“Prevenção e diagnóstico rápido de doenças gastrointestinais” é o tema do projeto aprovado pelo professor e consultor do curso de Medicina da Univale, Dr. João Batista Pozzato e professora Mônica Maria De Almeida, no programa Liberta Minas, um órgão que busca captar projetos para serem financiados pelas emendas parlamentares do deputado federal Tiago Mitraud e do deputado estadual Guilherme da Cunha.

O projeto foi desenvolvido afim de angariar fundos para a compra de aparelhos de endoscopia e colonoscopia, que serão utilizados no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), para atendimento da comunidade.

No projeto, eles falaram sobre a necessidade do município em prestar estes serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois existe uma longa fila de espera para a realização destes tipos de exames.

Segundo a professora Monica, com essa aprovação a comunidade também tem muito a ganhar, pois é mais um local para realização dos exames, o que ajudará a diminuir o tempo de espera dos pacientes. “É ótimo este tipo de edital para liberação de verbas, pois permite que o dinheiro público possa ser distribuído segundo critérios técnicos. Esperamos ter a oportunidade de participar de novos editais, para seguir ampliando nossa capacidade de atendimento à população”, concluiu.

Professor Dr. João Batista Pozzato e professora Mônica Maria de Almeida.