Professoras da Univale recebem homenagem em comemoração por 60 anos da profissão de psicólogo no Brasil

18 julho, 2022

A Câmara de Governador Valadares realizou na sexta-feira (15) uma reunião especial para comemorar os 60 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. A sessão foi pedida pelo vereador Cézar Ribeiro, que também é psicólogo, e 16 representantes da categoria foram homenageados, incluindo egressos da Univale e cinco professoras do curso de Psicologia da instituição.

As docentes agraciadas foram Adelice Jaqueline Bicalho, Eliene Nery Santana Enes, Solange Nunes Leite Batista Coelho, Tandrecia Cristina de Oliveira e Valéria Chequer Miranda Trindade. Ao parabenizar as homenageadas, o coordenador do curso de Psicologia, professor Omar Ferreira, destacou que há mais de três décadas a Univale forma profissionais da área. “É uma forma de reconhecimento do nosso trabalho enquanto curso. E da universidade, pela qualidade do ensino e pioneirismo na Psicologia na região”, afirmou o coordenador.

Profissionais da Psicologia, incluindo professoras e egressos da Univale, sentados em cadeiras do plenário da Câmara Municipal, durante reunião especial em comemoração aos 60 anos de regulamentação profissional no Brasil
Profissionais da Psicologia, incluindo professoras e egressos da Univale, recebem homenagem na Câmara de Governador Valadares (Foto: Fábio Magalhães/AICS/Câmara Municipal)

Psicóloga formada há 27 anos pela própria Univale, a professora Adelice Bicalho salienta que a homenagem é realizada ainda com a parceria do Conselho Regional de Psicologia (CRP). “Receber essa honraria com outros colegas é muito bom, isso demonstra que há outros profissionais na cidade que desempenham a profissão com o mesmo zelo, competência e ética”, observou.

A professora Tandrecia de Oliveira se disse honrada com a homenagem, e também destacou a presença de bons profissionais da Psicologia no município. “Sei que são muitos os profissionais que contribuíram e contribuem cotidianamente para o crescimento e reconhecimento da Psicologia. Tenho a felicidade de atuar na área que escolhi, que é a Psicologia Social, e por meio da docência trocar experiências com alunos, professores, psicólogos, outros profissionais, e aprender muito com estes”, comentou.

Décadas de transformação na Psicologia

Com 30 anos atuando na área, sendo duas décadas como professora da Univale, Valéria Trindade aponta que a Psicologia já passou por várias transformações desde o reconhecimento da profissão. “A Psicologia é uma profissão de ajuda, que se propõe a trabalhar com o humano, com a transformação e o cuidado. Por ser uma profissão que trabalha com o humano, todo esse processo de mudanças culturais, essas mudanças no mundo, todas se fazem sentir na nossa prática clínica e inserção social. Estar em uma profissão que se propõe à transformação e vive a transformação de maneira tão intensa é um grande prazer”, disse.

A professora Solange Coelho lembrou ainda do papel social da profissão, em especial no setor público. “A Psicologia nos últimos anos assumiu um compromisso social muito importante, abraçando causas em defesa das minorias e das políticas públicas. Para mim, é uma grande honra receber a homenagem. Sou muito feliz e grata pela oportunidade de ter contribuído com o desenvolvimento da Psicologia aqui na região, como professora e profissional da Secretaria Municipal de Saúde, atuando na área da Saúde Mental”, declarou.

Além das professoras de Psicologia da Univale, a lista de homenageados pela Câmara incluiu: Alessandra Pereira Coelho, Denise Vilela Silva, Jaqueline de Souza Alves, Marco Antônio Amaral Chequer, Márcia Alves de Pinho, Michelle Ramos de Oliveira Braga, Patrícia Oliveira Hemerly Moraes, Rosenery Pimentel Gonçalves, Walter Wilian Pereira Barreto, Lucas Nápoli dos Santos, Marcus Macedo da Silva.