O que é o curso de Biomedicina?

13 dezembro, 2022

Escrito por: Lucas do Vale Braga Alexandre, estudante do 4º período de Jornalismo

A área de biomedicina tem um amplo mercado de trabalho em hospitais, clínicas e laboratórios. Voltada para a pesquisa nas áreas da saúde, seja humana, animal ou vegetal, essa ciência traz uma interface entre a biologia e a medicina, tendo como função pesquisar e diagnosticar doenças, identificar suas causas e desenvolver tratamentos para curá-las.

Apesar de ser uma profissão antiga, que teve seu primeiro curso fundado no Brasil na década de 60, essa área ainda é pouco conhecida, mas é de extrema importância na saúde e na pesquisa. Quer saber mais sobre o curso de Biomedicina? Venha conosco que vamos mostrar um pouco mais sobre os detalhes da formação!

O que se estuda no curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina é uma graduação de nível superior, do tipo bacharelado, com duração média de 4 anos. Ele conta com disciplinas na área da saúde e com várias atividades práticas em laboratório, se dedicando a apresentar aos futuros biomédicos ensinamentos em fisiologia, bases moleculares e a função dos tecidos.

A formação conta com aulas que abordam o desenvolvimento de doenças e práticas de laboratórios para a aplicação da teoria aprendida. Além disso, o curso tem preparação para instruir os alunos à pesquisa de medicamentos e de vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Levando em conta a situação do mundo pós-pandemia, o biomédico se tornou mais importante do que nunca.

O que faz um biomédico?

Com a biomedicina você tem acesso a uma amplitude de possibilidades. O biomédico, dentre outras diversas atividades, é o profissional responsável por:

• realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem;
  • elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil;
  • realizar exames de biologia molecular;
  • pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias;
  • fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamentos;
  • executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar na identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções.
biomedicina

Quais são as áreas de atuação na Biomedicina?

Conheça alguns exemplos de locais em que um biomédico pode atuar.

Análises Clínicas

Fazer diversos exames sorológicos e processamentos de sangue é o dia a dia de quem decide trabalhar com análises clínicas. Além disso, o profissional também é responsável por interpretações de resultados e de laudos.

Banco de sangue

O profissional biomédico é muito procurado pelos bancos de sangue por conta da alta qualificação e precisão técnica. Mais do que apenas executar os processamentos e exames de transfusão de sangue, eles podem trabalhar com células-tronco, transplantes de medula, dentre outros.

Biologia Molecular

Com o foco no estudo do material genético e como os elementos interagem entre si, a área da biologia molecular tem o objetivo de encontrar e prevenir doenças hereditárias.

Citologia Oncótica

A citologia oncótica, por sua vez, aprofunda no estudo das células, em especial as características das moléculas.

Reprodução Humana

Apesar de ainda ser um tabu para algumas pessoas, houve um crescimento na busca por diferentes métodos e tratamentos para a infertilidade. Muitos profissionais biomédicos escolheram a área para se dedicar aos estudos da fertilidade.

Microbiologia dos alimentos

Os profissionais da área de microbiologia dos alimentos são responsáveis por fazerem análises e identificar microrganismos que podem contaminar e fazer mal às pessoas.

Como é o mercado de trabalho para quem faz Biomedicina?

Biomédicos têm uma gama enorme de áreas para seguir no mercado de trabalho. Além da famosa carreira acadêmica, que tem como principal foco a pesquisa, hospitais e laboratórios oferecem diversas oportunidades. Mas a área com maior demanda de funcionários é a de análise clínica e diagnóstico por imagem.

Entretanto, apesar dessas serem as principais áreas, não significa que são as únicas. Uma das áreas mais cobiçadas, por exemplo, é a análise forense, por causa dos altos salários e da emoção da profissão. Além disso, há profissionais da área que resolvem se mudar para os grandes centros por conta das vagas especializadas, que são sonhadas por muitos biomédicos.

Descubra se a Biomedicina é pra você

Agora que você já sabe como é o curso de Biomedicina, que tal fazer o nosso teste de carreiras e descobrir se essa é a profissão ideal para você?