Eteit: curso técnico integrado ao ensino médio é alternativa para atender às novas diretrizes curriculares

A reforma do ensino médio, que começou a ser implantada com a Lei nº 13.415 de 2017, exige que o aluno complemente a carga horária de disciplinas básicas com outras atividades de aprendizagem para concluir sua formação. Na teoria, isso aconteceria por meio de itinerários formativos oferecidos pelas escolas, direcionando o aluno para áreas específicas de acordo com seus interesses. Por exemplo, um aluno que tem aptidão com a matemática poderia cursar disciplinas mais específicas e avançadas sobre o tema, com o intuito de caminhar em direção ao ensino superior, ou de obter uma qualificação profissional/técnica relacionada. 

Entretanto, muitas escolas, públicas ou particulares, não conseguem oferecer essas trilhas formativas, e o aluno precisa buscá-las em outras instituições. A Escola Técnica da Univale, Eteit, é uma excelente opção para os alunos que precisam cumprir essas atividades, podendo ainda se profissionalizar em uma área de atuação em constante crescimento.

O que diz a Lei?

De acordo com as diretrizes da  Lei nº 13.415/2017, são necessárias 3.000 horas para concluir o ensino médio, divididas entre 1.800 horas para as competências do currículo básico e 1.200 para itinerários optativos entre áreas do conhecimento ou cursos técnicos e de qualificação. Essa carga horária é definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que determina as aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica. 

Os cursos técnicos estão em alta no mercado devido à sua rápida formação e à atuação prática no exercício do trabalho. Atualmente, a Eteit oferece o curso de Técnico em Enfermagem, e já tem autorização para ofertar outras trilhas de formação, que serão lançadas em breve. O curso técnico tem duração média de 2 anos e meio, com aulas 3 vezes por semana e custo acessível.

Cláudia Godinho, diretora da Eteit, destaca o valor da estreita relação da educação superior com a educação básica. “É importante que a educação superior se una às escolas de nível básico para ajudar nas construções dos ‘projetos de vida’ dos alunos, para que as escolas sejam orientadas sobre como construir seus itinerários formativos, oportunizando aos alunos uma escolha acertada nos escolha da profissão ou do curso superior que irá fazer no futuro”, diz.

As inscrições para o curso de Técnico em Enfermagem estão abertas até o dia 17 de maio e os interessados devem acessar o site https://eteit.univale.br/

Gostou? Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support