PortugueseSpanishEnglish

Pesquisas de professores da Univale são aprovadas para financiamento da Fapemig

29 setembro, 2021

No total, três projetos da instituição receberão mais de 90 mil reais de investimento

.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais — Fapemig — divulgou nesta semana o resultado final do programa Demanda Universal, que visa estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento. Foram mais de 1300 projetos inscritos e, dentre as pesquisas aprovadas para receber apoio financeiro da fundação, estão três projetos desenvolvidos por professores da Univale. 

.

Os docentes Rafael Gama e Thalisson Gomides, ambos do curso de Farmácia, e o professor Haruf Espíndola, coordenador do Mestrado em Gestão Integrada do Território, receberão, ao todo, mais de 90 mil reais para investir nas pesquisas apresentadas, que serão desenvolvidas na universidade.

.

O projeto “Dinâmicas e Conflitos no Território de Inserção do Parque Estadual do Rio Doce”, apresentado pelo professor Haruf Salmen Espindola, receberá o valor de 22.891,76 reais. Já o projeto do professor Rafael Silva Gama, “Avaliação de Células Tronco Mesenquimais como Modelo Ex Vivo de Cultivo e Manutenção de Mycobacterium Leprae” vai receber 33.820,78 reais para investimento na pesquisa. Outros 36.898,74 reais serão concedidos ao projeto “Avaliação Imunológica e Nutricional de Crianças com Idade Escolar Portadoras de Infecções Parasitárias em Municípios do Médio Rio Doce”, apresentado pelo professor Thalisson Artur Ribeiro Gomides.

.

Esse tipo de apoio financeiro, chamado de fomento externo, é essencial para o desenvolvimento de pesquisas científicas. A assessora de pesquisa e pós-graduação da Univale, professora Elaine Pitanga, destaca a importância desses recursos e recomenda que os pesquisadores fiquem atentos aos editais e parcerias externas. “Os recursos captados nas agências de fomento promovem o financiamento das questões estruturais para garantir a realização da pesquisa. Isso se refere principalmente às necessidades de materiais, de transporte, de estrutura física. Além disso, contribuem para a formação de pesquisadores e cientistas através da concessão de bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação”, afirma. 

.

Além dos três aprovados para recebimento da verba de incentivo, outros cinco professores da Univale também tiveram os projetos deferidos. Entretanto, esses foram classificados como prioridade secundária e não receberão o investimento, devido à alta demanda qualificada.

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content