Semana_Academica_do_Curso_de_Medicina_Veterinaria_Thumb-1-1024x576

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária aborda o tema “Meio Ambiente” em aula de abertura

25 maio, 2022

A programação da Semana Acadêmica contou com a participação do médico veterinário e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Csermak Junior, que trabalha com a preservação de onças-pintadas nas regiões do Pantanal e Caatinga

Por: Natalia Lima Amaral

O médico veterinário é um importante agente para garantir o bem-estar do animal no meio ambiente, e este foi o tema escolhido para a abertura da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UNIVALE. As atividades tiveram início dia 23 de maio, no canal oficial da Universidade no YouTube, com a participação de diversos convidados especiais. A programação da Semana também inclui a apresentação dos seminários integradores produzidos pelos alunos do curso, que têm como principal objetivo a prática da extensão.

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária capa da live
Imagem: Ascorg

Segundo o professor e coordenador do curso, Victor Negrão Póvoa, há uma necessidade de compreender que o médico veterinário está diretamente ligado e fazendo parte de diversas questões envolvendo o meio ambiente, tendo também um leque grande de trabalho à sua disposição. Esse profissional é responsável por promover melhorias e condições para que os animais vivam adequadamente em determinado ecossistema, questão que acaba sendo abordada pelos alunos do 5º e 6º período do curso em seus projetos de extensão.

É uma convivência mútua e tem que ser benéfica tanto para os animais quanto para os seres humanos. Nesta Semana Acadêmica iremos apresentar diversos seminários, de trabalhos em escolas com estudantes a pesquisas com a comunidade, sobre doenças e suas formas de prevenção. Contamos também com o objetivo de informar a comunidade a respeito de melhorias ambientais, de manejo e nutrição para o aumento da produção de pequenos produtores da região de Governador Valadares”, explica o professor.

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária recorte da live
Imagem: transmissão no canal oficial da UNIVALE no YouTube

A abertura da Semana Acadêmica, transmitida online, contou com a presença do médico veterinário e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Csermak Júnior, que trabalha com a preservação de onça-pintada nas regiões do Pantanal e da Caatinga. Segundo o pesquisador, a onça-pintada é o 3º maior felino do mundo e o maior felino da América, além de também ser o único representante do gênero Panthera no continente.

Conservar a onça-pintada é muito estratégico. Ela está no topo da cadeia alimentar em seu ambiente, o que exige um nível de equilíbrio nos níveis abaixo dela. Além disso, a onça-pintada é o símbolo da nossa biodiversidade, sendo uma espécie sentinela, que indica o que está acontecendo na paisagem como um todo. Em algumas regiões do Pantanal, por exemplo, este animal consegue movimentar um grande valor monetário proveniente do turismo. E isso, consequentemente, faz com que boa parte de regiões do local seja preservada por conta da sua presença nela”, explica Antônio Carlos.

O trabalho de conservação da onça-pintada envolve diversas áreas como a da saúde, da educação ambiental, da conservação genética do animal e de suas cadeias reprodutivas.

Quer saber mais?

Confira a abertura da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária no canal oficial da UNIVALE no YouTube.