a Univale, por meio do curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território, e de alguns cursos de graduação, tem se mobilizado para ajudar essa comunidade.Vamos mostrar as mudanças realizadas para o Caso da ‘Dona Edna’. Trata-se de uma senhora que há 12 anos não podia sair de casa. Depois de sofrer um AVC e ter sua mobilidade comprometida, a moradora da comunidade do Buracão, se viu, literalmente, presa. Isso porque a casa dela fica em um local íngreme da comunidade, com difícil acesso e sem nenhum tipo de rampa.

“Nós descobrimos a história dessa senhora durante nosso período de inserção social lá na comunidade. A gente resolveu, então, fazer um movimento com o curso de Engenharia, que elaborou um projeto para construir uma rampa. Trabalhamos para conseguir as doações do material, entre os professores e colaboradores da Univale. E nós estamos conseguindo fazer a rampa pra essa senhora conseguir sair de dentro de casa, porque hoje ela não sai nem pra tomar sol, não tem nenhuma possibilidade de locomoção”, conta a professora Eunice Maria Nazarethe Nonato, uma dos responsáveis pelo projeto.

CONFERÊNCIA MAGNA DE ABERTURA
Responsabilidade Social da Pesquisa Científica

19 de outubro, às 19h

profa-dra-miriam-pillar-grossi-ufscProfª. Dra. Miriam Pillar Grossi – UFSC
http://lattes.cnpq.br/9755128186799177

Professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atual Presidente da ANPOCS – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (2019/2020). Membro do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq como representante da comunidade cientifica (2020/2022) Doutora em Anthropologie Sociale et Culturelle – Universite de Paris V (1988), com estágios pós-doutorais no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France (1996/1998), na University of California-Berkeley (2009 e 2012), EHESS (2009/2010). Atua nos Programas de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e em Antropologia Social e nos cursos de graduação em Antropologia e Ciências Sociais da UFSC. Coordenadora Geral do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (2013/2015 e 2017/2020).

__________________________________________________________________________

MESA-REDONDA – NÚCLEO DA SAÚDE
Inovações da pesquisa em saúde e suas aplicabilidades sociais

20 de outubro, às 19h

Moderadores: Professores Dr. Pedro Henrique Ferreira Marçal e Victor Negrão Póvoa

profa-dra-maria-aparecida-de-faria-grossi-fasehProfª. Dra. Maria Aparecida de Faria Grossi – FASEH
http://lattes.cnpq.br/9901993767612537

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Servidora da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Professora do curso de Pós Graduação em Dermatologia do Centro de Medicina Especializada, Ensino e Pesquisa. Professora de Dermatologia do Curso de Medicina da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana – Faseh

prof-me-marcio-luis-moreira-de-souza-ufjf-gvProf. Me. Márcio Luís Moreira de Souza – UFJF/GV
http://lattes.cnpq.br/4578008002785684

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004), mestre em Engenharia Biomédica pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorando em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Professor Assistente na Universidade Federal de Juiz de Fora / GV.

prof-me-miguel-prestes-naculProf. Me. Miguel Prestes Nácul
http://lattes.cnpq.br/9957577845280840

Graduado em Medicina pela UFRGS (1988), Especialista em Cirurgia Geral certificado pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (1992) e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (1991). Tem certificado de área de atuação em Cirurgia Videolaparoscópica através da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL). Mestrado em Ciências Cirúrgicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Funcionário da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuando como Cirurgião do Hospital de Pronto Socorro. Preceptor da Residência em Cirurgia Geral do Hospital de Pronto Socorro acreditada pelo MEC e Coordenador do Curso de Extensão em Cirurgia Videolaparoscópica, acreditado pela SOBRACIL.

__________________________________________________________________________

MESA-REDONDA – NÚCLEO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Pesquisa, formação e carreira

21 de outubro, às 19h

Moderadores: Professores Maykon Dias Cezário e Ilara Rebeca Duran De Melo

henrique-lobo-relacoes-institucionais-da-estrada-de-ferro-vitoria-a-minas-valeHenrique Lobo
Relações Institucionais da Estrada de Ferro Vitória a Minas – VALE

Agropecuária – CEPLAC – 1981. Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Viçosa – 1988. Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental – Universidade Católica de Minas Gerais – 1994. Mestrado em Teologia – Instituto de Teologia Logos – Janeiro de 2020. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e Membro do Conselho Diretor do Instituto Terra. Atua como Relações Institucionais da Estrada de Ferro Vitória a Minas – VALE.

amanda-gomes-silva-UFESAmanda Gomes Silva – UFES
http://lattes.cnpq.br/7239162520719585

Mestranda em Produção Vegetal na linha Solos e Nutrição de Plantas pela UFES – Alegre/ES. Tecnóloga em Agronegócio, pela Universidade Vale do Rio Doce (2018/01).

