Mais de 50% dos medicamentos prescritos ou vendidos são de forma inadequada

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, alerta a população sobre o uso indevido de remédios

Cinco de maio é marcado como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data tem como objetivo principal alertar a população sobre os riscos da automedicação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% dos medicamentos prescritos, dispensados ou vendidos são de forma inadequada. Além disso, metade dos pacientes não fazem o uso correto das medicações.

uso racional de medicamentos
Imagem: Unsplash

Há diversos exemplos do uso inadequado de medicamentos, como injeções, automedicação inapropriada de antidepressivos, dentre outros. Lauro Maduro, professor do curso de Farmácia da Univale, explica algumas das diversas consequências que esta prática pode trazer.

Já dizia Paracelso, a diferença entre o medicamento e o veneno é a dose. Todo medicamento é potencialmente perigoso se utilizado de maneira equivocada, causando efeitos que impactam a qualidade de vida e pioram o quadro de saúde das pessoas. Quando a condição de saúde não é tratada, há também um impacto financeiro para o paciente, já que passa a ser necessário um novo tratamento para reverter o quadro”, explica.

O professor destaca ainda que alguns medicamentos, como os antibióticos, quando usados de maneira irracional, podem causar perigo não só para o paciente mas para a sociedade como um todo. O seu uso inadequado pode levar à resistência bacteriana, viral ou de outros microorganismos que podem contaminar outras pessoas.

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support