Univale assina carta para futuras parcerias com universidade norte-americana

23 abril, 2021

As instituições já realizaram alguns trabalhos em conjunto, mas agora caminham para um acordo formal de associação

A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e a Universidade de Massachusetts, Boston (UMB) assinaram uma carta de intenção para atividades futuras. O acordo entre as instituições é o primeiro passo para ações e pesquisas entre a Escola para o Meio Ambiente* e o Instituto Mauricio Gastón para o Desenvolvimento da Comunidade Latina e Políticas Públicas**, ambas escolas da UMB, e a Univale. Pesquisadores das duas instituições já trabalham em parceria em projetos de pesquisa relacionados à imigração brasileira para Massachusetts.

Assinado pela reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha e pelo professor associado de Meio Ambiente e Saúde Pública, dr. Carlos Eduardo Siqueira, o documento declara a intenção de conduzir futuros projetos de cooperação para promover atividades de ensino e pesquisa nas respectivas universidades. Além disso, será possível aprofundar a compreensão das tradições sociais e culturais dos países.

Os trâmites entre as instituições ainda serão formalizados, mas a assinatura desta carta já é um indicativo que a parceria promova pesquisas mais aprofundadas envolvendo os Estados Unidos e o Brasil. Isso permitirá um intercâmbio de alunos e professores entre as duas universidades, além de novas ideias e projetos.

Pesquisas realizadas anteriormente entre as universidades foram importantes para a formalização da parceria

O processo desse acordo formal é uma história que foi construída ao longo dos anos. O projeto sobre imigração brasileira para Massachusetts, intitulado “Território, migração e saúde: a circulação de doenças infecciosas e crônicas entre a origem e destino- Leste de Minas Gerais e EUA”, realizado pelos professores da Univale, dr. Pedro Marçal, dra. Sueli Siqueira e o professor da universidade americana, Dr. Carlos Eduardo Siqueira, foi o início dessa parceria de sucesso.

O projeto rendeu também um artigo científico, apresentado em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, outro importante trabalho de pesquisa dos professores Carlos Eduardo e Pedro Marçal está em processo de desenvolvimento. Ele é intitulado “Perfil epidemiológico e clínico dos migrantes brasileiros residentes na região de Boston, Massachusetts, Estados Unidos”.

De acordo com o professor Pedro Marçal, coordenador do curso de Farmácia da Univale,  o crescimento da pesquisa na Universidade fica evidente com essa parceria e demonstra que os trabalhos em andamento possuem ampla visibilidade. “A parceria com a Universidade de Massachusetts Boston demonstra o empenho da Univale e de seus pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas com impacto regional e internacional. Além da qualificação do corpo docente, a parceria fomenta o desenvolvimento regional, ao se tratar de assuntos relacionados diretamente à comunidade da região onde estamos. Esse é o objetivo da pesquisa, trabalhar temas pertinentes a fim de gerar qualidade de vida”, finaliza o professor.

*The School For The Environment
**The Mauricio Gastón Institute For Latino Community Development And Public Policy Of The University Of Massachusetts Boston (UMB)