Alunos de Fisioterapia da Univale realizam reabilitação física em pacientes da rede municipal de Valadares

08 novembro, 2021

Atendimentos são fruto de parceria da universidade com o Hospital Municipal

O curso de Fisioterapia da Univale firmou uma parceria com o centro de atendimento em traumato-ortopedia, especialidade médica que cuida dos músculos, ligamentos, articulações, etc, do Hospital Municipal de Governador Valadares. Prometendo ser de grande sucesso tanto para o curso, quanto para o centro de atendimento, a colaboração teve início no mês de outubro.

O projeto tem como foco o atendimento pré e pós cirúrgico a pacientes traumato-ortopédicos do Hospital Municipal que está funcionando no Hospital São Vicente, incluindo abordagens em condições como fraturas, amputações, lesões neurais, dentre outras.

Os atendimentos são realizados semanalmente, às segundas e quartas, na parte da tarde, sob a supervisão e orientação do professor Fisioterapeuta, Dr. Leonardo Peres.

A Univale vem sempre desempenhando importante papel social em Governador Valadares, realizando pesquisas, e, em projetos como este, que contribuem com a saúde pública, dando retorno à comunidade a qual pertence

Ao passo que essas iniciativas são de grande ganho para a população, também enriquecem a formação dos profissionais da universidade. A coordenadora do curso de Fisioterapia da Univale, Anaile Duarte, salienta:

"O curso vê isso como uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem melhor o campo de prática no processo de auxílio a esses pacientes. Tanto na visão da área traumato-ortopédica, por ter a oportunidade de vivenciar os pacientes que estão à espera de cirurgia, ou dos que estão no pós-cirúrgico, quanto numa visão interdisciplinar, com médicos, outros profissionais da área, além dos alunos terem mais uma oportunidade de atendimento dentro da atenção terciária que é a área hospitalar”.

A acadêmica do 6º período de Fisioterapia da Univale Aline Bárbara de Andrade Ramos Carvalho, que teve a oportunidade de participar do projeto, destaca a sua experiência.

“Me sinto privilegiada em fazer parte desse projeto, é uma oportunidade enriquecedora a nível acadêmico. Vivenciar na prática clínica e colocar em prática o que já aprendemos na teoria ao decorrer é um ganho muito grande para a nossa formação profissional”.

Sobre a importância da Univale participar de projetos como esse, ela acrescenta:

"É de extrema importância que a instituição tenha esses projetos práticos, o contato com o paciente permite o desenvolvimento do acadêmico, contribui p/ o raciocínio clínico, por fim, visa uma qualidade cada vez melhor de atendimento e recuperação para os pacientes."