Programa de Extensão da Univale é finalista em prêmio ODS

01 junho, 2022

Rede Solidária Natureza Viva fica entre as 10 finalistas da categoria acadêmica do prêmio Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Rede Solidária Natureza Viva, Programa de Extensão da Universidade Vale do Rio Doce, é finalista no prêmio da Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil 2022. O programa ficou entre os 10 finalistas da categoria acadêmica, por isso, a Univale receberá um certificado durante o evento “O Futuro que Queremos", no dia 7 de junho, em São Paulo.

Ter um projeto como finalista de um prêmio tão importante para a sociedade é a consolidação da Univale enquanto ator social, que promove mudanças reais na comunidade a qual ela faz parte. O Rede Solidária Natureza Viva busca promover saúde e qualidade de vida para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) e da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf).

A universidade já integrava o movimento da Estratégia ODS, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), então ter um projeto finalista é o resultado dos esforços da Univale em benefício da comunidade. Ao todo são 672 membros compondo a Estratégia, reunindo organizações representativas da sociedade civil, dos governos locais, do setor privado e da academia.

Confira os objetivos da Estratégia ODS:

• Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS;
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais;
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação;
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais;
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais;
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil.

Confira aqui a lista com os projetos finalistas do prêmio Estratégia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.