Artigo de alunas do curso de Fisioterapia recebe premiação de melhor resumo

O trabalho foi premiado no II Simpósio Catarinense Multiprofissional sobre Prematuridade (SIMCAP) da Universidade Federal de Santa Catarina

Nos dias 7 e 8 de setembro, cinco alunas do curso de Fisioterapia da Univale participaram do II Simpósio Catarinense Multiprofissional sobre Prematuridade, da Universidade Federal de Santa Catarina. Com a orientação da professora Rosalina Tossige, as estudantes submeteram um artigo científico, feito por elas como um trabalho de conclusão de curso, e receberam o prêmio de melhor resumo do evento. 

A pesquisa, realizada pelas alunas Nicoly Uzai Valadares, Andressa Tavares Campos, Letícia de Melo Marques, Francyele Gonçalves Vidal e Allice Luana Guimarães Barros, avaliou a utilização dos meios não farmacológicos, para alívio da dor, por fisioterapeutas que atuam dentro das Unidades de Tratamento Intensivo — UTIs neonatais, em todo o estado de Minas Gerais. Profissionais da Fisioterapia de todo o estado participaram da pesquisa, feita pelas alunas via formulário digital, o que possibilitou um resultado extremamente abrangente e a catalogação de diversos métodos.

A pesquisa aconteceu durante a pandemia e, por isso, as alunas precisaram repensar o método de coleta de dados. A orientadora do trabalho ressaltou que, ao final, o resultado foi muito positivo. “Devido à pandemia, a coleta de dados presencial ficou mais difícil, mas depois das adaptações, tivemos outro lado: alcançamos várias regiões, coisa que se a gente tivesse feito de forma presencial talvez a gente não teria, porque seria mais restrito. O trabalho foi um motivo de grande orgulho pra mim, pra elas e para todo o curso. Estamos levando os dados, levando o nome da Univale e divulgando aí a pesquisa que nós fazemos na universidade”, disse Rosalina. 

A aluna Nicoly Uzai falou sobre a experiência de desenvolver a pesquisa com as colegas de curso. “Foi um privilégio fazer parte desse artigo. A gente conseguiu levar nosso conhecimento e o desses fisioterapeutas para o trabalho, trazendo assim um conhecimento muito grande para a área, o que beneficia tanto a nós, alunas, quanto os próprios profissionais. Tenho certeza que trará bastante retorno e benefícios”, disse.

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support