academia internacional professora mylene lucca

Professora da UNIVALE toma posse como membro titular de academia interamericana

17 outubro, 2022

Além da posse em uma academia internacional, a professora Mylene Lucca ainda recebeu o prêmio Ricardo Iglesias pelos serviços prestados a pacientes com deficiência

Por: Natalia Lima Amaral

Na tarde de quinta-feira (06/10) aconteceu o último dia do 16º Seminário Integrador de Odontologia da UNIVALE, reunindo os alunos de todos os períodos do curso. Com o tema “A Inclusão e Acessibilidade dos pacientes com necessidades especiais na assistência odontológica: o que precisamos saber?”, o Seminário teve seu dia de encerramento marcado pela presença de membros da Aiope, a Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, que prestaram homenagem à professora Mylene Quintela Lucca.

Mylene é professora do curso de Odontologia desde 1986, e é coordenadora e idealizadora do Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope), implantado em 1995 na Universidade. Durante o evento, ela recebeu o Prêmio Ricardo Iglesias, entregue pela academia, dedicado a pessoas que trouxeram contribuições significativas no atendimento odontológico a pessoas com deficiência.

Em julho deste ano aconteceram o VI Congresso Aspodes Internacional e o II Encontro Aiope - Aspodes, celebrando os 15 anos de trabalho executados pela Associação Peruana de Odontologia para Pacientes Especiais, em Lima, no Peru. A professora representaria o Paope e a região sudeste do país no evento, mas, como não pode estar presente. Viviane Pereira (vice-presidente da Aiope), Norma Iglesias (da Academia Aiope), e Roberto Elias (fundador da Aiope) vieram ao campus II da UNIVALE nesta semana para entregar pessoalmente o prêmio. Além disso, Mylene Lucca foi empossada como membro titular da Academia Internacional de Odontologia para Pacientes Especiais.

É um momento ímpar na vida, né, maravilhoso. Porque a vida é muito inesperada, acontecem coisas que a gente nunca imaginava. Essa homenagem mesmo, eu devia ter recebido esse prêmio lá no Peru, não pude ir, e aí aconteceu essa situação maravilhosa. A princípio parecia ruim eu não poder ir, mas depois eles vieram até aqui, e eu pude receber o prêmio dentro da nossa casa, dentro da instituição, e esse é um prêmio que é da instituição”, destacou a professora Mylene.

Lissandra Lopes Coelho Rocha, reitora da UNIVALE, esteve presente na cerimônia e acredita que, ao longo da existência da Universidade, a instituição tem concentrado todos os seus esforços para continuar firme em seu principal propósito: de transformar vidas por meio da educação.

Momentos como este são de extrema importância para traçar caminhos em direção à transformação. É uma oportunidade de reflexão e de nos aprimorarmos como seres humanos, pois quando convivemos uns com os outros de forma harmônica, de igual para igual e considerando as especificidades de cada um, evoluímos a nossa condição humana. E assim, cumprimos nosso papel social segundo o que há de mais sublime que existe nesse mundo: o amor. Afinal, cuidar do outro é uma expressão de amor genuíno”, expressa.

16º Seminário Integrador de Odontologia

academia internacional professora mylene e alunos da liga
Professora Mylene Lucca e alunos da LAOP — Imagem: acervo pessoal

Organizado pela Liga Acadêmica de Odontopediatria, o 16º Seminário Integrador de Odontologia abordou a inclusão e a acessibilidade dos pacientes com necessidades especiais na assistência odontológica e Deyvid Oliveira Brito, aluno do 7º período de Odonto e vice-presidente da Liga, contou que foi uma grande satisfação poder organizar o evento com seus colegas, recebendo o apoio e assistência da professora Mylene. “Foi uma honra poder ter prestigiado e participado do evento. O Seminário Integrador é de extrema importância para a instituição e para nós, estudantes. Foi um momento de partilha, que nos fez aprender muito”, compartilha.

Tânia Terezinha, professora e supervisora de estágio no Paope, também esteve presente no Seminário Integrador e acredita que participar do evento foi uma experiência única e proveitosa. “Nós escutamos falar das pessoas do Aiope, mas não temos contato com elas. Foi uma oportunidade única de entrar em contato com eles, que realizam o mesmo trabalho que fazemos aqui. Além disso, pudemos conhecer mais e ver a participação dos alunos. Nossos estagiários do Paope estiveram presentes e se sentiram importantes de mostrar que o que estava sendo passado nós também realizamos aqui. Foi uma oportunidade única”, afirmou.