PortugueseSpanishEnglish

O que é computação?

20 julho, 2022

Escrito por: Glenda Hastenreiter Corteleti, estudante do 5º período de Publicidade

Você já imaginou sua vida sem computador ou smartphone? Só de pensar, já bate um desespero, não é mesmo? Redes sociais, pagamentos online, compras virtuais… É impossível pensar nossa realidade sem esses recursos. As novas tecnologias, que trouxeram tanta inovação e proporcionaram inúmeras mudanças nos nossos hábitos vieram para ficar!

Mas o que a computação tem a ver com tudo isso? Ora, se não fosse por ela, não haveria redes sociais, bancos digitais, aplicativos de celular, muito menos internet, computadores e telefones celulares. É graças a ela que temos hoje um mundo cada vez mais conectado! Mas como a computação atua? Para entender o que ela é e como é capaz de criar e moldar técnicas e aparelhos tão importantes ao nosso dia a dia, continue conosco, pois vamos te explicar o que é a computação!

Afinal, o que é computação?

o que é computação
Imagem: Pexels

A computação está ligada ao verbo “computar”, que significa “calcular” ou “contar”. Então, é possível dizer que os computadores fazem cálculos. Mas o que eles contam? Essas operações são feitas por meio de um sistema binário de numeração, ou seja, só existem os algarismos 1 e 0 para representar os números.

Os computadores recebem inputs (ou entradas) e devem chegar a um output (ou saída). Os inputs são enviados ao computador por meio de algoritmos codificados em sistema binário, que, por sua vez, responde com um output ao usuário. É como se fosse pergunta e resposta ou uma ação e reação.

Mas o que é algoritmo?

O algoritmo é uma sequência finita de procedimentos que busca resolver um determinado problema em diferentes situações possíveis. Para exemplificar, pense em um processo de compra e venda. Para comprar algum produto, é necessária uma certa quantidade de dinheiro. Caso essa condição não seja satisfeita, a compra não pode ser efetuada. Caso seja satisfeita, receberemos o produto em troca do dinheiro.

O algoritmo funciona de maneira similar: ele toma decisões dependendo da situação apresentada e se os requisitos para resolver o problema forem ou não atendidos. É como um fluxograma, em que cada resposta dependerá da situação inicial em que se encontra.

Para que serve a computação?

para que serve a computação
Imagem: Pexels

A computação é, atualmente, aplicada em diversas áreas como na saúde, na área militar, na educação e até como fonte de renda. Um exemplo muito famoso de aplicação é as redes sociais, muito conhecidas pelo uso de algoritmos.

Os algoritmos das redes como Instagram, Facebook e Twitter definem o que irá aparecer no feed — ou seja, a página principal, que mostra diversos conteúdos, sejam eles fotos, textos ou vídeos. Essa filtragem é necessária porque, todos os dias, milhões de conteúdos são publicados nessas redes e o algoritmo permite que apenas os conteúdos mais relevantes para você sejam exibidos, com base nos seus interesses e no seu comportamento na web.

Mas essa não é a única aplicação da computação. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível estudar pela internet, por meio da educação a distância. Isso foi ainda mais ampliado devido à pandemia de covid-19, período de isolamento que obrigou muitos a realizarem suas atividades virtualmente. O home office desde então ficou ainda mais popular, e, ainda hoje, é muito comum vermos palestras, aulas e até bancas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) online.

E por falar em home office, a mídia digital tem se tornado fonte de renda de muita gente. Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a compra de cursos online aumentou em mais de 200% durante o período de isolamento. Outras profissões e áreas vêm surgindo com as redes sociais, como a profissão de social media e a área do marketing digital.

Conclusão

fique por dentro da computação
Imagem: Pexels

A computação é uma área que veio para mudar nossas vidas! Apesar de ser uma ciência historicamente recente, não dá para negar que ela proporcionou mudanças irreversíveis no nosso cotidiano. É exatamente por isso que é uma área que possui tanta demanda no mercado de trabalho. Infelizmente, a computação ainda não é difundida para todos.

As mulheres ainda são minoria no mercado de TI. Embora os cursos da área cresçam constantemente, a presença feminina nas salas de aula diminui. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a quantidade de mulheres matriculadas nas graduações de informática caiu para apenas 15,5%.

Então, o incentivo às jovens brasileiras na área de tecnologia é de grande importância, já que muitas desistem da área pelo estereótipo de que a computação é uma ciência para homens e pela falta de referências femininas.

Pensando nisso, trouxemos depoimentos de alunas inspiradoras do curso de Sistemas de Informação da Univale que irão motivar você a correr atrás da tão sonhada carreira na computação!

Você também pode se interessar por:

Univale
Univale
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereços.
®Copyright 2000 – 2021 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down Skip to content