Programa PET Saúde apresenta diagnóstico em ESF do Sir

UNIVALE é contemplada em edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde)

14 junho, 2022

As inscrições dos alunos interessados em participar do PET Saúde ficarão disponíveis do dia 11 ao dia 22 de Junho

Por: Natalia Lima Amaral

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), Gestão e Assistência, está disponível para os anos letivos de 2022 e 2023, no qual a UNIVALE foi contemplada no edital de 2018, uma política indutora do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação como forma de incentivar a reorientação na formação de recursos humanos na área da saúde. As inscrições para os alunos interessados no processo seletivo deste edital estarão abertas no período de 11 a 22 de Junho, até às 17h.

O que é o PET-Saúde?

PET-Saúde 2019
Programa PET Saúde apresenta diagnóstico em ESF do Sir em 2019 — Imagem: acervo UNIVALE

Segundo o professor do curso de Medicina e coordenador do projeto, Leonardo Oliveira Leão e Silva, o PET-Saúde é uma ferramenta indutora de mudanças no curso de graduação, além de contribuir significativamente na formação e nas práticas futuras dos alunos na saúde. O projeto promove a qualificação da integração entre ensino, serviço e comunidade, envolvendo tanto os docentes quanto os estudantes de graduação e profissionais da saúde no desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o edital UNIVALE

Os estudantes interessados no processo seletivo do PET-Saúde podem conferir o edital completo, com a regulamentação exigida, e preencher o formulário de inscrição. São disponibilizadas ao todo 40 vagas, sendo elas:

• 3 de Educação Física;
  • 7 de Enfermagem;
  • 7 de Nutrição;
  • 3 de Farmácia;
  • 7 de Psicologia;
  • 3 de Fisioterapia;
  • 3 de Odontologia;
  • 7 de Medicina.

“O PET-Saúde é eficaz no ato de fortalecer a relação da Universidade com a gestão municipal da saúde e as atividades extensionistas da UNIVALE, que reafirmam a interlocução com os diversos segmentos da sociedade. Isso contribui com o desenvolvimento da comunidade. O programa também busca a formação de profissionais bem preparados para atenderem a saúde, amplificando a resolutividade dos serviços. Os estudantes são inseridos no mercado de trabalho e isso amplia suas habilidades de trabalho em equipe com outras profissões, o que permite um aprendizado transformador.”

— Leonardo Oliveira Leão e Silva, coordenador do PET-Saúde UNIVALE