Jornada de Engenharias discute propostas para recuperação do rio Doce

18 novembro, 2022

A 3ª Jornada Acadêmica das Engenharias da Univale e o 7º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, realizados de forma conjunta no campus II da universidade, terminaram na sexta-feira (18). Coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale, o professor Hernani Santana destaca que as propostas para recuperação do rio Doce foram discutidas com vários atores da sociedade civil, incluindo o meio acadêmico, poder público e usuários das águas da bacia hidrográfica.

Durante os três dias de Jornada Acadêmica e do Encontro de Integração, os debates incluíram temas como preservação e gestão das águas, e a melhoria da qualidade e da quantidade da água no rio Doce, sete anos após o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana.

“As soluções para a tragédia do rompimento da barragem passam pelo crivo das engenharias, isso é fato. Mas o projeto só de engenharia não resolve. Então, esse encontro da Jornada Acadêmica, que conversa com diversos profissionais e diversas áreas das engenharias, com diversas propostas e projetos, eles conversam juntamente e paralelamente com o Encontro de Integração, com os conselheiros dos comitês de bacias, para apresentar e para ouvir propostas. Então a gente consegue trabalhar a questão acadêmica e a questão extramuro, que é levar isso para a comunidade”, afirmou Hernani.

Plano integrado para o rio Doce

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), Flamínio Guerra Guimarães, a recuperação das águas tem ocorrido de forma lenta e progressiva. Ele destaca ainda que a bacia tem uma área de abrangência similar a de alguns países, com 228 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, e que é importante reunir todos os atores envolvidos para discutir um plano integrado de recuperação e gestão das águas.

“O processo é lento, todos nós sabemos que é lento e é progressivo. Mas que a gente já saiu um pouco daquela tragédia. Por exemplo, na qualidade da água. Hoje, a água do rio Doce está totalmente apta para ser captada, tratada e fornecida à população. Só que nós temos problemas, como o rejeito, que ainda se encontra na calha. A gente vê com preocupação, a gente está disposto a conversar sobre isso. O comitê hoje tem uma expertise. Nós somos 700 conselheiros, atores que conhecem cada cantinho da bacia, o que dá para fazer em cada lugar. A gente está com as portas abertas para trabalhar em conjunto, de forma sinérgica, para entregar os produtos de forma mais rápida e com eficiência melhor”, declarou Flamínio.

Foto do público presente ao Auditório A, no campus II da Univale, para Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce
Recuperação do rio Doce foi discutida com vários atores da sociedade civil, incluindo o meio acadêmico, poder público e usuários das águas da bacia hidrográfica

Veja a cobertura do evento em reportagem da Univale TV: