Univale na praça: projeto buscará o cuidado com os idosos

UNIVALE na Praça: projeto buscará o cuidado com os idosos

25 fevereiro, 2022

O projeto UNIVALE na Praça é fruto de uma parceria entre a Universidade e a Praça de Esportes de Valadares para auxiliar no cuidado de idosos

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta quarta-feira (23/02) a UNIVALE e a Praça de Esportes de Governador Valadares iniciaram as atividades para a idealização do projeto UNIVALE na Praça, uma parceria que visa o cuidado e a promoção da saúde de idosos. A demanda de uma colaboração surgiu logo após a pandemia, com a retomada das atividades esportivas no local, onde cerca de 1.200 idosos praticavam pilates, hidroginástica e outros exercícios físicos.

Com a volta das atividades, houve um aumento significativo na taxa de queda desses idosos, algo que não acontecia antes. A Praça de Esportes de Governador Valadares é adaptada com a instalação de piso antiderrapante e também de barras de proteção. Ou seja, passou a ser uma questão não das condições físicas do local, e sim de como está o cuidado com a saúde dos idosos. E, a partir dessa demanda, surgiu o projeto UNIVALE na Praça.

univale-na-praca-capa
Imagem: cedida por Anaile Toledo

Lissandra Lopes, reitora da UNIVALE, está feliz com mais uma parceria, por meio do UNIVALE na Praça, que busca beneficiar a comunidade de Valadares e região.

“Os cursos da área da saúde da UNIVALE foram mobilizados para pensarmos em ações em benefício aos idosos que fazem atividades físicas na Praça de Esportes. O objetivo é conhecer a saúde deles, e então, a partir de um diagnóstico, propor ações efetivas de intervenção em conjunto, para uma melhora significativa no bem-estar destes idosos.”

Diversos cursos da UNIVALE estão participando da construção deste projeto, sendo eles:

• Fisioterapia
  • Nutrição
  • Educação Física
  • Estética e Cosmética
  • Biomedicina
  • Psicologia
  • Enfermagem.

A expectativa de todos é que esta seja mais uma parceria em benefício à comunidade de Valadares e região. “Agora, com o conhecimento da demanda, muitas outras ideias irão surgir e, enquanto universidade comunitária, a UNIVALE estará pronta para atendê-los”, destaca a reitora.