festival de minibasquete no CEU capa

Projeto de Minibasquete incentiva prática de atividade física entre as crianças

30 maio, 2022

O festival de minibasquete acontecerá dia 11 de junho no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UNIVALE

Por: Natalia Lima Amaral

Com o objetivo de estimular o gosto das crianças e pré-adolescentes pela prática de exercícios, o projeto Minibasquete do curso de Educação Física da UNIVALE retornará às atividades com força total no dia 11 de junho. O evento acontecerá no Centro Esportivo Universitário (CEU), de 8h às 12h, e receberá 60 crianças, de 6 a 12 anos, da Escola Estadual do Bairro Jardim do Ipê.

festival minibasquete
Imagem: cedida por Cleber Amorim

O projeto faz parte de um componente avaliativo dentro da disciplina de basquete, do curso de Educação Física, e é realizado nas escolas desde 2014. Devido a pandemia ele foi suspenso, mas este ano ele voltou renovado e com as atividades sendo realizadas do CEU. De acordo com o professor, Cleber Amorim, as atividades surgem com o objetivo de oferecer aos acadêmicos um campo para aplicação dos conteúdos aprendidos durante o semestre. Além disso, ele também é uma forma de ampliar o acesso e prática esportiva, especificamente o Basquetebol, às crianças de escolas públicas da cidade.

Para as crianças, além de incentivar a atividade física, acredito que o festival contribui para a democratização do esporte, em específico do Basquete, o respeito entre as diferentes formas de jogar, e o desenvolvimento de valores como construção coletiva, respeito à diversidade, inclusão e formação integral. Para os acadêmicos, é uma oportunidade de articular os conhecimentos teóricos/práticos no campo de atuação, além de perceber o esporte enquanto ferramenta educativa”, ressalta o professor.

As crianças terão a orientação dos alunos do 3º período de Educação Física. Sarah Ellen Alves Silva, estudante do curso, está com boas expectativas sobre a sua participação no projeto:

“Para nós, que somos alunos, é uma experiência gigantesca. Vejo que podemos potencializar nosso aprendizado e, assim, enxergar o poder de inclusão e socialização proporcionado pelo esporte. Acredito também que as crianças da escola terão a socialização e a inserção em um esporte pouco praticado nas instituições públicas. E as experiências motoras e cognitivas serão postas em prática com as atividades que vamos propor.”

Programação:

8h às 8h30 - Recepção dos alunos e divisão das equipes
9h - Início das atividades
11h15 - Lanche
11h45 - Premiação e distribuição de brindes

Confira outras ações do curso de Educação Física.