Escadaria do Buracão é revitalizada por alunos e professores da Univale

13 julho, 2021

Ação faz parte do projeto SOS Buracão, que desenvolve diversas atividades em benefício da comunidade localizada no bairro Carapina, em Governador Valadares

Cheias de desenhos, cores e muita vida: foi assim que ficaram as escadarias do Buracão, comunidade localizada no bairro Carapina, em Governador Valadares, depois da intervenção dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale. A ação foi realizada no último domingo (11), e contou com a participação voluntária de alunos e professores da universidade, além da colaboração de moradores do local.

A atividade tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores do Buracão, principalmente das crianças, que usam as plataformas das escadas como espaço para brincadeiras. A professora Eunice Maria Nazarethe Nonato, que é idealizadora do projeto SOS Buracão, destaca as intervenções realizadas na comunidade como a esperança de um futuro melhor.

“Eu acho que representa a possibilidade de ver um pouco de dignidade para essa comunidade, e não permitir que as crianças de agora passem pelo que eu passei. Que elas tenham um pouco mais. Ninguém que vive aqui sai sem levar as sequelas. Eu carrego muitas, e eu não queria nunca que essas pessoas passassem pelo que eu passei. Então, estar aqui significa uma esperança, de que a situação deles seja melhor do que a minha”, destaca a professora Eunice, que nasceu e cresceu na comunidade.

A atividade de revitalização das escadas foi realizada pelo primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo, com coordenação dos professores João Marcos e Simone Amaral.

escadaria buracão

Conheça o projeto

As atividades da Univale com a comunidade do Buracão, onde residem cerca de 110 famílias, começaram no ano de 2016, com o projeto de pesquisa Periferia central: um estudo sobre a mobilidade urbana e os aglomerados no morro do Carapina. Em 2021, mesmo com a pandemia, a comunidade não ficou desassistida.

Além da ação do curso de Arquitetura, outros cursos também já realizaram atividades com a comunidade neste ano. O curso de Psicologia, por exemplo, fez uma campanha de arrecadação que conseguiu 70 cestas básicas para as famílias. Já os alunos do curso de Jornalismo têm trabalhado para contar as histórias do Buracão e dar visibilidade às demandas locais. Vários outros projetos foram realizados, e muitos outros ainda estão por vir, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Confira a matéria da Univale TV: