evento do Crefito-4 na Univale

UNIVALE sedia evento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional — Crefito-4

25 agosto, 2022

O “Crefito-4 ao seu lado” buscou esclarecer dúvidas dos profissionais e diversas questões técnico-normativas

Por: Natalia Lima Amaral

Na noite da última terça-feira (23/08) aconteceu o “Crefito-4 ao seu lado”, um evento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª região de Minas Gerais, no campus II da UNIVALE. Com o objetivo de proporcionar um ambiente de troca, esclarecendo dúvidas recorrentes dos profissionais da área, a edição também foi realizada em Teófilo Otoni, Alfenas e Varginha. Foram debatidos temas relevantes para fisioterapeutas e para os terapeutas ocupacionais, como planos de saúde, piso salarial, marketing, autonomia profissional e muitos outros.

As atividades foram mediadas pela Presidente Interina do Crefito-4 MG, Flávia Massa, que conduziu uma roda de conversa e muita troca. “A UNIVALE é amplamente reconhecida como um centro de ensino superior renomado no estado de Minas Gerais. Inclusive pela qualidade da formação dos egressos da graduação em Fisioterapia da instituição, curso esse em que a UNIVALE foi pioneira no município. E a história de parceria entre o Crefito-4 MG e a UNIVALE é antiga e de sucesso, tanto que mais de 80% dos eventos realizados pelo conselho para os profissionais e acadêmicos de Governador Valadares e região foram realizados nesta universidade”, completa Flávia.

Para desenvolver a prática clínica, o profissional fisioterapeuta precisa estar devidamente inscrito no Conselho. Anaile Duarte Toledo Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIVALE, esteve presente no evento e contou com muita alegria sobre o corpo docente 100% inscrito. “Ter um corpo docente ligado ao conselho nos garante profissionais que, além da prática docente, possuem experiência clínica. Isso contribui ainda mais para a formação dos nossos alunos, que conseguem atribuir experiências mesmo em conteúdos que são teóricos, bem como nos práticos. Este encontro com o Crefito-4 é uma forma de aproximação junto aos profissionais, e participar desse momento me possibilita ampliar as discussões com outros fisioterapeutas sobre as principais demandas diárias da profissão”.

Para Flávia, a parceria institucional entre o Crefito e a UNIVALE proporciona diversas oportunidades de capacitações técnicas aos profissionais e acadêmicos, refletindo na qualidade dos serviços de fisioterapia e terapia ocupacional ofertados à população geral. “Além disso, a cooperação mútua entre as instituições se estabelece também dentro do campo acadêmico, o qual, atualmente, possui como elo de referência a fisioterapeuta, professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIVALE, Dra. Anaile Duarte Toledo Martins, que foi também integrante da primeira edição do Crefito Jovem, projeto idealizado pelo Crefito-4 MG com a finalidade de promover a aproximação da autarquia e dos acadêmicos”, conclui Flávia.

Acompanhe outras atividades do curso de Fisioterapia

• Alunos de Fisioterapia da UNIVALE realizam reabilitação física em pacientes da rede municipal de Valadares;
  • Ortopedia do Hospital Municipal de Valadares conta agora com fisioterapia;
  • Artigo de alunas do curso de Fisioterapia recebe premiação de melhor resumo.