Pint of Science 2023 sendo realizado no bar UHappy Hour

Segunda noite de Pint of Science traz conversas sobre inteligência artificial e educação socioemocional

22 maio, 2023

Maior festival internacional de ciências fora de ambientes acadêmicos, o Pint of Science continua nesta terça-feira (23), a partir das 19h, no Uhappy Hour, rua Francisco Sales, número 157, no bairro Esplanada. A entrada é gratuita, e esta segunda noite do Pint 2023 traz as conversas com os temas: “Desmascarando a inteligência artificial e suas aplicações”, e “Fórmula para Educação Socioemocional: automedicação é dose”. Realizado simultaneamente em 123 cidades brasileiras, em Governador Valadares a organização do Pint of Science é por conta da UNIVALE.

A primeira palestra, sobre inteligência artificial, será conduzida por Cristiane Mendes Netto, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da UNIVALE; Herbert da Silva Costa, professor do curso de Sistemas de Informação; e Mauro Guariente, professor do curso de Ciências Contábeis. “O objetivo é apresentar como funcionam os algoritmos e a lógica computacional da Inteligência Artificial. Assuntos como Data Mining, Chat GPT e aplicações na área educacional, contábil, dentre outras, serão abordados de forma clara, descontraída e didática”, afirma a programação oficial.

Dando sequência ao Pint of Science 2023, logo depois assumem os microfones a pedagoga Karine Keily, a farmacêutica Layla Dutra Marinho Cabral, o farmacêutico-bioquímico Marcos Daniel Silva Pinheiro, a pedagoga Renata Greco de Oliveira, e o farmacêutico PhD em Imunologia das Doenças Parasitárias, Thalisson Gomides.

“A fórmula para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na integração das dimensões cognitiva e emocional passa pelos processos educativos, cujas bases filosóficas se sustentam na transformação afetiva e cognitiva inspirada nas contribuições de diferentes teóricos e fundamentada na ação mediadora e múltiplas linguagens para as diferentes inteligências. A ciência farmacológica pode contribuir na apresentação dos medicamentos psicoativos mais utilizados, discutindo riscos e benefícios para o tratamento de transtorno de ansiedade, depressão, déficits de aprendizagem, e outros transtornos”, promete a sinopse da palestra.

O Pint of Science continua na quarta-feira

A última noite de Pint of Science é nesta quarta-feira (24), no Mangaba Restô Bar, também às 19h. As conversas da noite são: “Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia!!!”, e “Chaves, Kiko, Chiquinha, Dona Florinda, Seu Madruga, Bruxa do 71, Professor Girafales, Seu Barriga: Uma análise jurídica da série Chaves! Será que o Chapolin Colorado irá defender os nossos direitos?”.

Para quem acha que é pouco ter apenas três dias para levar a ciência além dos muros da universidade, na quinta-feira (25) acontece o Pós-Pint. Será novamente às 19h, na cervejaria HaüsMalte, com o tema “The Choice: que comecem as soluções para os problemas da nossa cidade”, proposto pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALE, professora Ilara Duran  – além dela, participarão os professores Igor Monte Alto, Rogério Braga e Débora Tameirão, todos arquitetos e urbanistas.

Display do Pint of Science em destaque na entrada de um dos bares participantes da edição de 2022 do festival