S.O.S Buracão: Univale realiza ação solidária no Carapina, em Governador Valadares

21 dezembro, 2022

Ação aconteceu nesta terça-feira no bairro Carapina por meio do projeto S.O.S Buracão. Foram distribuídas cestas de Natal e foi entregue o selo de projetos já realizados

A Univale é uma universidade comunitária que vem transformando a vida das pessoas por meio da educação. Com o objetivo de acolher e ajudar a comunidade, a Univale realizou nesta terça-feira (20/12), no bairro Carapina, uma ação solidária por meio do projeto de pesquisa e extensão o S.O.S Buracão.

Participaram da ação a pró-reitora de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade, Adriana Coelho; a assessora de extensão, Marlene Temponi; o coordenador do curso de Engenharia Civil, Rondinelly Pereira; e a idealizadora do projeto, a ex-professora da Univale, Eunice Nazarethe Nonato. Na ação eles distribuíram cestas de Natal para algumas famílias do Buracão e entregaram o selo dos projetos de extensão já realizados.

A pró-reitora da Univale, Adriana Coelho, destaca a importância dessa ação e dos projetos desenvolvidos pela universidade na comunidade. “Nós reforçamos aqui a missão da Univale de ser uma universidade comunitária, inclusiva e inovadora que contribui para o desenvolvimento regional e social”.

Já a idealizadora do projeto, Eunice Nonato, explica quais são os próximos passos: "Temos muito ainda para fazer, mas o próximo passo é a recuperação de becos, ruas e casas. Aqui onde estamos é o beco Travessa Galiléia que é o único meio de acesso desta comunidade para a rua Galiléia e está com uma estrutura ‘oca’ aberta, onde as pessoas correm risco diariamente”, relata.

Além da entrega das cestas, a ida ao Buracão teve outro motivo especial: a instalação do selo “A Univale se faz presente aqui”, que marca a presença da universidade na comunidade. A assessora de extensão e pós-graduação da Univale, Marlene Temponi, falou sobre a importância do selo. “O selo é uma certificação da Univale na comunidade por meio de uma ação extensionista, que promove a interação transformadora entre a universidade e a comunidade beneficiária, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, de forma indissociável com o ensino e a pesquisa", comenta.

Entrega de cestas basicas no Buracao 21.12 22
Rondinelly Pereira, coordenador do curso de Engenharia Civil, com o selo — Imagem: Ascorg
Entrega de cestas basicas no Buracao 21.12 12
Adriana Coelho, Marlene Temponi e Eunice Nonato entregando uma das cestas básicas a uma moradora — Imagem: Ascorg

Sobre o S.O.S Buracão

O S.O.S Buracão é um projeto desenvolvido pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que realiza ações em benefício da comunidade do Carapina, em Governador Valadares. O projeto surgiu em 2016, com o objetivo de ajudar a população do Buracão, onde moram pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, que possuem diversas privações, principalmente relacionadas a moradia e acessibilidade.

As práticas do projeto são pensadas e desenvolvidas pelo Mestrado em Gestão Integrada do Território, GIT, e por cursos de graduação da Univale. Campanhas de doações, desenvolvimento de pesquisas e parcerias com o município são algumas das ações que pretendem levar melhorias para a estrutura do local e para as condições de vida de quem vive no Buracão.

Saiba mais sobre o projeto S.O.S Buracão