É comum que todo jovem, durante o ensino médio, viva a tensão da definição de qual carreira seguir. Afinal, durante essa fase de tantas decisões, a escolha de um curso superior pode ser considerada “para vida toda”. Por isso, é muito importante ficar atento a alguns pontos que podem ser determinantes na hora de definir qual graduação cursar; e para ajudar nessa tarefa, a Univale preparou algumas dicas para você. Confira abaixo:

O que eu devo considerar a hora de escolher o curso?

É certo que sua carreira profissional deve ser decidida exclusivamente por você, uma vez que, futuramente, será você quem trabalhará na área escolhida. Assim, o primeiro ponto a ser considerado para tomar essa decisão é a sua afinidade com a área do curso em questão. Portanto, conheça afundo os conteúdos estudados – será difícil ingressar em cursos da área da saúde, se você não gosta de ver sangue, por exemplo – e não tente realizar os sonhos de outras pessoas. É recomendado que você opte por uma profissão que una suas habilidades com seus hobbies. Fazer teste vocacionais/profissionais on-line, é uma excelente forma de unir as duas coisas.

O segundo ponto a ser analisado, e tão importante quanto o primeiro, são as tendências do mercado. É interessante que você pesquise quais cursos estão em alta e que darão melhor retorno financeiro, buscando conhecer desde as profissões que pagam os melhores salários ou que estarão em ascensão no futuro.

Além disso, também é importante que você conheça o mercado em que pretende ingressar. Para isso, conversar com profissionais que já tenham experiência na área faz toda a diferença na hora de escolher seu curso. Procure orientação com pessoas que já passaram por esse momento e estejam atuando profissionalmente. Outra opção é frequentar eventos promovidos pelo curso que você está interessado, como seminários, congressos, entre outras atividades. Dessa forma, você terá contato com alunos, professores e profissionais; pessoas em diferentes momentos que poderão agregar valor aos seus critérios para escolher o melhor curso superior.

Por fim, mas não menos importante, na hora de decidir o curso é de grande relevância que você conheça a faculdade que irá ingressar. Visite o campus, as salas, laboratórios, converse com o corpo docente, veja a matriz curricular do curso a ser escolhido e tire todas as dúvidas. Afinal, conhecer o local onde você passará boa parte do dia nos próximos anos, tornará o processo mais leve.

E agora, o que falta para começar a estudar?

Agora que já sabe o que observar na hora de escolher o melhor curso superior para você, está na hora de conhecer os cursos ofertados pela Univale e identificar a carreira que você quer seguir. Clique aqui para saber os cursos disponíveis e os detalhes sobre cada um deles. Ah, lembrando que as inscrições para o Vestibular 2020.1 ainda estão abertas!