curso de docência e tutoria ead

UNIVALE oferta curso de docência e tutoria na EaD para colaboradores da Instituição

24 outubro, 2022

O curso de docência e tutoria na educação à distância será ofertado para colaboradores e professores da Universidade, do dia 24 de outubro ao dia 21 de novembro

Por: Natalia Lima Amaral

Com o objetivo de promover discussões acerca dos recursos tecnológicos e pedagógicos utilizados no Ensino a Distância (EaD), o curso “Docência e Tutoria na EaD” será ofertado para os colaboradores da UNIVALE, do dia 24 de outubro ao dia 21 de novembro. As atividades propostas serão desenvolvidas a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade, e estão distribuídas em uma carga horária total de 20h. Além disso, haverá dois encontros presenciais nos dias 24/10 e 21/11, de 17h às 18h, na Sala Uni InterAtiva no campus II.

As atividades do AVA poderão ser realizadas em horários flexíveis, via internet, conforme a disponibilidade dos colaboradores participantes. Haverá reflexões e trocas de experiências sobre os conteúdos apresentados no curso de docência, utilizando recursos tecnológicos e pedagógicos para promover discussões sobre o tema. O curso de docência também contará com um certificado, emitido pelo Núcleo de Educação a Distância da UNIVALE (NeaD). A ementa é composta por:

• Fundamentos teóricos, históricos e políticos da Educação a Distância (EaD);
  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem e seus recursos de apoio à educação;
  • Didática para práticas pedagógicas na EaD;
  • Concepção de tutoria e atribuições do professor-tutor na EaD;
  • Modelo de EaD e interdisciplinaridade na concepção dos Projetos Pedagógicos de Cursos na UNIVALE.

Wildma Mesquita é coordenadora do curso de Pedagogia da UNIVALE e está à frente da organização e estruturação do curso de docência. “Ele é ofertado de forma semestral para todos os nossos professores, tutores e colaboradores, e a participação de todos é importante para que entendam o modelo de EaD que a Universidade oferta. São cursos de graduação, extensão e pós-graduação, portanto o envolvimento de todos é fundamental para, além da propagação da modalidade de Educação à Distância, eles possam atestar a qualidade do ensino ofertado pela UNIVALE”,enfatiza Wildma.