 

myrelle-christino-marzochi-univale-Myrelle Christino Marzochi – UNIVALE
http://lattes.cnpq.br/7369040304283593

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Vale do Rio Doce (2019). Cursando a Pós-Graduação em Design de Interiores. Na graduação foi Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Vale do Rio Doce.

 

antonio-carlos-martins-de-oliveira-junior-ufrgsAntônio Carlos Martins de Oliveira Júnior – UFRGS
http://lattes.cnpq.br/0620126442667705

Mestrando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Engenheiro Civil e Engenheiro Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (2018). Atua na área de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, com vista à remoção de nutrientes de esgoto sanitário e aproveitamento de Resíduo de Estação de Tratamento de Água. Contribuiu com suporte técnico na revisão de Plano Municipal de Saneamento Básico no estado do Rio Grande do Sul.

__________________________________________________________________________

MESA-REDONDA – NÚCLEO DA COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES E NÚCLEO DE LICENCIATURAS
Ciência, Fake News e Pós-Verdade

22 de outubro, às 19h

Moderadores: Professores Me. Manoel Assad Espíndola e Dr. Rafael Barbosa Fialho Martins

profa-dr-carla-montuori-fernandes-puc-spProfª. Dra. Carla Montuori Fernandes – UNIP/SP
http://lattes.cnpq.br/1731982225546672

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (UNICID) e Processamento de Dados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. É especialista em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Líbero (2000) e em Administração Mercadológica pela Fundação Armando Alvares Penteado (1998). É Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (2005) e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Possui Pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.

geane-carvalho-alzamora-ufmgProfª. Dra. Geane Carvalho Alzamora – UFMG
http://lattes.cnpq.br/8572132339129140

Possui graduação em Comunicação Social/habilitação Jornalismo pela PUC/MG (1990), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, pelo CNPq. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (Departamento de Comunicação Social), membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/UFMG, membro do Comitê de Ciências Humanas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, co-líder do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) e coordenadora do Projeto Estruturante de Ensino Laboratório de Conexões Intermídia (DCS/UFMG).

__________________________________________________________________________

MESA-REDONDA – GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO
Importância da Ciência para a Sociedade e o Ambiente

Moderadora: Profª. Dra. Maria Celeste Reis Fernandes de Souza.

23 de outubro, às 19h

profa-dr-daniela-martins-cunha-ufmgProfª. Dra. Daniela Martins Cunha – IFMG
http://lattes.cnpq.br/2137302689764585

Possui Doutorado em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa- UFV (2006), especialização em Estudos Ambientais pela PUC-Minas (2003) e licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (2001). Professora e Coordenadora de Curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, campus Governador Valadares.

Profª. Dra. Fernanda Henrique Cupertino Alcântara – UFJF/GV
http://lattes.cnpq.br/2408544503673511

Possui Graduação em Ciências Sociais pela UFJF (2001), mestrado e doutorado em Sociologia pelo IUPERJ (2002-2008). É especialista em Direito Urbanístico pela PUC-Minas (2010) e graduada em Direito pela ESUV (Viçosa) (2011). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela LFG (2013) e em Direito Notarial e Registral também pela LFG (2015). Atualmente é Professora Associada II da UFJF, Campus de Governador Valadares.

18° SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Nome Cargo
Adriana Claudia Ribeiro da Costa Responsável Departamento de Informática, de Sistemas e Gestão de Informação – DISGI.
Ana Paula Silvestre de Santana Assessora de Comunicação
Carolina Cândido Pereira Bibliotecária
Cristiane Mendes Netto Docente Univale
Edmarcius Carvalho Novaes Docente Univale
Elaine Toledo Pitanga Fernandes Assessora de Pesquisa e Pós-graduação
Elton Frederico Binda de Castro Docente Univale
Farley Vasconcellos Jornalista UNIVALE TV
Flávia Rodrigues Pereira Docente Univale
Patrícia Falco Genovez Docente Univale
Renata Bernardes Faria Campos Docente Univale

Fale conosco

Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação – APPG
Rua Israel Pinheiro, nº. 2000 – Bairro Universitário – Bloco PVA, Sala 15
CEP: 35020-220 – Governador Valadares -MG.
Telefone: (33) 3279-5568


Não encontrou o que procurava?


Preencha o formulário e fale conosco, estamos a disposição para ajudá-lo.