Por onde andam nossos egressos? Confira o relato da Maressa Batista, ex-aluna de Pedagogia!

09 março, 2020

Após se formar em Pedagogia pela Univale, Maressa foi aprovada para cursar mestrado em Portugal

Meu nome é Maressa Batista Siqueira Souza, me formei em Pedagogia na Universidade Vale do Rio Doce em 2018.1 e hoje estou no segundo período do meu mestrado em Avaliação, Supervisão e Educação, no Instituto Piaget, em Portugal. Qual a relação entre as duas coisas? É simples, sem toda minha vivência na Univale, apoio e incentivo dos professores, hoje esse sonho não seria possível.

O desejo do mestrado surgiu no meu coração no início da graduação em Pedagogia, um sonho distante e que por vezes pensei ser impossível. As conversas com os professores e os momentos de troca pessoal, profissional e acadêmica só aumentavam essa vontade em mim, e assim que me formei comecei a “correr atrás”.

Encontrei muitos obstáculos para que isso se tornasse possível, mas desistir nunca foi uma opção, e foi assim que larguei tudo no Brasil e me mudei para Portugal para viver esse sonho. Fácil não é. A distância, a mudança, a nova rotina e as inúmeras diferenças, principalmente na educação, me fazem mudar e aprender a cada situação. As experiências que tenho vivido não caberiam aqui, mas espero um dia compartilhar tudo!

Fotos da trajetória acadêmica de Maressa, da Pedagogia na Univale para o mestrado em Portugal:

Os cursos, palestras e seminários que participei como ouvinte e como  apresentadora durante a graduação foram de suma importância, não somente para o meu desenvolvimento pessoal e social, mas também indispensáveis para o processo seletivo do mestrado. Ter sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) me abriu portas e me rendeu uma discussão riquíssima aqui.

Por que escolhi outro país? Também é simples, poder levar para o Brasil uma outra realidade, novas experiências, métodos utilizados na Europa e inúmeras práticas diversificadas, não tem preço que pague. Sim! Eu me formo e volto para o Brasil com a bagagem mais recheada e o coração cheio de vontade de mudança, porque se tem uma coisa que aprendi na Univale é que a mudança começa em nós e se cada um buscar se aperfeiçoar, nunca se acomodar, sempre almejar o novo, podemos mudar o mundo, não somente o nosso país!

Deixo aqui minha eterna gratidão a tudo que essa universidade me proporcionou, a tudo que tem me possibilitado conquistar e espero tão breve voltar a fazer parte de uma instituição tão séria e importante para nossa cidade, que permite a seus alunos desbravarem o mundo sem nunca esquecer que têm para onde voltar.

É ex-aluno da Univale, e quer contar sua história para a gente? Faça como a Maressa, nossa egressa da Pedagogia, e manda um e-mail para ascorg.imprensa@univale.br!