Univale entrega revista “Saúde no Campo” no Córrego dos Melquíades

10 maio, 2019

As revistas em quadrinhos fizeram e ainda fazem parte da vida de muitas pessoas. Mais que entreter, elas podem trazer conteúdos educacionais importantes para uma comunidade inteira, como a do Córrego dos Melquíades, por exemplo, que recebeu da Univale um lindo material produzido por meio do projeto “Saúde no Campo”.

Os traços são do quadrinista João Marcos Parreira Mendonça, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale, criador de personagens como Mendelévio e Telúria e roteirista na Maurício de Sousa Produções, responsável pela revista infantil Turma da Mônica.

Além do professor, mais mãos fizeram esse projeto nascer, como as da egressa do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Darlianne Nadinne da Silva, que defendeu, em 2017, sua dissertação intitulada “Práticas de cuidados em saúde: traços culturais do território dos Melquíades”, sob orientação da professora Maria Celeste dos Reis Fernandes de Souza.

Já a história contada nos quadrinhos é uma iniciativa da Educação Popular em Saúde e faz parte da dissertação de Darlianne Silva. O trabalho de pesquisa também tem a contribuição do médico Rômulo César Leite Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar e participante do estudo sobre a bactéria H. Pylori no Córrego dos Melquíades.

Entrega no Córrego dos Melquíades

Na comunidade, a entrega das revistas foi realizada na Escola Monteiro Lobato. O encontro contou com a presença da comunidade escolar, da equipe da Educação no Campo e Secretaria Municipal de Educação, por meio de seu secretário, José Geraldo Lemos Prata. Participaram também docentes da Univale, como a professora do GIT Maria Celeste e o professor João Marcos.

Após a primeira entrega, chegou a vez da Escola Municipal João Pereira receber a revista “Saúde no Campo”. Durante a reunião, a equipe autora agradeceu a acolhida da comunidade do Córrego dos Melquíades, o apoio do secretário municipal de Educação em todo o processo de pesquisa e divulgação dos resultados e equipe de Educação do Campo da SMED.

Foram congratulados, ainda, o presidente da FPF, Rômulo César, por participar do projeto de pesquisa, bem como a ARDOCE, que possibilitou a produção da revista.

João Marcos, com crianças no Córrego dos Melquíades